quinta-feira, 1 de junho de 2017

PROTAGONISMO EM AÇÃO COM ALUNOS DOS 9º ANOS

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA

Título da atividade
  Campanha de Conscientização  sobre o trânsito  “ Maio Amarelo “
Disciplina
 Protagonismo
Professor Responsável
Cristina Lucas Costa
Público alvo
9º anos
Tempo de duração / datas de aplicação
06 aulas
Objetivo
Mobilizar toda a escola, envolvendo os efetivamente sobre  o tema e questões do trânsito nas mais diferentes esferas.
Participar  e envolver todos comprometidos com o bem estar social , educação e segurança
Adotar comportamento seguro e responsável
Chamar atenção da comunidade
Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas
Identificar situações problemas e  posicionar -se diante delas
Mobilizar os alunos para um trabalho coletivo de promoção da melhoria  da comunidade escolar
Fortalecer o senso  crítico com  questões coletivas.
Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)
Papelão , palito de sorvete , tinta guache , retalhos  de papel , pincel, tesoura, fita crepe,papel contacte, fita dupla face, cartolina e fita métrica 
Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
1.Mobilização dos alunos  sobre a Campanha Maio Amarelo.
2.Roda de conversa com os alunos que  trouxeram sugestões   para se trabalhar a importância  da campanha dentro da escola de uma forma contextualizada.
3.Organização  do espaço : Faixas foram colocadas nos corredores das salas de aulas, pátio e refeitório ,semáforos , placas disponibilizados  pela escola.
4.Socialização aos professores  da atividade idealizada  nas aulas de Protagonismo
5. Culminância: exposição de carrinhos   , circuitos de perguntas e resposta simulando diversas situações do trânsito , sinalização dentro das salas  , teatro e  semáforo interativo.

Critérios / Instrumentos de avaliação
Participação e desenvolvimento das atividades propostas,
Organização e atenção às orientações da professora
Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)
Depoimento :
Após a  divulgação  da Campanha Maio Amarelo ,  já foi notada uma diferença por todos, antes querendo ou não, havia um fluxo muito grande no corredor de pessoas , nas escadas  se esbarravam , hoje todos obedecem a sinalização nas escadas , tanto para subir , quanto para descer.  E nas salas de aula  as cores dos semáforos auxiliam os professores.
                                                                                   Alunos : Isabel  Cristina e Luiz Felipe 9º ano B

 




































Premissas / Princípios   / Valores do PEI evidenciado na atividade (comente)
Corresponsabilidade
Os alunos desenvolveram  relacionamentos positivos com sua dupla desempenhando  de forma significativa as funções necessárias para concretizar a atividade proposta pela  professora, efetivando o seu  processo ensino aprendizagem.

Protagonismo Juvenil
Durante a realização da atividade e principalmente na resolução do desafio proposto na atividade, os alunos buscaram estratégias , demonstraram autonomia e iniciativa  para produzir o resultado esperado.

PEQUENAS ATITUDES PARA DESENVOLVER AUTONOMIA

Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia na busca de informações é umas das habilidades que transita pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo nas disciplinas de História e Geografia do Ensino Fundamental.

Esta competência está em consonância com os objetivos gerais da disciplina de História e Geografia, explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais entre os quais está o de "dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais". A habilidade é desenvolvida em situações didáticas em que ocorram "procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos". (PCN)

Como se pode perceber, a pesquisa é um daqueles conteúdos procedimentais, uma aprendizagem do "aprender a fazer", um dos quatro pilares da Educação para o Século XXI. E para aprender a fazer nada melhor do que a prática diária, vivenciadas em situações cotidianas que vão se ampliando ao longo da vida e do processo de aprendizagem. 

No Ensino Fundamental, desenvolver essa autonomia na busca de informação dentro da sala de aula começa com o conhecer e manipular o livro didático, o caderno do aluno (fornecido pela SEE), o dicionário e outros materiais. O aluno compreende a estrutura do livro didático que utiliza? O índice é bem utilizado? Essas habilidades que estão ligadas uma pesquisa mais eficiente dentro do material, potencializam a leitura que objetiva pesquisar algo. Ao compreender a estrutura do material pesquisado, no caso o livro didático, o aluno está fazendo a predição leitora.

De acordo com Carla Viana Coscarelli, da UFMG, "Muitas operações acontecem na mente do leitor antes da leitura. Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto. O objetivo da leitura vai levar o leitor a levantar expectativas sobre o conteúdo do texto. Antecipar ou predizer o que vai ser lido costuma acontecer em muitos momentos da leitura e costuma tornar essa leitura mais eficiente." (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/antecipacao-na-leitura-predicao

Pensando nisso, as aulas História e Geografia no 6º ano começam com uma atitude que pode parecer simples, mas ajuda a construir a autonomia da pesquisa a partir do material possível e real em todas as aulas, o livro didático. Colocado o tema da aula, os alunos são desafiados a encontrar no livro um tema, um conceito, uma informação importante. 

Para deixar de ouvir aquela pergunta clássica "Está em qual página, professor?", o desafio é que os alunos se apropriem do material que está em suas mãos, façam uma leitura eficiente, investiguem a partir de suas predições leitoras. Então, a resposta para incentivar a autonomia pode ser "Como se começa a busca em um livro didático?"

Pequenas atitudes do professor podem ajudar a desenvolver autonomia.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

CURSO GESTÃO EM SALA DE AULA NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.

Uma integração entre História e Geografia

O ano de 2017 começou com uma novidade interessante: um curso de formação sobre Gestão em sala de aula. O curso está sendo oferecida pelos Parceiros da Educação, que contratou a Fundação Lemann, uma das mais prestigiadas empresas na área de cursos para professores e que está sendo realizado na EFAP – Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Estado de São Paulo. A Equipe de Coordenação Pedagógica participa do curso e depois divulga aos demais professores, as ações e as atividades.
                Foi o que aconteceu com as aulas de Geografia e História do 8° ano A: as técnicas desenvolvidas no curso foram apresentadas aos professores em reuniões da Área de Ciências Humanas e logo a seguir foram aplicadas em sala de aula. O primeiro tema estudado e depois apresentados a todos os professores foi "Alinhamento construtivo", onde as aulas são planejadas, os alunos são avaliados para se conhecer qual noção eles possuem sobre o assunto e depois os temas são desenvolvidos de forma a obter uma maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem. A aula desenvolvida foi "Meio Técnico Científico Informacional", cujo objetivo era compreender como o desenvolvimento da tecnologia mudou as relações sociais do homem com o espaço e com o mundo. Através do ensino de História, sobre a Revolução Industrial, os alunos puderam compreender o impacto que as máquinas causaram no mundo e ampliar a sua compreensão sobre o mundo atual.
                É possível realizar uma maior integração entre as Disciplinas, de forma a obter uma maior eficiência no ensino e esta é a proposta do curso de Gestão em sala de aula. Com aulas planejadas e com aprimoramento de técnicas de ensino é possível obter um maior rendimento nas atividades e no conhecimento!

Revolução Industrial: aula de História e de Geografia

Por Lucilene Fernandes

Nas aulas do 8º ano em nossa escola o tema Revolução Industrial foi tratado de forma interdisciplinar em História e Geografia, levando a uma melhora dos resultados de aprendizagem dos alunos se comparado a outros temas trabalhados de forma específica/isolada por apenas uma das duas disciplinas da área de Ciências Humanas.

A interdisciplinaridade se realiza de diversas maneiras. Geralmente imaginamos uma atividade interdisciplinar quando dois ou mais professores de disciplinas diferentes realizam uma atividade integrada, revezam-se na orientação de um determinado projeto. A interdisciplinaridade porém também pode se realizar numa postura do professor que apresenta atividades e conteúdos de sua disciplina relacionadas diretamente a um trabalho realizado em outra disciplina do currículo.

A sequência didática desenvolvida nas aulas de História partiu da aprendizagem em Geografia e envolveu leitura coletiva, gincana e análise de texto.

Atividade diagnóstica para o trabalho complementar efetivo


As aulas de História do 8º ano que trataram do tema Revolução Industrial partiram do trabalho desenvolvido nas aulas da disciplina de Geografia. E como fazer isto? A maneira encontrada foi tão simples quanto essencial escutar os alunos e fazer um diagnóstico. E a ferramenta utilizada para isso foi o mapa de ideias coletivo. 

Alunos constroem coletivamente o mapa de ideias
sobre "Revolução Industrial"

Aluna Maria Julia apresenta o mapa de ideias construído pela turma

A partir desta atividade diagnóstica, a contextualização e a reflexão sobre as consequências históricas do processo de Revolução Industrial ficaram muito mais completas e significativas para a turma de alunos. As aulas de fato partiram do conhecimento que eles já possuíam.


"Deixe claro" os objetivos


A análise de texto nas aulas de história utilizou uma técnica de leitura direcionada do próprio livro didático. Estimulando o protagonismo diante de sua aprendizagem e a corresponsabilidade pelo processo desenvolvido, a técnica utilizada foi a apresentação das habilidades previstas no Guia de Aprendizagem com questões correspondentes às mesmas. 

Assim a turma foi lendo coletivamente o texto didático não na sequência do livro, mas na sequência em que as questões eram propostas de acordo com a habilidade a ser desenvolvida. Sabendo a habilidade e a questão a ser respondida, ficam "claros" para o aluno o objetivo da aula e as questões centrais que envolvem o tema estudado.

Esta abordagem eliminou aquela velha questão típica de alunos "O que vai cair na prova, professor?". Os alunos sabem quais habilidades serão aferidas na avaliação.

*A técnica "Deixe claro" está descrita com muita propriedade na obra "Aula Nota 10", do Professsor Doug Lemov, apresentada em ATPA de Ciências Humanas na formação continuada sobre o tema "Gestão de Sala de Aula" .

Aula gamificada


Na sequência da leitura direcionada, os alunos foram desafiados numa gincana sobre o tema. 

Aluno sorteia questões na gincana.
Este tipo de atividade foi uma forma bem simples e rápida de mudar a mecânica da aula, utilizando a estrutura gamificada. Trocamos a lista de exercícios por uma competição entre dois grupos que sorteavam questões e respondiam, acumulando pontos para a equipe. A gincana também incluiu provas práticas simples que criavam momentos descontraídos na atividade, como competição de aviões de papel (reflexão sobre transporte), acertar a hora do relógio de ponteiros e acerto no alvo (reflexão sobre controle do tempo).

Prova de aviões de papel e tiro ao alvo descontraem a aula

Os resultados alcançados mostram que o trabalho complementar entre as disciplinas foi muito positivo. Além de relatos dos alunos de que o assunto foi mais fácil e a aula diversificada, a análise da avaliação final realizada mostra boa aprendizagem:
  • 75,1% de domínio médio das habilidades trabalhadas na turma
  • 71,4% dos alunos com resultados adequado ou avançado no resultado final
  • 14,2% dos alunos com resultado  básico  no resultado final
  • 14,2% dos alunos com resultado abaixo do básico
Com os alunos abaixo do básico, atividades de análise de texto (música, relatos, texto didático) estão sendo retomadas.

BINGO DA TABUADA

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre
                                                                              

Título da atividade
Bingo da tabuada
Disciplina
Matemática
Professora
Marciana  Flausino de Alcantara
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
7º Ano A, B e C
Tempo de duração
02 aulas
Objetivo
· Aprender e exercitar a tabuada de forma divertida.
Habilidades
· Coordenação, concentração e raciocínio matemático;
· Resolver problemas do cotidiano através da tabuada usando os conhecimentos adquiridos.
Material utilizado
Cartela de bingo, feijão, fichas para sorteio, lousa, giz e premiação (balas e doces).
Desenvolvimento
*Organização da turma em duplas;
*Distribuição de uma cartela de bingo própria para tabuada, para cada dupla;
*Explicação e definição de: horizontal, vertical e diagonal;
*Utilizando o sorteio de duas pedras de tabuada, o aluno deve calcular o resultado da multiplicação.  Cada pote contém pedras numeradas de 1 a 9.
*Uma rodada de cada posição;
*Premiação para cartela cheia;
*Todos os participantes foram premiados.
Resultados alcançados
 Ao final do jogo constata-se que os alunos ficaram mais participativos e cada vez querem aprender mais. Com certeza a proposta contribuiu para a aprendizagem de forma lúdica e diferenciada. “O aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer.” (PCN, p.48).
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Domínio do conhecimento e contextualização
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos



terça-feira, 30 de maio de 2017

Maio Amarelo

No último dia 24 de maio, aconteceu em nossa escola, o evento Maio Amarelo.
O incentivo para o desenvolvimento dessa ação, partiu de nosso parceiro "Expresso Maringá", que trabalha há muitos anos com a prevenção de acidentes no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Além dos vários eventos destinados nessa ação, contamos também com uma palestra proporcionada pela Maringá, que proporcionou momentos de reflexão e descontração.

Por isso, decidimos nesse ano implementar o movimento em nossa escola, sobretudo na Disciplina da parte diversificada Protagonismo Juvenil.




As professoras : Cristina Lucas Costa, Rosângela Nazário D'alessio, Renata Ribeiro de Garcia Siqueira e Maria Cristina de Souza Freitas escreveram um resumo do trabalho realizado.
"No mês de maio desenvolvemos atividades relacionadas a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O objetivo desta atividade foi de colocar em pauta o tema trânsito e estimular a participação das empresas, governos e entidades. Este tema foi contextualizado dentro da disciplina Protagonismo Juvenil. Para a sensibilização, os 6º anos assistiram vídeos chocantes com enfoque em colisões cometidas devido a imprudência. Estes vídeos geraram desenhos com a finalidade de propagar a conscientização entre os familiares. Para a culminância, os sétimos anos produziram cartazes com imagens mostrando que o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza para a prevenção de acidentes de trânsito. Os 8º anos foram além dos limites do muro da escola e realizaram uma intervenção na Praça Afonso Pena e esta ação foi muito importante e assertiva, pois conseguimos trazer para dentro da nossa escola agentes municipais de trânsito que ficaram sensibilizados com o nosso movimento e também participaram das ações da culminância nos relatando alguns fatos de alguns acidentes de trânsito ocorridos em nossa comunidade. Os 9º anos otimizaram a construção de uma sinalização de trânsito por toda a escola. Preparam um peça teatral e uma exposição de carrinhos para a culminância. Todo esse aprendizado foi contextualizado com a construção de um semáforo que será inserido na prática pedagógica diária para o convívio social determinando a conduta do aluno afim de facilitar o desenvolvimento da prática em sala de aula."
Professoras de Protagonismo Juvenil



A equipe gestora, professores , alunos e a Diretoria da Parceira Expresso Maringá, juntamente com nosso facilitador Aloísio Claudino, uniram-se em torno do evento para que nossos jovens alunos se tornem cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito.


Simone de Paula


quarta-feira, 24 de maio de 2017

Projeto de vida: inspirando mulheres!

por Lucilene Fernandes

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, aconteceu na escola uma palestra com duas jovens alunas do ITA - Instituto Tecnológico Aeroespacial - sobre "Mulheres nas áreas de STEM²D". A palestra para os alunos do 7º e 8º ano teve por objetivo incentivar a participação das mulheres na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design.

Esta atividade fez parte do trabalho da disciplina de Projeto de Vida. Na disciplina, buscamos apresentar oportunidades para que os alunos realizem seu potencial e concretizem seu sonhos da melhor forma possível. O objetivo é incentivar a continuidade dos estudos, de forma a preparar o jovem para os desafios da vida e do mercado de trabalho.

As jovens Taís e Alícia, alunas do ITA, terceiro e primeiro ano respectivamente, estiveram na escola conversando com meninos e meninas sobre os desafios das mulheres diante do mercado de trabalho na área das ciências exatas. 
A situação do Brasil em relação a outros países na formação de engenheiros, a participação da mulher nos cursos do ITA e exemplos de mulheres que fizeram trabalhos reconhecidos pela comunidade científica na história da ciência foram alguns dos temas abordados.

"(...) houve uma palestra de duas alunas do ITA e falou da importância da mulher nessas áreas de trabalho, mostrando a diferença de ter homens e mulheres trabalhando juntos. Ao ver essa palestra me senti mais interessada nessa área de trabalho, aprendi o quanto podemos fazer a diferença e que poucas pessoas sabem disso.(...)" Ana Flávia, 8º ano

"Eu acho super importante que as pessoas incentivem as mulheres a seguir carreira na área de engenharia, pesquisas mostram que há participação e interesse das mulheres nessa área. (...) Acho que as mulheres muitas vezes sofrem pressão com a palavra 'Só os homens podem fazer isso ou aquilo'. Não existe isso, as mulheres podem fazer tudo o que tem direito e vontade (...) Karine, 8º ano

"Acho que as mulheres devem seguir a carreira que quiserem independente de quantos homens e mulheres querem essa carreira." Julio, 8º ano

O projeto STEM²D acontece em vários países. No Brasil, é uma iniciativa do ITA com apoio da Johnson. 

Agradecemos às jovens universitárias, bem como seus orientadores, pelo excelente exemplo para nossos alunos. 

MATIFIC 2017

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT - CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Atividade relevante observada no 1º bimestre


Título da atividade
Atividades do MATIFIC
Disciplina
Matemática
Professora
Mayara Selma Purcino Macedo
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
6º Ano A, B e C
Tempo de duração
02 aulas por semana – todas as quintas-feiras
Justificativa
O MATIFIC é uma plataforma digital de aprendizagem para ajudar as crianças a aprender matemática, através de episódios, grupo de tarefas orientadas por jogos e projetadas para transmitir um conceito, habilidade ou percepção matemática. O MATIFIC pode ser utilizado na escola ou em casa, com o exclusivo objetivo de complementar e reforçar as lições de matemática que as crianças aprendem na escola. Foi eleita a 7ª melhor plataforma educacional do mundo.
Resultados alcançados
*Participação de forma efetiva dos alunos;
*Protagonismo e criação;
*Incentivação a iniciativa e trabalho em duplas.
O que é o Sistema Matific?
O Sistema Matific é uma premiada plataforma interativa com mais de 1.600 minijogos e atividades práticas que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático, desde a Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental.
Aprendizagem personalizada
Individualizar a aprendizagem é um dos maiores desafios dos professores. Na Matific, os professores podem atribuir diferentes tarefas a diferentes alunos. Ao diferenciar a aprendizagem, os alunos ganham autonomia e mostram-se mais interessados, pois os jogos apresentam um nível mais adequado de desafio.
O professor escolhe as atividades para a classe toda ou para cada um. O aluno realiza as tarefas atribuídas a ele, de acordo com seus conhecimentos e habilidades, seguindo seu próprio ritmo.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado nas atividades
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Excelência em gestão;
*Replicabilidade;
*Pedagogia da presença;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos














Aprender a Cuidar: Amigos da Sala de Leitura


Pensando no Protagonismo juvenil e no afeto que muitos dos nossos alunos nutrem pelos livros, nasceu o projeto “Amigos da Sala de Leitura”. O grupo de voluntários – do 6º ao 9º ano – se reúne semanalmente em companhia do prof. Élcio Roefero Baz Reyes para buscar melhorar ainda mais o espaço da sala de leitura e a organização do acervo, bem como pensar ações que fortaleçam o vínculo livro-aluno e o fomento da leitura como forma de prazer e busca do conhecimento.
A ideia deu certo! Toda quarta-feira, na hora do almoço, a sala se transforma! Os jovens se dividem em tarefas como confecção de mural, organização da gibiteca, recolocação de livros nas estantes, seleção de títulos por gêneros, discussão de ações futuras... isso com muita alegria, entusiasmo e paixão pela leitura!!!