sábado, 24 de outubro de 2015

Cantando na aula de História

Por Lucilene Fernandes

 


Buscamos sempre novos estímulos para mobilizar as habilidades dos alunos...
Desta vez é a música!

"A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com as habilidades linguísticas e lógico/matemática, ao desenvolver procedimentos que ajudam o professor a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo, contribuindo para o envolvimento social e despertando noções de respeito e consideração pelo outro, abrindo espaço para um melhor rendimento do ensinar/aprender.
A linguagem musical tem sido destacada como importante área de interesse e de gosto de todo ser humano. Sendo assim, considerada como um recurso interessante, importante e vasto para a elaboração de atividades na sala de aula. Tendo com certeza, um aprendizado de qualidade e satisfação tanto para o aluno como para o professor. A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes, sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino/aprendizagem."
 (Solange Gomes da Fonseca)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A escola vai a campo...

Por Lucilene Fernandes

Hoje a aula foi uma viagem!
Literalmente.


 

Todos os alunos das turmas dos 6º e 7º anos puderam visitar:

Museu de História Natural de Campinas

 Aquário Municipal de Campinas

 Zoológico Municipal de Campina
s




A atividade foi multidisplinar e envolveu as aulas de História, Geografia e Ciências.

No Museu de História Natural, os alunos puderam observar espécies da fauna e flora de diversos biomas brasileiros: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Caatinga, Pantanal entre outros. Também viram espécies empalhadas de animais em extinção e alguns fósseis.






No Aquário, os alunos estiveram muito perto de espécies de água doce e água salgada da fauna aquática brasileira.




Nos Terrários, as cobras e aranhas assustaram alguns alunos!

 
Visitaram os diferentes espaços dos animais de fauna brasileira e mundial: leão, onça, jaguatirica, araras, siriema, pavão, jabuti, jacaré, macacos, irara, hipopótamo, lontra, ema e outros. E ainda, caminhando pelo Bosque dos Jequitibás, tivemos a companhia de capivara, esquilos soltos na área e ainda tucanos que nos sobrevoavam!




Houve momentos em que a caminhada era por trilhas...

  

O lugar é muito rico de estímulos e informações para os estudantes! E também tem espaços agradáveis para convivência do grupo...




Fica aqui o nosso reconhecimento e nosso agradecimento à Parceiros da Educação que, com apoio constante, possibilitou que nossos alunos de escola pública pudessem viver essa magnífica experiência! E a pessoas como o "Seu Pereira", que já é conhecido de todos os nossos alunos, foi ouvindo vários coros com seu nome e nos acompanhou o dia todo, na direção do ônibus e na caminhada pelo Bosque dos Jequitibás!


Parabéns aos alunos pela postura adequada e interesse!
No sorriso dos alunos, a realização de toda a Equipe Escolar!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mais Educação - Minecraft uma ferramenta educacional

Uma forma de entretenimento que está sendo utilizado no Programa Mais Educação , nas aulas de Orientação de Estudo , como mais  uma  ferramenta de aprendizado.  O Minecraft , trata -se um jogo do gênero "sandbox", quer dizer, de cenário aberto, que tem como princípio uma dose de interatividade. "É um jogo inspirado no Lego. Os personagens e cenários digitais do Minecraft são construídos por peças em formato de cubo, o que lhes conferem um aspecto 3D. E cada avatar constrói suas narrativas dentre as histórias possíveis" .
O Minecraf   pode ajudar no ensino de história e matemática, entre outras disciplinas.  É mais ou menos assim que se pode definir o Minecraft ,  (  game adquirido pela Microsoft em 2014 ). O jogo permite criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real. A diversão de muitas crianças e jovens já chegou a diversas escolas e está sendo usada para trabalhar conteúdos de ensino em cerca de 40 países como Finlândia , EUA entre outros.
O  jogo, que não é violento nem estimula a competição exagerada", o Minecraft colabora para o desenvolvimento cognitivo. E  podem ser trabalhados temas ligados à geografia, (porque a ferramenta explora certa noção espacial), à matemática (por trabalhar raciocínio lógico abstrato) e também questões ligadas às habilidades manuais (constrói-se o tempo todo).

Quem entende de tecnologia e educação garante que a ideia de usar o Minecraft para ensinar a criançada funciona e dá bons resultados. Desde, é claro, que se definam seus objetivos de ensino e planejem bem como empregar o jogo de forma articulada com o conteúdo do currículo escolar.
















sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os incríveis anos 60





O projeto "Os incríveis anos 60", faz parte de uma sugestão do livro didático da 8 série que veio de encontro com o conteúdo trabalhado na disciplina de história . A disciplina de inglês trabalhou a música americana dessa época e Orientação de estudo entrou com pesquisas e elaboração dos seminários.
Tudo isso culminou nesse projeto maravilhoso!