CONVIVA

18 DE MAIO 

"DIA DE COMBATE AO ABUSO E

EXPLORAÇÃO SEXUAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"

2022

 

                Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

 

    No dia 18 de Maio celebramos o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Este dia foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta. Esta celebração visa estimular a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

    Os estudantes da nossa Unidade Escolar realizaram um trabalho em prol da conscientização com as Professoras Sidéria Irmão da Silva e Maria Cristina de Souza Freitas. As atividades foram iniciadas com uma roda de conversa sobre o tema e nas aulas seguintes os alunos realizaram um quiz e uma aula invertida. Na sequência os estudantes entraram em contato, por meio de vídeo, com a história da garota que foi emblema para que esta data surgisse. Motivados por este vídeo os estudantes do Grêmio “Voz Estudantil” foram criaram um curta metragem onde abordam a conscientização, o modo de se realizar uma denúncia e os direitos das crianças e adolescentes.

    Na Disciplina Eletiva “Sempre Alerta” os estudantes criaram lembretes para mobilizarmos a Comunidade Escolar e os colaram em lugares estratégicos no interior da Escola.

    E como Culminância das atividades desenvolvidas, no dia 18 de Maio foi criado um painel com os dizeres: “Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes!” e todos os estudantes envolvidos na ação postaram em vossos status do WhatsApp e stories do Instagram o símbolo que representa a importância da data. E ainda, também neste dia, a Comunidade Escolar colou em cada camiseta de uniforme este símbolo.




PROGRAMA

DIGNIDADE ÍNTIMA

2021

Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira


 No dia 27 de Outubro recebemos em nossa Escola, a Profª Drª Ivany Batista, Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIVAP e suas alunas para proferir uma Palestra aos alunos dos 8º e 9º anos.

As palestras foram divididas em dois segmentos:  primeiramente conversou-se com as meninas sobre a intimidade feminina, higiene, doenças sexualmente transmissíveis e as formas de prevenção.

 Na sequência, foi abordado com os meninos a intimidade masculina ressaltando o cuidado com o próprio corpo, as doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las.

Após ambas as palestras, se oportunizou espaço para esclarecimento de dúvidas.

Esta foi uma que ação que colaborou o Programa Dignidade Íntima onde diversas alunas, atendidas por programas sociais, receberam um kit para higiene íntima menstrual.  









SETEMBRO AMARELO

2021

Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

Professora: Rogéria Cristina Machado

Disciplina: Protagonismo Juvenil

 6º e 7º Anos

Objetivos da aula:

ü Desenvolver atividades de acolhimento, de sensibilização, de autoconhecimento e de percepção e respeito ao outro.

ü Estimular o diálogo e a continuidade de ações sobre a da valorização da vida e a prevenção ao suicídio com um olhar mais humano e ameno.

Competência Socioemocional: Empatia

A aula foi iniciada com uma roda de conversa em torno das seguintes perguntas disparadoras:

• Como se pode saber que alguém está alegre?

• Nota-se alegria no rosto? Você faz alguma coisa com o resto do corpo: com os braços,

com as mãos, com as pernas, com o tronco?

• Quais gestos uma pessoa costuma fazer quando está alegre?

• Por que às vezes estão alegres?

• Recordam-se da última vez em que se sentiram alegres?

• O que os fez sentir-se alegres?

• Quais situações os deixam de bom humor e os fazem ficar mais alegres?

Após a roda de conversa assistimos a um vídeo que nos mostra a importância de se cultivar bons pensamentos para a valorização da vida.

E para o encerramento desta aula, novamente discorremos sobre empatia e escuta ativa.

Na aula da semana seguinte, retomamos a roda de conversa e os alunos relataram conhecer pessoas que passam por depressão, síndrome do pânico etc. e que estas pertencem às suas famílias e/ou círculo de amigos próximos. Foi um momento muito importante da aula e pôde-se perceber a empatia de cada estudante, dispensada em cada palavra de ajuda e incentivo para o ente próximo em questão. Ao abordar a valorização da vida, podemos perceber o quanto eles se preocupam com as pessoas que se encontram próximos e até mesmo, a quem eles não conhecem.

A partir dessa aula, confeccionou-se cartões em forma de coração com frases motivacionais e construiu-se um mural: “Árvore do Setembro Amarelo” - onde cada aluno participou inserindo frases motivacionais nestes corações para acalentar a quem precisa.  


Professora: Elaine Cristina Flores

Disciplina: Protagonismo Juvenil

 8º e 9º Anos

Objetivos da aula:

ü Conscientizar sobre a importância da valorização da vida, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

ü Explorar a valorização a vida por meio de diálogos e discussões que abordem o problema.

Competência Socioemocional: Empatia

Para introduzirmos o tema realizamos roda de conversa em torno das seguintes perguntas disparadoras:

• Por que “Setembro Amarelo”?

• “Como valorizar a vida?”

O que sua família representa?

         Após a roda de conversa, assistimos a um vídeo que nos mostra a importância da escuta na valorização da vida.


         Nos 8º anos realizamos atividades práticas com a produção de catões com mensagens de carinho e motivação aos familiares. A sugestão foi:

Que tal levar uma mensagem de carinho a alguém?

Você também pode receber… pois você é muito importante!!!

         Para os 9º anos, as atividades práticas foram direcionadas a confecção de cartões e cartazes transmitindo mensagens a comunidade de motivação e valorização da vida.

 

         Para a finalização do tema propusemos aos alunos o desenvolvimento das seguintes ações:

Ação do bem 1: Falar com alguém com quem você nunca falou na escola ou que está sumido dos encontros on-line.

ü Trocar uma palavra com uma pessoa nova ou que está sumida dos encontros on-line faz com que a gente se sinta mais próximo. E pode ser o começo de uma nova amizade).

Ação do bem 2: Oferecer ajuda, cria oportunidades para mostrarmos nosso valor.

ü Oferecer uma simples ajuda faz com que o outro saiba que não está sozinho, se sinta melhor e te dá a oportunidade de mostrar seu valor.

Ação do bem 3: Reconhecer que a gente precisa de ajuda é uma demonstração de força, não de fraqueza.

ü Pedir ajuda dá uma oportunidade ao outro de mostrar que ele é necessário e a você de não se sentir sozinho.

Ação do bem 4: Ser capaz de apreciar o bom da vida.

ü A felicidade também é construída com o desenvolvimento da capacidade de contentamento e de ter uma visão positiva do sentido de vida.








AGOSTO LILÁS

2021

Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

 

HABILIDADE:

Pesquisar, registrar e disseminar informações sobre um tema; organizar ideias e planejar ações concretas (Competências Socioemocionais).

OBJETIVOS:

Promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher;

Divulgar a Lei Maria da Penha;

Sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca da violência contra a mulher.

Estimular o diálogo e a continuidade de ações sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

AÇÃO:

As professoras Sidéria Irmão da Silva (Ciências), Ane Kelly Azevedo de Oliveira (Língua Portuguesa) e Selma Regina Cordeiro Saab (Sala de Leitura) iniciaram a ação com uma Roda de Conversa abordando a relevância de se combater e inibir casos de  violência doméstica. Em seguida os estudantes tiveram a oportunidade  de sugerir ações para o desenvolvimento da Campanha na Escola. Foi montado um painel tendo como corresponsáveis os estudantes do Grêmio Estudantil. No decorrer do mês de Agosto, os estudantes e professores realizaram a divulgação da Campanha nos status de suas redes sociais. Os tipos de violência contra a mulher e a Lei "Maria da Penha" foram trabalhados nas aulas de Ciências e Língua Portuguesa, sempre com o apoio da Professora da Sala de Leitura. Para finalizar, os estudantes receberam a formação específica com representantes da comissão "OAB vai a Escola"; o Sr. Ezildo Santos Bispo, Presidente desta comissão; a Sra Ana Cláudia Gadiolli e o Sr. Jhonatthan Lucas Nunes de Souza; sobre a Lei "Maria da Penha" e como Culminância das atividades desenvolvidas os estudantes produziram vídeos com ações educativas estimulando o combate à violência  doméstica contra a mulher. 

ttps://drive.google.com/file/d/1Tr_g1z9r6QrnSDI_Og1L47p23Kg1ONKO/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/12V0nwqEsZedhdiqWbKA6wLI7ch5kLM89/view?usp=sharing







CAMPANHA DO AGASALHO

2021

Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

 

Em 28/06/2021 a Equipe Escolar da E.E.  Olímpio Catão juntamente com o Grêmio Estudantil, Alunos Acolhedores e Pais da APM, juntaram-se para uma Ação Solidária em prol dos alunos e seus familiares.

Esta 2ª Campanha do Agasalho visa fortalecer o protagonismo dos alunos por meio do exercício das Competências Socioemocionais: Iniciativa Social, Empatia, Respeito e Organização.

Nesta conjuntura em que estamos vivendo, muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade e esta Campanha vem atender aqueles que necessitam. “Este é um momento que precisamos nos unir, pensar no todo e ajudar a quem precisa”. E sempre respeitando os protocolos sanitários.