quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Alunos dos 9º anos conhecendo o Campus da UNIVAP - Educação Física

No último dia 17/10/2017 alunos dos 9º anos da E.E.E.I. Olímpio Catão, conheceram a Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP o Campus da Educação Física , onde foram recepcionado pelos estagiários do PIBID, que atuam em nossa escola e o Professor / Coordenador e técnico da Fadenp Elessandro Dedé Lima . Com o objetivo de incentivar seus Projeto de Vida esta parceria veio contribuir para fortalecer o desejo de
alcançar sua vida acadêmica. A apropriação dos conceitos, que articulados com à prática subsidiaram a construção do processo de ensino aprendizagem como descrito pela aluna Tainá Gabrielle Rodrigues "Fomos recebidos pelos estagiários que trabalham conosco na escola. Eles nos levaram para conhecer a Vila Olímpica onde os alunos treinam atletismo ,
a piscina com as medidas oficiais, as quadras e em seguida fomos conhecer a área interna da faculdade: Sala de arte marciais, sala de ginástica e auditório onde assistimos um vídeo institucional com resumo de todos os curso ofertado pela faculdade. Ao terminarmos a visita ganhamos um mimo dos estagiários ."














segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Valores para uma Vida Cidadã


Por Mayara Macedo




Os alunos dos 7os alunos, acompanhados pela profa. Mayara Macedo e pela vice-diretora profa. Luciene Lavezzo, protagonizaram a cidadania por meio de um estudo do meio, cujo foco foi o entorno da escola. “Conhecendo o território da minha escola” teve por objetivo investigar os serviços prestados na zona central, exercitando as habilidades “construção de mapas que representem o entorno da escola; identificar as atividades que a comunidade oferece as pessoas ou aos seus membros.”






Para que os alunos conheçam os serviços existentes na comunidade, o primeiro passo foi um levantamento do locus central, a partir da construção do mapa dos arredores da escola, organizado em 3 categorias:

- Serviços Públicos;
- Serviços Privados;
- ONGs.

Nas proximidades da nossa escola descobrimos a ONG A.A.D.A – Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo - organização não governamental sem fins lucrativos, cujo o objetivo é atender a crianças e adolescentes até 18 anos, prestando auxílio especializado para a melhoria da qualidade de vida dos deficientes auditivos.

Segue, agora, relatos dos alunos sobre a nossa visita:






Por meio dessa situação de aprendizagem, os alunos descobriram e investigaram o território de sua comunidade, o que existe nos arredores, as atividades sociais e culturais realizadas, os serviços prestados. Puderam, com alegria, entusiasmo e curiosidade, exercitar a cidadania e dialogar realidade social e cena escolar. 





E o estudo continua....

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Conhecendo o 
Bruxo de Cosme Velho


Por Élcio Roefero Baz Reyes







Enigma, excitação, mistério, tensão, paixão, arrebatamento... essas foram as palavras/impressões que os alunos dos 8os anos experienciaram no mergulho literário da última quinta-feira, 19 de setembro.  O foco? Conhecer o pai do Realismo brasileiro, Machado de Assis, por meio dos seus contos. Assim, por veredas que contornaram gênero literário, ampliação do repertório lexical, apreensão da estética realista e triangulação com outras artes, a dupla Profa. Patrícia Vanessa Dumas (Português) e Prof. Élcio Roefero Baz Reyes (Sala de Leitura) orquestraram esse momento de aprendizagem na Sala de Leitura.







                 Narrativas exemplares como “A cartomante”, “Missa do galo”, “O espelho”, “Uns braços”, “A igreja do diabo” e “Conto de escola” foram descortinadas pelos olhos ávidos e curiosos dos meninos e meninas que integraram a atividade. A leitura fluiu solta, leve, prazerosa, permeada por pausas para consulta de vocabulário e troca de impressões. 

                Ler, conhecer outros mundos, vivenciar outros períodos históricos, “viajar” nas páginas de uma narrativa envolvente – e torcer pela personagem, chorar com ela, rir com as peripécias do narrador – é um dos maiores prazeres da aprendizagem literária. Fazer da experiência leitora uma experiência real para a vida e retirar do livro uma bagagem que não se mensura (mas se dimensiona como positiva) é fundamental na nossa construção enquanto sujeitos sociais, críticos e aprendizes. Como escreveu Fernando Pessoa, “a literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta”.
Vamos ler? A Sala de Leitura está de portas abertas!!!




segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Eletiva START'UPS



Formar competências necessárias para serem cidadãos conscientes,autônomos e bem sucedidos é oferecida nas aulas da Eletiva START'UPs, através de metodologias criativas e interdisciplinares.

    

Nas aulas que já ocorrem neste semestre os alunos aprendem dinâmicas de negociação, de vendas de divulgação, da mesma maneira que uma empresa iniciante faz quando monta seu plano de negócios.
Estimula as ideias criativas,a persistência e auto confiança.
Vídeos , filmes, leituras e oficinas ajuda os alunos a semear sonhos e quem sabe tornar um grande empreendedor.



















"Todo produto tem que ter três partes: um o que, um como, e um porque"
( Gabriela Rojas, manager do Nubank)

Professoras : Patrícia Vanessa Dumas & Silvia Helena Zonzini