terça-feira, 16 de abril de 2019

O MIND LAB NA E.E.E.I. OLÍMPIO CATÃO




ABRINDO NOVOS CAMINHOS



Para um mundo em constantes transformações cada vez mais veloz, um jovem que seja capaz  de  Ser , de Conviver, de Aprender e de Fazer estará sempre pronto para se adaptar às exigências do mundo.  São essas quatro  competências  que vão ajudar e promover o desenvolvimento humano formando jovens conscientes, profissionais realizados e preparados para construir um mundo melhor . Baseado em teorias e estudos impactantes e metodologias inovadoras como Mediação da Aprendizagem (REUVEN FEUERSTEIN)  e em uma proposta prática (  jogos  de raciocínio , metodologias metacognitivas e professor mediador)   a E.E.E.I.Olímpio Catão adotou o MIND LAB para tornar a aprendizagem mais significativa dos nossos alunos e ajudá - los   a transcender aplicando o que aprenderam no cotidiano.

Habilidades Envolvidas :  
Cognitivas,
Emocionais,
Sociais e Éticas.

Objetivos:
 Promover experiências favoráveis à inserção no mundo regrado e sua compreensão , tanto nos jogos como na vida.
 Desenvolver estratégias de ação reguladas pelas regras do jogo e pelas ações do outro.
Aprender a lidar com atitudes e sentimentos ligados aos jogos
Favorecer a consolidação das operações concretas de pensamento ( PIAGET)
Estimular o estilo interrogativo tomada de decisões o espírito de equipe
Desenvolver habilidades de análise comparação planejamento e execução.


terça-feira, 9 de abril de 2019

Escrevendo na aula de História...

Por Lucilene Fernandes

Nas aulas de História desenvolvemos nossa percepção do mundo que nos rodeia. Fazemos isso estudando o passado mas também analisando o presente. Chamamos isso de contextualização do tema estudado, de relação passado-presente ou pelo nome da atividade permanente das aulas de História em 2019:

NOSSA ESCOLA, NOSSO MUNDO

Seguindo as orientações da Professora Coordenadora de Ciências Humanas, realizamos algumas atividades focando na escrita em sala de aula.

E nestes momentos alguns alunos se destacam e merecem ser ouvidos naquilo que têm a dizer!

Com a palavra, aluna Thainá, do 7º ano A...




Posicionamento crítico

Por Lucilene Fernandes

Nesta semana, os alunos realizaram uma atividade que exige análise crítica. Trata-se de uma atividade que realizamos todas os anos com as turmas do 9º ano:


A atividade consiste no exercício do Juri Simulado. Dois alunos assumem a posição de advogado de defesa e promotor e fazem, respectivamente, a defesa e a condenação ao governo do ex-presidente Getúlio Vargas.

Na turma do 9º ano A, os alunos Luiz Eduardo e Raquel fizeram a argumentação. Na turma do 9º ano B, foram as alunas Ana Gabriele e Raíssa. Fica aqui um agradecimento pelo empenho de todos.

Os demais alunos formam o júri que avalia o governo de Vargas através da argumentação dos colegas. Antes do julgamento, o tema já foi estudado em classe. Ao final, os alunos declaram seu voto e escrevem a argumentação que fundamenta seu voto.