quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PROJETO - "DAY QUADRA"

 Projeto: “Day Quadra – Uma Celebração ao Esforço no SARESP”

Apresentação

O projeto “Day Quadra” tem como objetivo premiar o empenho e a dedicação dos alunos do 6º e 7º anos, incentivando a participação ativa nas avaliações do SARESP e destacando o trabalho coletivo realizado. A ação visa proporcionar um dia de integração, diversão e reconhecimento aos estudantes, fortalecendo a importância da união e do esforço para alcançar metas escolares.

Justificativa

Após grande mobilização dos alunos do 7º ano A, que demonstraram engajamento com grupos de estudo, atividades colaborativas e apoio mútuo, este projeto vem como forma de celebrar o envolvimento e incentivar os demais estudantes. Além disso, a proposta conta com o apoio da Secretaria de Esportes de São José dos Campos e parcerias locais, permitindo a oferta de atividades recreativas e alimentação especial para o dia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover um evento integrativo para reconhecer e premiar o esforço dos alunos participantes do SARESP.

Objetivos Específicos:

Motivar os alunos a continuarem se esforçando em atividades escolares.

Fortalecer o espírito de equipe entre os estudantes.

Integrar os professores, tutores e comunidade escolar no apoio às turmas.

Oferecer momentos de lazer e descontração, reforçando a importância do equilíbrio entre estudo e diversão.

Público-Alvo

Alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da escola.

Data e Local

Data: 02 de dezembro.

Local: Quadra esportiva da escola.

Cronograma

Manhã (7º anos):

8h - 9h: Abertura e dinâmica de boas-vindas com monitores.

9h - 11h: Circuito de brincadeiras e esportes (com brinquedos recreativos).

11h - 12h: Encerramento com lanche (cachorro-quente, pipoca, salada de frutas).

Tarde (6º anos):

13h - 14h: Abertura e dinâmica de boas-vindas com monitores.

14h - 16h: Circuito de brincadeiras e esportes (com brinquedos recreativos).

16h - 17h: Encerramento com lanche (cachorro-quente, pipoca, salada de frutas).

Atividades

Brinquedos recreativos: Infláveis e jogos organizados pela Secretaria de Esportes.

Jogos cooperativos: Propostos por recreadores e monitores.

Lanche especial: Com apoio de parceiros e voluntários.

Recursos Necessários

Parceiros e Apoios:

Secretaria de Esportes de São José dos Campos (recreadores e monitores).

Coordenadora Geral da Escola e equipe de professores/tutores.

Materiais e Infraestrutura:

Brinquedos infláveis.

Equipamentos esportivos.

Mesas e utensílios para distribuição do lanche.

Alimentos:

Cachorro-quente.

Pipoca.

Salada de frutas.

Resultados Esperados

Reforço da importância da participação nas atividades escolares.

Aumento do engajamento e da motivação dos alunos para futuras avaliações.

Proporcionar um momento de celebração e integração comunitária.

Avaliação

Será aplicado um feedback ao final do evento para entender a percepção dos alunos e professores, permitindo ajustes para futuras edições.

Responsável pela Organização:

Representante de Turma dos 7º anos.

Apoio Geral:

Coordenação Escolar e Secretaria de Esportes de São José dos Campos.

Parceiros:

Colaboradores locais e comunidade escolar.

Esse projeto celebra não apenas o desempenho dos alunos no SARESP, mas também os valores de dedicação e trabalho em equipe.









terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Boas práticas de Matemática e Sala de leitura - 8º anos



Boas práticas de Matemática e Sala de leitura - Sequência numérica recursiva 

Professoras: Thaís e Selma

Turmas: 8º ano A/B

Habilidades: (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

Objetivo: Resolver situações-problemas de raciocínio lógico e sequência recursiva; estimular a autonomia na resolução de exercícios e argumentação referente aos métodos utilizados, promover um momento de interação e degustação de alimentos.

Atividade: Resolução de situações-problema e apresentação de métodos utilizados para alcançar o resultado e World café.

Metodologia: Atividade entre pares, roda de conversa e world café.



quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Mesa Redonda: A Consciencia Negra no Ambiente Social e Acadêmico

 Disciplina: Praticas Experimentais em Ciências e Equipe de CNM.

Professores: Thomé, Sidéria, Mayara, Thais e Marta. 




Turmas: 8ºA/B e 9°A/B

Habilidades

(EF09CI18): Investigar as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

Objetivo: Realizar Ação do ERER, promovendo um evento Acadêmico no formato de uma Mesa Redonda com o título: "A consciencia Negra no Ambiente Social e Acadêmico"

Metodologia: participantes da mesa Redonda: Palestrante Convidada; Dra. Sônia Guimarães (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA), Moderadora: Professora Mariza Calixto ( Gestora da E.E. Olímpio Catão), Alunos Mediadores; Rafaela e Luna, Professor Orientador; Marcos Thomé ( SED- SP), parte técnica; equipe de CNM.

Atividade: Foi realizado apresentação do tema e da palestrante convidada, tendo uma sequência de perguntas elaboradas e realizadas pelos próprios alunos. A palestrante recebeu certificado do evento junto a um arranjo de flores, além de quatro pinturas personalizadas por alguns estudantes.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Boas Práticas de E.M.A. - Intervenção Artística 9º anos



Boas Práticas de Arte - Intervenção Artística 
Recorte e colagem de imagens com intervenções dos estudantes. 
Professora: Camila 
Turma: 9º anos 
Habilidades: (EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. 
Objetivo: Estimular a criatividade dos estudantes e experimentar técnicas artísticas através do recorte e da colagem. 
Atividade: Recortar e colar imagens na qual os estudantes realizem intervenções artísticas nas imagens. Metodologia: Mão na massa - Técnica Lemov.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Boas práticas de Matemática - 6° e 7° anos

 


Boas práticas de Matemática - Erer

Professoras: Thaís e Mayara.

Turmas: 6° e 7° anos A/B

Habilidade: (EF03MA19)Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivo: Promover a participação dos alunos na exposição da semana Erer, bem como o conhecimento da cultura africana e jogos de tabuleiro.

Atividade: Criação de jogos de tabuleiro africanos.

Metodologia: Aprendizagem entre pares.



Boas práticas de Matemática - 7° e 9° anos



Boas práticas de Matemática - Jogos Mind Lab

Professora: Thaís 

Turmas: 7º e 9º anos A/B

Habilidade: (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

Objetivo: Desenvolvimento de senso crítico, criatividade, raciocínio lógico e competitividade. 

Atividade: Jogo Mind Lab bloqueio.

Metodologia: Gamificação e aprendizagem entre pares. 



quinta-feira, 21 de novembro de 2024

MAPA FOCO DA PROVA OURO - HISTÓRIA

 Disciplina: História

Professor: Erivelto Braga Soares

Turmas: 8º ano A e B.

Habilidade: Identificar as especificidades do processo de independência em diferentes países latino-americanos em relação às formas de governo neles adotadas.

Objetivo: Consolidar o aprendizado e corrigir eventuais dúvidas.

Metodologia: Utilização de exposição do conteúdo e exercícios objetivos direcionados ao tema.

Atividade: Correção e Debate (Feedback Colaborativo) 











Conhecendo alguns dos principais povos indígenas do Brasil

Disciplina: História

Professor: Erivelto Braga Soares

Turmas: 8º ano A e B.

Habilidade: (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

Objetivo: Compreender a cultura indígena como forma de resistência e preservação de sua ancestralidade.

Metodologia: Aprendizagem em grupo

Atividade: Explorar a importância de pesquisar e compreender o legado cultural dos povos indígenas do estado de São Paulo. Nossa meta é reconhecer e valorizar a história e a cultura desses povos como elementos fundamentais de resistência e preservação da ancestralidade.




segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Aula Invertida (Máquinas Simples)






 Disciplina: Praticas Experimentais em Ciências.

Professor: Thomé

Turma: 7º ano B

Habilidades: (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Objetivo: Trabalhar as habilidades do mapa ouro para preparo da aplicação do SARESP, abordando o tema de Máquinas Dimples do 1° Bimestre.

Metodologia: Retomada de conteúdo direcionada pelo professor tendo base para aplicar as técnicas "Virem e Conversem" e "Com suas Palavras".

Atividade: Após agrupamentos produtivos, cada grupo agendou uma data para apresentar um Descritor do Mapa Ouro com a técnica de "Aula Invertida".

Boas práticas de Matemática - 9° ano


Boas práticas de Matemática - Estatística 

Professora: Thaís 

Turmas: 9° ano A/B

Habilidade: EF09MA22 - Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Objetivo: Desenvolvimento de gráficos estatísticos.

Atividade: Os estudantes desenvolveram gráficos de acordo com dados estatísticos sobre o desmatamento da Amazônia nos últimos anos. Utilizaram o aplicativo Canva (assinatura estudantil).

Metodologia: Aprendizagem em pares e pesquisas de campo.  


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Boas Práticas de Arte - Assemblage com os alunos do 7º ano

 


Boas Práticas de Arte - Assemblage

Obra de arte com materiais reutilizáveis

Professora: Camila

Turma: 7º anos

Habilidades: (EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, bem como cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.  

Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos e experimentar os elementos constitutivos da assemblage.

Atividade: Criar uma obra de arte com materiais reutilizáveis. 

Metodologia: Na prática., Técnica Lemov.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Atividade de Língua Portuguesa 8º anos

 


 Após 77 anos, Maria Benedita de Moura, de 88 anos, retornou à sua antiga escola, Olímpio Catão, em um momento que uniu passado e presente. Convidada pelo sobrinho, Nelson Junior, professor de Língua Portuguesa, Maria trouxe uma rica experiência de vida para os alunos do 8º ano, abordando o tema “Raízes profundas: como cultivar nossos ancestrais nos ajuda a construir uma identidade mais forte”.

 Naquela manhã de quarta-feira, os estudantes dos 8º anos estavam entusiasmados para achegada daquela visita ilustre. Maria Benedita, que passou seus primeiros anos de formação naquela instituição, contou histórias de sua infância, repletas de vivências que marcaram sua trajetória. “Voltar aqui é como reviver minha juventude”, afirmou emocionada.

 Durante a aula, Maria Benedita compartilhou sua visão sobre a importância de conhecer e valorizar as raízes familiares. “Nossos ancestrais são como árvores que nos sustentam. Conhecê-los é fundamental para entendermos quem somos”, explicou, cativando a atenção dos jovens.

 Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e relacionando as histórias de Maria Benedita com suas próprias experiências. A conexão entre passado e presente ficou clara ao longo do debate, que abordou temas como tradição, cultura e identidade.

 Nelson Junior, ao final da aula, ressaltou a relevância de trazer figuras como Maria Benedita para dentro da sala de aula. “É fundamental que os alunos aprendam com as experiências de quem viveu muito e tem muito a ensinar. A presença dela aqui é um convite à reflexão sobre nossas raízes e a construção de nossa identidade”, disse.

 A visita de Maria Benedita não apenas resgatou memórias afetivas, mas também instigou os estudantes a valorizarem suas próprias histórias. Com um legado de sabedoria e coragem, ela deixou a escola Olímpio Catão com a certeza de que suas raízes continuam a florescer, cultivando novas gerações.


Pedagogia da Presença - TUTORIA


A Pedagogia da Presença tem como objetivo abrir espaços que permitam ao adolescente tomar-se autônomo, solidário e de compromissado consigo mesmo e com os outros, integrando de forma positiva as manifestações desencontradas de seu querer-se.

Parabéns a todos!😉

 

Visita Técnica


 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Aula de Tecnologia 6º anos

 


Boas Práticas de Arte - Aula de Tecnologia 6º anos

Decomposição: Desvendando o formato da Terra

Professora: Camila

Turma: 6º anos

Habilidades: (EF07TEC07) Produzir conteúdos digitais a partir de um planejamento, colocando em prática a criatividade, ética responsabilidade e senso crítico, demonstrando habilidades de curadoria.

Objetivo: Desenvolver as habilidades de programação no Alura.

Atividade: Criar e animar um eclipse lunar.

Metodologia: Gamificação.


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Boas práticas de Eletiva - Vem pro Japão


Boas Práticas de Eletiva - Vem pro Japão

Jogos artesanais da cultura japonesa

Professoras: Camila e Mayara
Turmas: 6º e 7º anos
Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)
Objetivo: Desenvolver as habilidades manuais na construção de jogos da cultura japonesa.
Atividade: Construir jogos com materiais reutilizáveis.
Metodologia: Rotação por estações.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Preparatório para o SARESP

 Disciplina: Praticas Experimentais (Ciências e Matemática).

Professor: Thomé

Turma: 9º ano A/B

Habilidades: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2ºgrau.

Objetivo: Trabalhar as habilidades do mapa ouro para preparo da aplicação do SARESP.

Ciências: Reações Químicas.

Matemática: Equação do 2° grau.

Metodologia: Explicação das habilidades com slides, todos fazem, exercícios e aula invertida.




Atividade: agrupamentos produtivos e prática de exercícios na lousa para retomada de conteúdos.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Aula invertida - Improvisação Teatral com o 6º ano

 

Boas Práticas de Arte - Improvisação Teatral

Aula invertida

Professora: Camila 

Turma: 6º ano

Habilidades: (EF06AR29) Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral

e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens da comédia e da farsa.

Objetivo: Desenvolver a aprendizagem da improvisação

Atividade: Aula invertida sobre improvisação teatral Metodologia: Aula invertida

sexta-feira, 4 de outubro de 2024



 ELETIVA "VEM PRO LÍBANO" 



Professora: Selma Saab

Turmas: 7° e 8° anos

 Habilidades:

EF09HI02: Identificar e valorizar a diversidade cultural presente no país.

EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais

Objetivos:

Conhecer artesanatos do Líbano e sua importância tanto culturais quanto  econômica.

Desenvolver a criatividade através de oficina de artesanato com pedraria.

Atividade: Oficina de artesanato com pedraria


























        



                                                                                                






quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Teatro de Animação - 7º ano

 


Boas Práticas de Arte - Teatro de Animação

Criação de personagens 

Professora: Camila 

Turma: 7º ano

Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas

de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,

escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)

Objetivo: Criar personagens com recorte e colagem. 

Atividade: Improvisação teatral com personagens criados pelos alunos.

Metodologia: Aprendizagem entre pares e times.