quinta-feira, 27 de agosto de 2015

História de forma diversificada

por Lucilene Fernandes

O trabalho do professor na frente de uma sala de aula deve sempre partir de um diagnóstico das habilidades já dominadas e por dominar entre os alunos, mas também de quais estratégias têm mais eficácia naquela turma.

E no que se refere a estratégia, o resultado da mesma aula, planejada em detalhes, varia muito de turma para a turma.

Com uma turma de 8ª série em que trabalho, desafios constantes e ritmo rápido de aula são um estímulo para a maior parte da turma. A maior parte, mas não toda a turma.

Nos estudos sobre descolonização, a proposta foi então organizar a sala em grupos e dividir o texto. Cada grupo recebeu o desafio de produzir um tipo textual específico a partir da leitura. Assim, sobre o mesmo tema, a turma produziu tabela, história em quadrinho, charge, mapa textual, cartazes para campanha e linha temporal.

O desafiou funcionou bem... E naquele momento, cada grupo pode receber um desafio adequado ao seu momento de aprendizagem...
 

Claro que a estratégia ainda deve ser aprimorada, mas já colhemos bons resultados nesta aula.