sábado, 27 de fevereiro de 2016

Diagnóstico abre os trabalhos de História

por Lucilene Fernandes

 
Avaliação Diagnóstica na Disciplina de História


Os trabalhos de 2016 já começaram...

Na Educação muito já foi dito sobre a necessidade de partir dos conhecimentos e habilidades que os alunos já possuem como ponto de partida das atividades em sala de aula. Dentro do PEI - Programa de Ensino Integral, o diagnóstico é o primeiro passo para a excelência em gestão dentro da sala de aula. 

Esse diagnóstico pode ser feito de várias formas, dependendo do objetivo do professor. Nesta atividade realizada nas primeiras semanas de aula de 2016, o objetivo foi aferir o domínio das habilidades de cada aluno das minhas turmas de História.

A avaliação foi elaborada com questões de múltipla escolha que exigiram habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e da Matriz de Avaliação Processual de História (disponível no site Foco Aprendizagem) para o primeiro bimestre letivo das turmas de 6º, 7º e 8º ano.

O resultado observado fundamentará as escolhas metodológicas para cada turma, bem como as intervenções de apoio individual necessárias para recuperação de habilidades defasadas.