terça-feira, 9 de julho de 2019

EXPRESSÃO EM LINGUAGENS: ESCULTURAS TRIDIMENSIONAIS

Linguagem tridimensional, trás obras trabalhadas em profundidade física,caracterizada pelo espaço tridimensional,que engloba as três dimensões: altura,largura e profundidade.

Com os alunos dos sextos anos ,trabalhamos a tridimensionalidade em esculturas feitas de arame maleáveis,fita crepe,durex colorido e folhas de sulfite.baseado em Alibrejes.

Alibrejes :São figuras enigmáticas,coloridas, construídas   com estruturas de madeira e arame  e depois recobertas de papéis e tecidos, uma tradição do folclore do México.















Valorizando a percepção estética e a imaginação criadora do aluno, cuidando para não silenciar sua poética pessoal.

                  Obras em barra de sabão e sabonetes, esculpidas com tesoura sem ponta.










Habilidade:Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional;reconhecer e interpretar a tridimensionalidade em produções artísticas; operar com a tridimensionalidade na criação de idéias nas linguagens de arte.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

DESENHOS NA CRIAÇÃO DE FiGURINOS

O desenho é uma das primeiras manifestações humanas.
A partir da criação  de um desenho bidimensional, cria - se a imagem que será concretizada na forma tridimensional, valorizando a percepção estética e a imaginação criadora.
Os alunos do sétimo ano da EEEI Olímpio Catão, fizeram um Croqui  rico em detalhes e concretizaram com o figurino de um chapéu.

Habilidade: Compreender,construir e ampliar conceitos sobre o desenho e suas conexões; relacionar e interpretar as potencialidades do desenho como registro ; operar com desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas.



 






 

 






quarta-feira, 3 de julho de 2019

O CORPO COMO INSTRUMENTO MUSICAL

SUPORTES NÃO CONVENCIONAIS

O corpo é um suporte físico especifico , um instrumento de percussão.

OBJETIVO
Compreender a capacidade e o funcionamento do corpo para usá-lo com expressividade, 
inteligência, harmonia, responsabilidade e sensibilidade.
Improvisar e criar seqüência de gestos com os outros colegas. 
Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

Metodologia
Utilizando muito as onomatopeias,formações de palavras e de sons.
Explorando o conceito de percussão corporal, utilizando as palmas das mãos.
Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com  as mãos, os tipos de palmas (grave, estrelada, flecha, entre outras), estalos de dedos, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua , batidas no peito e na bochecha, percussão vocal,  assobios, sopros, linguá fictícias, sonoplastia corporal etc.
Improvisar e criar sequências de gestos com os outros colegas. 
Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

  Atividades realizadas com os alunos dos Oitavos anos, da EEEI  Olímpio Catão.



Referência internacional em percussão corporal
O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica
Melodias de diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. Com resultados surpreendentes. Sua maneira singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico.



Referência internacional em percussão corporal
O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica
Melodias de diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.Com resultados surpreendentes. Sua maneira singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico.
Habilidade
Compreender o suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte.
Avaliação
A qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;
Participação na roda de improviso e nas atividades de criação;
Estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.




segunda-feira, 1 de julho de 2019

OBRA NO PRATO

Os alunos dos nonos anos , da Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão, trabalharam na aula de arte , a ampliação do conceito sobre a questão da materialidade, ampliando o repertório de suas produções artísticas.
A criação em arte são tecidos e entrelaçados pela fala do artista em caminhadas criativas para a construção de suas obras.



Nutrição

Inspirado no documentário Lixo Extraordinário,que o artista plástico Vik Muniz, que produz retratos dos catadores que trabalham no aterro Sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, no município  de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro.
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que produz obras voltadas para a sustentabilidade utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra, dentre outros . Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia.

Contextualização 
                             
A escolha de materiais , ferramentas, suportes e procedimentos técnicos estão em permanente diálogo  nos processos de criação, materiais não convencionais.
Os alunos criaram durante uma refeição usando o próprio alimento como suporte para suas obras.


Habilidade: Ampliar repertórios pessoais e culturais, percebendo sua importância em processos de criação nas vária áreas do conhecimento humano.