SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
E.E.E.I. “OLÍMPIO CATÃO”
Praça Afonso Pena s/nº -
Centro – Fone: (12) 3922-0729
CEP 12.210.090 – São José dos Campos/SP
São José
dos Campos, 24 de março de 2020.
COMUNICADO
AOS RESPONSÁVEIS e ALUNOS
De acordo com o Comunicado da Secretaria da
Educação e Decreto Nº 64.862, de 13/03/2020, por medidas temporárias e
emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID -19.
Ø As
atividades gradualmente suspensas do dia 16/03 a 20/03
Ø As
aulas estarão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020.
Segue roteiro das atividades referente à
semana de 23/03/2020 a 27/03/2020.
6º ANO
MATEMÁTICA: O aluno deve acessar o link.
6º Ano A – Lista de problemas envolvendo
números naturais.
6º Ano B - Lista de problemas envolvendo números
naturais.
CIÊNCIAS: Roteiro
de Estudos - 6ª ANO A E 6º ANO B
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou
mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e
propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos
simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.
(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
1) Identifique na
relação abaixo os fenômenos físicos e os químicos.
a) Queima da gasolina
nos motores dos carros.
b) Digestão dos
alimentos.
c) Acender uma lâmpada.
d) Formação da
ferrugem.
e) Quebra de um objeto.
f) Enfiar um prego na
madeira.
g) Derretimento de um
iceberg.
h) Crescimento de uma
planta.
2) A água de torneira é
uma solução ou uma substância? Justifique.
3) Classifique os
sistemas abaixo em mistura ou substância pura. Identifique o número de fases e
o número de substâncias de cada um deles.
a) vapor de água + gás
carbônico + gás oxigênio
b) água líquida + cubos
de gelo
c) cubos de gelo +
solução aquosa de sal
d) ferro + enxofre em
pó + bicarbonato de sódio
4) Leia o texto abaixo
e destaque as palavras que você julga mais importante para construir um Mapa
conceitual.
Todos sabemos que os
carros utilizam combustíveis, mas o que acontece com os combustíveis dentro dos
automóveis? Vamos pensar: O combustível entra no veículo, e o que sai dele? Se
pensarmos no escapamento do carro, lembraremos que dali saem alguns gases. Mas
como o combustível, que é líquido, pode se transformar em um gás? Isso acontece
porque, dentro dos automóveis, os combustíveis passam por transformações
químicas. Além da formação de gases, uma outra evidência da ocorrência de
transformações químicas nos carros é o aumento de temperatura do motor, que
ocorre devido à liberação de calor nessa reação (lembrando que calor é a energia
transferida entre dois corpos que estão a temperaturas diferentes). Um dos
gases gerados pela queima dos combustíveis é o dióxido de carbono, também
chamado de gás carbônico. Você já ouviu falar desse gás? Em que contexto?
Quando pensamos na poluição do ar, logo lembramos das grandes indústrias e das
queimadas de florestas como responsáveis por essa poluição, mas nem sempre
pensamos em como nós contribuímos para poluir o ar. Uma das formas pelas quais
nós poluímos o ar é pela utilização de meios de transporte. Os veículos
utilizam combustíveis que geram gases poluentes. Um desses gases é o dióxido de
carbono, também conhecido como gás carbônico. A quantidade de gás carbônico no
ar atmosférico tem aumentado nos últimos anos e isso tem sido considerado uma
das causas do aquecimento global, que é o aumento da temperatura média do
planeta Terra.
Alguns esforços têm
sido realizados por diversos países para que aconteça a diminuição da geração
de gases que provocam esse aumento de temperatura, entre eles está a
substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis (como gasolina e
diesel) por veículos elétricos. Você conhece alguém que tem um carro elétrico?
7º ANO
MATEMÁTICA: O aluno deve acessar o link.
7º Ano A - Exercícios sobre frações e
números racionais
7º Ano B - Exercícios sobre frações e números racionais
CIÊNCIAS: Roteiro
de Estudos - 7ª ANO A E 7º ANO B
(EF07CI01A) Discutir a
aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano
inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de
tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.
(EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.
1) Assistir
ao vídeo “O surgimento das máquinas” (Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=6zLHyZo-m64) e
reflitam sobre como o desenvolvimento científico e tecnológico vem
influenciando nas alterações da sociedade, ao longo dos anos. Produzir um vídeo
simples apresentando suas conclusões sobre este tema, fundamentadas em
evidências científicas.
OBS.: Pode
ser cartaz com desenhos, recortes e colagem
2) Pesquisa
sobre a 4 ª Revolução Industrial, onde começou e de que forma impactou a
maneira como as pessoas viviam, social e economicamente.
Montar um
livro com imagens e desenhos.
8º ANO
MATEMÁTICA: O aluno deve acessar as Plataformas e
executar as atividades que foram selecionadas para o período.
8º Ano A - Plataforma Khan Academy
8º Ano B - Plataforma Khan Academy
CIÊNCIAS: Roteiro
de Estudos - 8ª ANO A E 8º ANO B
(EF08CI01)
Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e
comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em
relação aos princípios da sustentabilidade.
1) Busque, no seu livro didático ou
na internet, informações sobre fontes renováveis e não renováveis de energia,
com base nas seguintes questões:
·
Quais fontes de
energia podem ser consideradas renováveis? Cite alguns exemplos.
·
Quais fontes de
energia podem ser consideradas não renováveis? Cite alguns exemplos.
·
Quais são as
vantagens e desvantagens de usar uma fonte de energia renovável ou não
renovável?
·
O que é uso
sustentável de energia? Cite alguns exemplos.
2) A partir da sua pesquisa,
elabore um podcast que discuta as consequências do uso de energia
renovável ou não renovável.
3) Escrever um texto defendendo o uso sustentável da energia
elétrica, considerando suas atividades cotidianas. Fundamentar o texto e
incluir argumentos baseados em evidências sobre a importância de assumir
hábitos sustentáveis em relação ao consumo de energia.
9º ANO
MATEMÁTICA: O aluno deve acessar as Plataformas e
executar as atividades que foram selecionadas para o período.
9º Ano A - Plataforma Khan Academy
9º Ano B - Plataforma Khan Academy
CIÊNCIAS: Roteiro
de Estudos - 9ª ANO A E 9º ANO B
(EF09CI01) Investigar as mudanças de
estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com
base no modelo de constituição submicroscópica.
(EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
(EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Ø
Busque,
no seu livro didático ou na internet, informações sobre transformações físicas
da matéria e transformações químicas.
Ø
Para
dar continuidade às discussões sobre os estados físicos da matéria e as
transformações químicas, observem e
registrem as mudanças de estado físico e químico em diferentes situações do
cotidiano, evidenciando e nomeando as transformações observadas. Este registro
deve conter também um exemplo de equação química, e um modelo de constituição
submicroscópica (representação das moléculas).
TECNOLOGIA:
1. Leia
o texto abaixo. Após a leitura, marque
no quadro as suas impressões sobre o tema Fake News.
2. Pesquise
na internet, algumas ideias sobre o tema. A partir destas ideias e leituras
elabore um podcast, um arquivo de áudio de 02 minutos explicando porque é
importante combater as Fake News em momentos como o da pandemia do Coronavírus.
3. Poste
seu podcast no grupo da sala no WhatsApp.
5 Fake News
sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total quando
a epidemia da nova coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes
países:
Por Da Redação access_time12 mar 2020, 19h53 -
Publicado em 12 mar 2020, 16h44
São Paulo – A pandemia da nova corona vírus está assustando o mundo. Nesta
quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de
casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países
e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada
de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que
estão circulando sobre o tema.
–
Índia
Na Índia, uma política do partido governista
Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa
que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar a nova corona
vírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da
urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12,
informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para
o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua
eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
–
Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e
onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a
ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas
morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado
na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
–
Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela
epidemia da nova coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos
confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em
quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais
populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália,
e que poderia ser usada no combate ao vírus. Ainda de acordo com a história, a
mesma só poderia ser encontrada na Suíça.
Essa mentira circulou especialmente em Veneza,
em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail
e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história
é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
–
Brasil
No
Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos
fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi
contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10
segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A
questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página
dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.
Fonte: Revista Exame < https://exame.abril.com.br/mundo/5-fake-news-sobre-coronavirus-que-estao-circulando-
Após a leitura, verifique se você conhece
outras notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro. Por que vocês acham que a população acredita
e dissemina notícias que não são verdadeiras?
Elabore um quadro com as informações
apontadas, conforme sugestão a seguir:
Por que acreditam em todas as notícias
que recebem?
|
Por que disseminam as informações
sem checar a veracidade?
|
OBS: Os alunos devem executar as
atividades propostas e apresentá-las no seu retorno.
Fiquem atentos
às informações divulgadas pela mídia e redes sociais sobre o retorno às aulas.
Contamos com o apoio e compreensão de todos.
A
CONDUTA DE CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR A SALVAR VIDAS!
Atenciosamente,
Equipe
Gestora da E.E.E.I. Olímpio Catão