terça-feira, 18 de agosto de 2020

Alunos engajados nas aulas do Centro de Mídias


 Por Lucilene Fernandes


O ano de 2020 tem representado um desafio em nossas escolas públicas. Mas um desafio que nós, da Escola Olímpio Catão, enfrentamos firmes, buscando caminhos para continuar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem que estava planejado para ser realizado no espaço da escola.

No intento de conseguir que os alunos estudem de casa, professores e gestores da Escola Olímpio Catão usam da criatividade para engajar os alunos nas atividades propostas. Além de diversificar as atividades síncronas e assíncronas, o contato telefônico dos professores com os alunos [em tutoria] e com os responsáveis [em orientações] tem se intensificado e se mostrado muito importante.

Atividades síncronas: roda de leitura, plantão de dúvidas, apoio on line para tarefas, acompanhamento das aulas por aplicativo de conversa da turma etc.

Atividades assíncronas: orientação de roteiros de estudo, concurso de desenho, formulários, padlets, entre outras.

Mas, sem dúvida, devemos reconhecer que as aulas do CMSP - Centro de Mídias São Paulo - têm sido fundamentais para que o processo ensino-aprendizagem continue se desenvolvendo neste ano letivo de 2020, ainda que reconheçamos as imensas dificuldades os limites que temos na realização de atividades remotas, principalmente com a parcela de nossa clientela de maior vulnerabilidade social.

As aulas on-line, o aplicativo para celular e o patrocínio de dados móveis contribuíram muito para que uma parcela significativa de nossos alunos esteja estudando em casa mesmo diante das dificuldades emocionais, sócio-econômicas e familiares. 

Vejamos exemplos de alunos que acompanham as aulas e continuam engajados mesmo quando a aula termina:


1. A aluna Ana Júlia, 7º ano, construiu a agenda sugerida na aula de Projeto de Vida no CMSP.
Orientação da Professora Lucilene Fernandes (História e Projeto de Vida)

Agenda 


2. A aluna Giovana, 6º ano, teve a iniciativa de construir um QUIZ on-line após a aula de História no CMSP. Orientação da Professora Débora Almeida (História e Orientação de Estudos).


3. E a aluna e artista Thaís, 8º ano, resolveu unir seu talento no desenho com a aula de História no CMSP e fez uma releitura do quadro de D. Pedro I. Orientação da Professora Débora Almeida (História e Orientação de Estudos).



Claro que enfrentamos problemas. Mas seguimos na busca ativa e em todo apoio que conseguimos dar a nossos alunos. 

E gostaríamos de parabenizar os alunos que se esforçam todos os dias da semana, acompanham as aulas e realizam as atividades. O processo de aprendizagem é interno. E quando o aluno dedica atenção às aulas on-line, esforço na realização das atividades e protagonismo na criação de suas técnicas de estudo - este aluno está realmente aprendendo!

Aplausos aos esforços dos alunos, das famílias, dos professores, da equipe escolar e da SEDUC em suas diversas instâncias.