sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Retomada, Reforço e Recuperação nas aulas de História

 Por Lucilene Fernandes


Estamos iniciando o ano letivo de 2022 com aulas 100% presenciais após quase 2 anos em que a pandemia de COVID19 produziu impactos significativos no processo de ensino e aprendizagem. Esta percepção traz a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) à orientar um trabalho de retomada do processo com um processo que exige diagnóstico, reforço e recuperação.

Na sala de aula, a observação do professor é fundamental, sem dúvida. E não pode ser ignorada ou substituída por qualquer mecanismo tecnológico, sob pena de desumanizar o ensino. A própria pandemia pela qual passamos trouxe a questão da importância do contato pessoal e do ensino presencial como essenciais e insubstituíveis (perdoem o pleonasmo!). No entanto, a moderna tencologia traz muitos elementos que podem somar ao processo de ensino e aprendizagem, entre eles, as avaliações implatadas pela SEDUC utilizando a Plataforma CAED, construída e gerenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para as aulas do 8º ano, a proposta foi utilizar os dados colhidos com as avaliações de Ciências Humanas realizadas pelos alunos no ano anterior para traçar um diagnóstico do domínio das habilidades do Currículo de História e assim retomar os trabalhos com uma sólida base de dados da realidade de cada turma. Além disso, a reflexão com os alunos sobre os resultados das avaliações do ano anterior, promove o engajamento corresponsável da turma na superação das dificuldades e alcance das metas de melhoria do resultado.

Seguem informações sobre nossa prática de reflexão coletiva em sala de aula:




OBJETIVOS: 
Promover uma reflexão coletiva sobre os resultados obtidos nas AAPs de História no 7º ano (2021)
Identificar habilidades com maior dificuldade na turma
Engajar a turma em um trabalho coletivo de superação das dificuldades

PÚBLICO ALVO: 8º ano A e B

TEMPO: 01 aula

DESENVOLVIMENTO:
  • Apresentação dos resultados obtidos em História nas três AAPs de 2021 (retirados da Plataforma CAED) e identificação das habilidades com menor desempenho
  • Reflexão coletiva sobre as dificuldades enfrentadas para aprendizagem e para realização das avaliações
  • Levantamento de sugestões de metodologias que podem melhorar a aprendizagem da turma

  • Retomar o trabalho com habilidade identificada com dificuldade na turma


RESULTADOS:

A reflexão coletiva demonstrou que os alunos demonstraram entender a necessidade de muita organização e responsabilidade neste processo de retomada em 2022. Também já iniciamos um processo de conscientização sobre o compromisso no momento de realização das avaliações pela Plataforma CAED.

A professora também se comprometeu a incluir na programação das aulas as sugestões apresentadas pelos alunos. A primeira pesquisa já foi orientada!