Por Lucilene Fernandes
Estamos iniciando o ano letivo de 2022 com aulas 100% presenciais após quase 2 anos em que a pandemia de COVID19 produziu impactos significativos no processo de ensino e aprendizagem. Esta percepção traz a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) à orientar um trabalho de retomada do processo com um processo que exige diagnóstico, reforço e recuperação.
Na sala de aula, a observação do professor é fundamental, sem dúvida. E não pode ser ignorada ou substituída por qualquer mecanismo tecnológico, sob pena de desumanizar o ensino. A própria pandemia pela qual passamos trouxe a questão da importância do contato pessoal e do ensino presencial como essenciais e insubstituíveis (perdoem o pleonasmo!). No entanto, a moderna tencologia traz muitos elementos que podem somar ao processo de ensino e aprendizagem, entre eles, as avaliações implatadas pela SEDUC utilizando a Plataforma CAED, construída e gerenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para as aulas do 8º ano, a proposta foi utilizar os dados colhidos com as avaliações de Ciências Humanas realizadas pelos alunos no ano anterior para traçar um diagnóstico do domínio das habilidades do Currículo de História e assim retomar os trabalhos com uma sólida base de dados da realidade de cada turma. Além disso, a reflexão com os alunos sobre os resultados das avaliações do ano anterior, promove o engajamento corresponsável da turma na superação das dificuldades e alcance das metas de melhoria do resultado.
Seguem informações sobre nossa prática de reflexão coletiva em sala de aula:
Promover uma reflexão coletiva sobre os resultados obtidos nas AAPs de História no 7º ano (2021)
Identificar habilidades com maior dificuldade na turma
Engajar a turma em um trabalho coletivo de superação das dificuldades
- Apresentação dos resultados obtidos em História nas três AAPs de 2021 (retirados da Plataforma CAED) e identificação das habilidades com menor desempenho
- Reflexão coletiva sobre as dificuldades enfrentadas para aprendizagem e para realização das avaliações
- Levantamento de sugestões de metodologias que podem melhorar a aprendizagem da turma
- Retomar o trabalho com habilidade identificada com dificuldade na turma