Professor Erivelto Braga Soares
Público alvo: 9º ano A
Data: 2º bimestre de 2022
Justificativa: Com o crescimento desordenado, houve o crescimento das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das áreas centrais. É através do seminário que os estudantes fazem a reflexão sobre as contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das desigualdades sociais.
Objetivo da atividade: Possibilitar a identificação dos processos de urbanização e industrialização no período republicano que aconteceram nos grandes centros urbanos, assim como seus problemas e contradições.
Etapas do Seminário:
Etapas do Seminário:
- Definição da habilidade a ser trabalhada;
- Leitura do material (livro didático) e discutir em conjunto as questões mais importantes;
- Elaborar um trabalho escrito;
- Definição e designação da tarefa de cada estudante;
Avaliação da aula:
Os estudantes se engajaram mais na realização da atividade demonstrando mais interesse e cooperação. As perguntas orais no início da aula e realização da leitura atenciosamente dos textos em seus grupos com possíveis questionamentos incentivaram a competência escritora através do trabalho escrito que foi entregue juntamente com a apresentação do seminário onde puderam demonstrar maior domínio sobre a habilidade desenvolvida.