terça-feira, 31 de maio de 2022

Metodologia Ativa na aula de História: Seminário

Professor Erivelto Braga Soares




















Público alvo: 9º ano A

Data: 2º bimestre de 2022

Habilidade: (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Justificativa: Com o crescimento desordenado, houve o crescimento das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das áreas centrais. É através do seminário que os estudantes fazem a reflexão sobre as contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das desigualdades sociais.

Objetivo da atividade: Possibilitar a identificação dos processos de urbanização e industrialização no período republicano que aconteceram nos grandes centros urbanos, assim como seus problemas e contradições. 

Etapas do Seminário:
  1. Definição da habilidade a ser trabalhada;
  2. Leitura do material (livro didático) e discutir em conjunto as questões mais importantes;
  3. Elaborar um trabalho escrito;
  4. Definição e designação da tarefa de cada estudante;
Avaliação da aula:

Os estudantes se engajaram mais na realização da atividade demonstrando mais interesse e cooperação. As perguntas orais no início da aula e realização da leitura atenciosamente dos textos em seus grupos com possíveis questionamentos incentivaram a competência escritora através do trabalho escrito que foi entregue juntamente com a apresentação do seminário onde puderam demonstrar maior domínio sobre a habilidade desenvolvida.