As cartas de solicitação e de reclamação são gêneros que
socialmente circulam na esfera pública. Em razão disso, o uso social da
linguagem deve ser formal, cujo texto deve ser claro e objetivo, para tratar de
assuntos que atendam às necessidades da vida cotidiana.
Turma: 6º ano A
Atividade: Ler cartas e diferenciar as de solicitação
e de reclamação.
Objetivos da aula:
• Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a
fim de reconhecer o contexto de produção e finalidade dos gêneros textuais;
• Reconhecer a
estrutura e características das cartas de reclamação e de solicitação,
identificando os interlocutores e as marcas linguísticas que permitem essa
Habilidade: EF67LP17
- Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas
de solicitação e de reclamação (marcas lingüísticas relacionadas à
argumentação, explicação ou relato de fatos
Metodologia: Os alunos foram divididos em grupos e realizaram leitura de cinco tipos de cartas diferentes. Analisaram cartas de reclamação e de solicitação, os recursos textuais e linguísticos que favorecem a construção desses gêneros textuais, de modo a produzir os efeitos de sentido esperados. Na sequência os grupos compartilharam as cartas lidas.