segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Práticas Experimentais


Polígonos Estrelados



No início do mês de Novembro, após o estudo do Plano Cartesiano e a Circunferência, os alunos do 8º ano A e 8º ano B, desenvolveram a construção de “Polígonos Estrelados” e assim puderam praticar as habilidades do currículo, as habilidades socioemocionais, a coordenação motora com o uso de material técnico para desenho, técnicas de concentração: músicas e respiração.


Outras habilidades importantes na aprendizagem da geometria é a capacidade de analisar propriedades das figuras e de sintetizá-las numa definição ou em critérios de classificação. Para isso são exercidas constantemente as ações de intuir, conjecturar, abstrair, generalizar e comprovar, que irão compor o que chamamos de raciocínio dedutivo.

Tema
Geometria: Espaço e forma 

         Componente Curricular

Matemática 
Turmas
8 ano A e B 

Professor
Maria Inêz da Silva 
Mayara Selma Purcino Macedo

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Plano Cartesiano, e Circunferência
Habilidade
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Desenvolvimento
1º   Estudar o Plano Cartesiano, círculo e circunferência, divisão de ângulos.
2º Trabalhar técnicas de concentração com música instrumental e respiração calma e consciente.
3º   Desenhar com a  utilização da régua e transferidor, (Trabalhar coordenação motora)
4º   Construir  os polígonos  e socializar com a professora e colegas em sala de aula. 
5º    Selecionar e expor os melhores trabalhos no mural do corredor (piso superior).






sábado, 9 de novembro de 2019

Uma parceria de sucesso

                           
A Prefeitura de São José dos Campos realizou na noite de quarta-feira (23/10) cerimônia em comemoração aos 20 anos do Programa Atleta Cidadão e do Museu de Esportes. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e reuniu dirigentes, ex-dirigentes, atletas e convidados.
Foram homenageadas 40 pessoas, que tiveram participação importante na criação do programa e do museu.
Museu de Esportes
A primeira sede do museu foi a antiga capela ao lado do Centro Esportivo Casa do Jovem, na região norte. Em seguida, ocupou o subsolo do prédio da antiga Câmara Municipal, na região central. Hoje, está instalado em local amplo e moderno no interior do Estádio Martins Pereira, onde recebe visitas de estudantes, munícipes e turistas. Seu acervo guarda os principais momentos da história esportiva da cidade.
Profª Cristina Lucas, da Escola Estadual Olímpio Catão, parceira do museu em ações educativas.

A parceria da E.E.E.I Olímpio Catão com o Museu de esporte de São José dos Campos, teve início em 2014, onde foi desenvolvidos trabalhos monitorados pelo coordenador do Museu, Djalma Penha (Monitoria, vivencias, construção de maquetes, palestras com atletas, entrevistas com jornalistas esportivos e apoio nas disciplinas eletivas ligadas ao esporte).
A parceria é um dos principais elementos para o sucesso da educação. Os frutos que essas parcerias geram são incrivelmente benéficos a todos os envolvidos. Eles podem ser observados de ambos os lados e de diversas maneiras diferentes. É fundamental observar as principais vantagens e como elas atendem instituições, alunos e profissionais.

Construção da maquete da Arena Corinthians para disciplina "Eletiva Bom de bola, Bom na escola, Rola bola" em parceria com a professora de Matemática






Visita técnica com monitoria e oficinas

Concurso de poesia para nadadora Fabíola Molina




Parceria na Eletiva Olhos do Coração (Foto dos atletas paralímpicos)



Visita a exposição Futebol de Vidrinhos




Parceria com a Eletiva Cidade Esporte - Caricatura dos atletas joseenses









Os alunos entrevistando o senhor Valter Brasão no Museu do Esporte/Martins Pereira


Palestra com a nadadora Fabíola Molina





Premiação da Profª Cristina Lucas, da Escola Estadual Olímpio Catão, parceira do Museu em Ações Educativas









sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aprender Sempre

Professor: Braga

No início do mês de agosto realizamos a recuperação intensiva do Aprender Sempre, onde foi oportunizado aos alunos do 6ºano a retomada das habilidades trabalhadas no primeiro bimestre. Nesse trabalho os alunos puderam trabalhar as habilidades do currículo, além das socioemocionais com trabalho em grupo e apresentação de maquetes do entorno da escola. 


TEMA
Memória e paisagem
O nosso lugar e suas transformações: espaço e tempo

TURMAS
6º ano A e 6º ano B

PROFESSOR
Braga

RECUPERAÇÃO INTENSIVA
APRENDER SEMPRE

HABILIDADE
Relacionar informações, com base em textos e/ ou ilustrações, que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
· Atividade 1. Exercícios de análise de imagens antigas e atuais da Catedral da Sé (SP) e da Praça Afonso Pena (SJC)
· Atividade 2. Construção em grupo de maquetes da Praça Afonso Pena antiga e atual
· Atividade 3. Exposição das maquetes construídas pela turma




terça-feira, 17 de setembro de 2019

Reinauguração da Sala de Leitura


  
No dia 22 de agosto de 2019 foi realizada a reabertura da Sala de Leitura da E.E.E.I. Olímpio Catão e também comemorado o “Dia do Folclore Brasileiro”. Para enriquecer este evento recebemos a visita da ilustre contadora de história Ana Rita Lemes de Oliveira que  apresentou “A sopa de pedra de Pedro Malazartes” de Monteiro Lobato para as turmas dos 6ºs anos.

Objetivos:


Comemorar o dia do Folclore Brasileiro;
Instigar a curiosidade natural dos alunos;
Reconhecer as características de nosso rico Folclore;
Desenvolver a capacidade interpretativa e a criatividade;
Apresentar os saberes e mitos do folclore e os ditados populares, as tradições e costumes;
Identificar esses elementos em sua vivência cotidiana.


Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a contadora, que através do conto passou uma mensagem sobre a importância de se utilizar da esperteza no dia a dia para o lado do bem sem prejudicar o próximo.
  
A Sala de Leitura da E.E.E.I. Olímpio Catão dará continuidade em suas atividades com o objetivo incentivar e apoiar as atividades de protagonismo, promovendo ações inovadoras que incentive a leitura.


                              





quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Aprender Sempre: Sequência Didática na aula de História

Por Lucilene Fernandes

Nos primeiros dias do semestre as atividades foram de retomada e recuperação de habilidades que ficaram defasadas. Realizamos uma adaptação do material "Aprender Sempre" enviado pela SEDUC, elaborando uma Sequência Didática para a recuperação intensiva. 

No 9º ano, a Sequência Didática envolvendo as disciplinas de História e Geografia trabalharam os objetos de conhecimento "Crise econômica" e "Migrações". O foco da recuperação foi trabalhar com habilidades de pesquisa de informações em diversos tipos de fontes, trabalhando a competência leitora com diferentes gêneros textuais.

A leitura do jornal em sala de aula foi disparadora para o tema e trouxe um suporte que as novas gerações não estão mais acostumados a utilizar: o jornal escrito. Observou-se que houve algum estranhamento e até dificuldade em compreender a divisão dos cadernos do jornal, a organização da notícia no espaço da folha com diferentes texto, a questão da autoria dos textos quando escritos pela equipe de redação. Também revelou-se interessante a observação da leitura de textos da área econômica que trazem dificuldades no trato com vocabulário que ouvimos diariamente nos noticiários como PIB, inflação, recessão, desvalorização monetária.

A leitura do texto com conceito de crise econômica, recessão e depressão ajudou a sistematizar o tema na teoria. Assim, os alunos partiram para pequisa na internet já com informações básicas para selecionar e analisar gráficos que indicassem crise econômica em algum momento da história do país.

E para sistematizar e apresentar o que aprenderam, a linguagem da HQ em charge e tirinhas foram produzidas!




**************************************************

Tema: Globalização e Crises econômicas
Título da Atividade: A Globalização e as crises econômicas


Questão Disparadora: Você sabe as consequências de uma crise econômica e como isso nos afeta?

Atividade 1.Atividade disparadora. Leitura de jornal. Em grupos os alunos farão a pesquisa em um jornal de imagem e notícia relacionada à crise econômica e socializarão no grupo.

Atividade 2. Análise de texto com conceito de crise econômica e recessão. Colocar em linha do tempo crises econômicas destacadas na história.

Atividade 3. Pesquisa de gráfico de desemprego no Brasil nos últimos anos usando a sala de informática e análise dos dados pesquisados formulando conclusão sobre a leitura do gráfico. Pesquisa de motivos que trouxeram imigrantes japoneses, italianos, alemães e venezuelanos para o Brasil.

Atividade 4. Vamos apresentar o que aprendemos sobre crise econômica e migração em forma de HQ: Tirinha ou Charge.