segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Práticas Experimentais


Polígonos Estrelados



No início do mês de Novembro, após o estudo do Plano Cartesiano e a Circunferência, os alunos do 8º ano A e 8º ano B, desenvolveram a construção de “Polígonos Estrelados” e assim puderam praticar as habilidades do currículo, as habilidades socioemocionais, a coordenação motora com o uso de material técnico para desenho, técnicas de concentração: músicas e respiração.


Outras habilidades importantes na aprendizagem da geometria é a capacidade de analisar propriedades das figuras e de sintetizá-las numa definição ou em critérios de classificação. Para isso são exercidas constantemente as ações de intuir, conjecturar, abstrair, generalizar e comprovar, que irão compor o que chamamos de raciocínio dedutivo.

Tema
Geometria: Espaço e forma 

         Componente Curricular

Matemática 
Turmas
8 ano A e B 

Professor
Maria Inêz da Silva 
Mayara Selma Purcino Macedo

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Plano Cartesiano, e Circunferência
Habilidade
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Desenvolvimento
1º   Estudar o Plano Cartesiano, círculo e circunferência, divisão de ângulos.
2º Trabalhar técnicas de concentração com música instrumental e respiração calma e consciente.
3º   Desenhar com a  utilização da régua e transferidor, (Trabalhar coordenação motora)
4º   Construir  os polígonos  e socializar com a professora e colegas em sala de aula. 
5º    Selecionar e expor os melhores trabalhos no mural do corredor (piso superior).