segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Projeto de Leitura – Mitologia Nórdica

 

Projeto de Leitura – Mitologia Nórdica

7º ano A e B

Professora Débora Almeida

Começamos o Projeto de leitura da mitologia nórdica, ainda no primeiro semestre, quando estávamos com o ensino híbrido, trazendo para as aulas de História, a leitura de mitos nórdicos e em consequência dos deuses: Loki, Odin, Sif, Thor, Aegir, Balder, Dag, Dellingr, Eir, Forseti, Búri, Freia, Bragi, Frey, Frigga, Gefjiun, Iduna, Kvasir, Gullveig, Heimdall, Fulla, Hela, Hoenir, Modi e Magni, Mimir, Njord, Skadi, Sol e Mani, Tyr, Uller, Vidar, Vili e Vé...

Consideramos importante o Projeto de leitura porque ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora a escrita.

Escolhemos a leitura de mitologia porque os alunos nessa faixa etária gostam muito de mitos de criação e seus deuses, o que faria com que o projeto fosse bem aceito, atrativo e agradável para todos.

Alguns dos alunos já conheciam muito da mitologia nórdica e seus deuses, e puderam enriquecer ainda mais o momento da aula em que fazíamos a leitura. Podemos citar o Flávio, Guilherme, Gustavo no 7º ano B, já no 7º ano A temos o João, Carlos, Miguel.

A maioria dos alunos gostam muito de participar da leitura do mito e sempre solicitam a ampliação do momento da leitura, demonstrando apego e encantamento com o tema.

Eu mesma pude aprender muito, com os alunos, sobre a mitologia nórdica. Houve de fato uma troca substancial de conhecimento sobre o tema, como bem disse o educador Paulo Freire: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Como já estamos no final do ano, os alunos já começaram a me perguntar qual mitologia eles terão no ano que vem. E já reivindicaram a grega!💗💗💗





terça-feira, 2 de novembro de 2021

Podcast

 

Turma: 7º ano A e B

Professora:  Patrícia Vanessa Dumas Cristofori

Objetivo: Organizar um roteiro para a produção de um podcast sobre o tema “Aleatório”.

Habilidades:

Ø  (EF69LP06) - Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis, em várias mídias).

Ø  (EF67LP09) - Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado, do levantamento de dados e informações sobre o fato.

Ø  (EF69LP08) - Revisar/editar o texto produzido, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


A proposta aqui apresentada visou envolver a turma em um projeto de gravação de um podcast jornalístico, para que os alunos tivessem contato com momentos de oralidade que exigem trato mais formal devido às características do contexto sociocomunicativo.

O trabalho de leitura e produção textual escrita do gênero entrevista realizado com os alunos dos 7º anos no 3º bimestre, teve como objetivo produzir uma proposta metodológica para o trabalho de leitura e escrita do gênero discursivo, possibilitando ao aluno compreender o funcionamento da língua e a linguagem, considerando a importância e função social desse gênero na vida cotidiana.

Os estudantes elaboraram textos que posteriormente foram veiculados em podcast, seguindo algumas orientações como: temática aleatória, o gênero textual entrevista e ter sequência lógica, de acordo com o tipo de texto escolhido

Os temas escolhidos para as produções foram diversos como: Músicas dos anos 80 e 90, Animes e desenhos, Tecnologia da Informação (TI), Filmes, Futebol, Veganismo, Cultivo de plantas, Profissionais da Saúde em período de pandemia entre outros.

As etapas de produções ajudaram os alunos no processo final de revisão e verificação das dificuldades, que eles tiveram ao logo de toda atividade e posterior edição.

A utilização de dispositivos móveis e portáteis (celulares) contribuíram para facilitar o acesso as informações e a execução da atividade por meio do podcast.


domingo, 17 de outubro de 2021

Pesquisa: Resgatando memórias da escola



Esta pesquisa é aberta a todas as pessoas.
Se você estudou, trabalhou ou frequentou a nossa escola, conte para gente!

Nos ajude a resgatar as memórias da escola.



Você também pode entrar em contato conosco pelo email:

olimpiocataointegral@gmail.com


domingo, 19 de setembro de 2021

AGITA GALERA




O tema deste ano de 2021 é "Passos Verdes!".

O objetivo é promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável por meio da alimentação e atividade física como um estilo de vida saudável e colaborativo para crianças e sua comunidade, especialmente em tempos de pandemia e suas sequelas.

TRANSFORMANDO O FUTURO COM DIVERSÃO!


Público

Alunos do 6º ao 9ºano.

Ensino fundamental II.


Atividades desenvolvidas

Durante o mês de Agosto, a professora de Educação Física Cristina Lucas e os professores da UE, trabalharam com os alunos a importância da atividade física e benefícios de uma alimentação saudável aliada à pratica de atividades físicas regularmente.
Os alunos assistiram e debateram o PPT com as informações do Agita Galera, construíram desenhos, cartazes e na última sexta-feira do mês de Agosto vivenciaram na quadra da escola, um circuito de habilidades físicas com as seguintes atividades: alongamento, cálculo do IMC, coreografia de dança, e uma exposição de verduras onde os alunos foram monitores,  incentivando os colegas a ter iniciativa de cultivar o próprio alimento em suas residências. 


Alunos monitores (Isabely Luane - 9º, Júlia - 7º e João - 8º)


As nossas cozinheiras apreciando a exposição (Helena, Solange e Neuza)


     
A exposição Passos Verdes teve como parceria um produtor local.

Professora Cristina colhendo as hortaliças para a exposição.
    


Circuito de habilidades.

Alongamento com apoio das professoras Ane Kelly, Rogéria, Selma e Márcia.


Alongamento com os alunos do 9ºano.



Aluna Polyana no circuito de atividade física.


Aluna Alícia realizando salto sobre o trampolim.




Dicas de alongamento.


Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.

Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.

Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.



Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.

Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.



Cartazes e desenhos elaborados pelos alunos.


Desenhos da aluna Thaís - 9ºano.



Desenho da aluna Evelyn - 7ºano.


Alunos Thaís e Samuel - 9ºano.






Aluno Nicolas do 9º ano, calculando o IMC.


Professora Sidéria (Ciências) medindo e pesando a aluna Thaynná.


Alunos no circuito de capacidades físicas.



Coreografia das professoras: Mayara (Matemática) e Selma (Sala de Leitura).



Obs.: Todas as atividades realizadas obedeceram o distanciamento social e protocolo social.







segunda-feira, 13 de setembro de 2021

 

Liberdade de expressão e Cyberbullying

Disciplina: Tecnologia e Inovação

Professora: Débora Almeida

Turmas: 6º ano A e B; 7º ano A e B

 

Em meu PIAF (Plano Individual de Aprimoramento e Formação) coloquei que iria trabalhar a questão da Ética de forma interdisciplinar com a disciplina Tecnologia e Inovação e CHSA, contemplando a questão dos Direitos e Deveres de forma a contribuir para o alcance das metas do Plano de Ação da escola.


Estabeleci que faria a leitura da legislação brasileira sobre liberdade de expressão, cyberbullying e discurso de ódio com os alunos.

Fizemos a parte teórica no final do primeiro semestre e no início do segundo semestre e houve muito envolvimento dos alunos nas rodas de conversa.


Em relação aos trabalhos, os alunos puderam escolher entre elaborar um vídeo, fazer um podcast ou criar um  cartazes/desenho de combate ao cyberbullying.


O aluno Flávio preparou um PPT e deu uma aula maravilhosa pelo CMSP sobre o tema. Já a aluna Ana Clara Antunes 7º ano B e Matheus 7º ano A, fizeram um excelente PPT sobre o tema. A aluna Angelina 7º ano B, elaborou um podcast que ficou muito bom. Quero destacar ainda o Cartaz do aluno Levi 6ºano B, Miguel Passos 7º ano B, Ana Alice 7º ano A, Luna 6º ano A e Everson 6º ano B.

Montei um Padlet para que todos possam prestigiar os trabalhos !!!


💓💕💗



https://padlet.com/deboravasti/lxnikmudyc311wlo


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Distribuição do PNLD 2020 Literário

 

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.                                                                   (Bill Gates)


Professoras: Ane Kelly e Selma

Disciplinas: Sala de Leitura e Língua Portuguesa

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º Anos

Desenvolvimento: O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou para a escola obras literárias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020 Literário destinados aos estudantes e professores. No retorno das aulas presenciais os estudante da nossa escola receberam um exemplar dos livros que foram distribuídos da seguintes forma:

Livros: “Alice no país da mentira” -  6º anos

              “Minha vida não é cor - de – rosa – 7º anos

              “Os Futebolíssimos” – 8º anos

              “Jogos inocentes Jogos” – 9º anos

A importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano é fundamental, pois é através da leitura que somos capazes de ler e conhecer a história do mundo. 


    


                              


                                           




                              



                                     

                                     


                          


terça-feira, 7 de setembro de 2021

PAN 6º e 7º anos A e B



Sala de Leitura

Professora Selma Regina Cordeiro Saab

Habilidade: Inferir tema, tese e ideia principal em contos, letras de música, editoriais, reportagens, crônicas e artigos (SAEB 2019 – Nível 4 – Língua Portuguesa).

Objetivo: Inferir ideia principal em contos e reportagem.

Atividade: Leitura compartilhada e estudo de texto.  Atividade realizada nas aulas presenciais do 1º Semestre - 2021



                                                               
   
                                            
                                         
                                                                                      
                                             



     


                                                                                                                    
                           
        

















quarta-feira, 11 de agosto de 2021

PAN - 6º anos A e B (1º Semestre 2021).

PAN - 6º anos A e B - Professora Ane Kelly Oliveira. 

Habilidade: Reconhecer opiniões distintas sobre o mesmo assunto em reportagens, contos e enquetes (Nível 4 - Língua Portuguesa, SAEB 20219).

Objetivo: Reconhecer Opiniões distintas sobre o mesmo assunto.

Atividade: Ler, interpretar e opinar sobre textos diversificados. Atividade desenvolvida em aulas presenciais e on-line - 2º Bimestre.