Turma:
7º ano A e B
Professora: Patrícia Vanessa Dumas Cristofori
Objetivo:
Organizar um roteiro para a produção de um podcast sobre o tema “Aleatório”.
Habilidades:
Ø (EF69LP06) - Produzir notícias,
fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts
noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de
interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção
cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão
das culturas juvenis, em várias mídias).
Ø (EF67LP09) - Planejar notícia
impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista
as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos
e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado, do
levantamento de dados e informações sobre o fato.
Ø (EF69LP08) - Revisar/editar o
texto produzido, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia
em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a
relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das
ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e
adequação à norma culta.
A proposta aqui
apresentada visou envolver a turma em um projeto de gravação de um podcast
jornalístico, para que os alunos tivessem contato com momentos de oralidade que
exigem trato mais formal devido às características do contexto
sociocomunicativo.
O trabalho de leitura e
produção textual escrita do gênero entrevista realizado com os alunos dos 7º
anos no 3º bimestre, teve como objetivo produzir uma proposta metodológica para
o trabalho de leitura e escrita do gênero discursivo, possibilitando ao aluno
compreender o funcionamento da língua e a linguagem, considerando a importância
e função social desse gênero na vida cotidiana.
Os
estudantes elaboraram textos que posteriormente foram veiculados em podcast,
seguindo algumas orientações como: temática aleatória, o gênero textual entrevista
e ter sequência lógica, de acordo com o tipo de texto escolhido
Os
temas escolhidos para as produções foram diversos como: Músicas dos anos 80 e
90, Animes e desenhos, Tecnologia da Informação (TI), Filmes, Futebol,
Veganismo, Cultivo de plantas, Profissionais da Saúde em período de pandemia
entre outros.
As
etapas de produções ajudaram os alunos no processo final de revisão e verificação
das dificuldades, que eles tiveram ao logo de toda atividade e posterior
edição.
A
utilização de dispositivos móveis e portáteis (celulares) contribuíram para
facilitar o acesso as informações e a execução da atividade por meio do
podcast.