quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Ensino e tecnologia

Profª Marisa Maria Nascimento Nóbrega

                Este ano, as disciplinas da área de Ciências Humanas desenvolveram atividades na sala de informática com o objetivo de aumentar a capacidade e habilidade  dos alunos na utilização dos recursos digitais disponíveis no e-mail institucional. O E-mail é oferecido aos alunos matriculados em todas as escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desde 2017 e contém os aplicativos do Office365 da Microsoft. Tanto a Disciplina  de História quanto a de Geografia desenvolveram nas suas atividades pedagógicas, o uso de softwares no modo online e o  compartilhamento de textos, trabalhos, mapas, exercícios, vídeos e fotos.
                O objetivo é ampliar a autonomia dos alunos oferecendo atividades constantes ao longo do ano para que os alunos adquiram outras habilidades, tais como:
- Leitura e compreensão para busca de informações para estudo;
- Leitura, interpretação e compreensão de diferentes tipos de mídias;
- postagens, compartilhamentos e interação de conteúdos;
- ética e valores no acesso e divulgação de conteúdos;
                Enquanto a disciplina de História desenvolveu atividades em outros horários com o Projeto Microsoft, com alunos monitores e atividades direcionadas para pesquisa e produção de material com o aplicativo “ SWAY” e “Powerpoint”, a disciplina de Geografia , nos 8º e 9º anos utilizou durante o ano o uso o “ Classnotebook ”. Estas novas ferramentas permitem uma interação amigável entre estudo, pesquisa, compartilhamento e armazenagem, dinamizando e alavancando as aulas e promovendo uma nova  relação entre professor e aluno, para além dos 50 minutos de aula.
                Apesar da novidade, ainda é pouco o uso dos recursos disponibilizados pela Secretaria da Educação através do e-mail institucional por parte dos alunos. Este benefício deve ser usado para promover uma educação de inclusão e formação. Sendo assim, a área de Ciências Humanas está possibilitando aos alunos em suas disciplinas, aulas diversificadas para permitir uma formação mais consistente e uso de novas tecnologias.
Imagem do Classnotebook do 9ºB









As Disciplinas Eletivas do 1º semestre acabaram, mas deixaram um legado de cultura e protagonismo para nossos alunos!


"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento." 
Diretrizes do PEI

Ao final de cada semestre encerra-se o Plano das Disciplinas Eletivas elaborados pelos professores e dentro do Programa de Ensino Integral é necessário que se faça um PDCA (Planejar, Desenvolver Executar), Checar e Ajustar ( Replanejar as ações de modo a não cometer os pontos de atenção observados), das ações desenvolvidas na escola.

Neste intuito, realizamos o PDCA com professores e alunos , para identificarmos os Pontos Relevantes, como também os Pontos de Atenção identificados nas Disciplinas Eletivas e na Culminância do 1º semestre do ano de 2018.

Para nossa alegria, os alunos validaram as ações desenvolvidas por seus professores nas Disciplinas Eletivas, quando confirmaram as Ações Relevantes, citando as atividades que promoveram aprendizagem, ampliação cultural, trabalho em grupo, colaboração entre os alunos e fortalecimento do Projeto de Vida. A nota estipulada por eles foi de: 46,6% (9 e 10), 39,4% (7 e 8), 12,7% (5 e 6).

Existem indicadores de aprendizagem, identificados através das habilidades do Plano de cada Disciplina Eletiva, que tem monitoramento constante de seus professores, desde a Avaliação Diagnóstica feita no início do Projeto, como durante o processo e na Avaliação Final. O plano dos professores é feito de forma interdisciplinar, pois abrange profissionais de áreas de conhecimento distintas, contemplam as habilidades do Currículo do Estado de São Paulo e as habilidades socioemocionais presentes nas relações interpessoais e na Educação Interdimensional.

Segue o registro do PCDA desenvolvido e comparado entre professores e alunos das Disciplinas Eletivas do 1º semestre:


Análise do PDCA
Disciplinas Eletivas – 1º semestre de 2018


  


1) A Premissa predominante nas Disciplinas Eletivas, de acordo com a opinião dos professores foi :
Protagonismo

Obs: As ações desenvolvidas nas Disciplinas Eletivas perpassam por todas as Premissas. Entretanto a Premissa Protagonismo encontra franco espaço nas atividades desenvolvidas por esta disciplina . O jovem tem a oportunidade de ser proativo, instigado a refletir sobre a importância dos seus sonhos, escolhas, ações e aprendizagens para a construção do caminho que pode levá-lo a realizar o seu Projeto de vida.


2) Na visão dos alunos o item apontado com maior impacto na aprendizagem foi o trabalho em equipe e o respeito ao outro.



3) Monitoramento das Habilidades dos Planos das Disciplinas Eletivas




4) Considerando a Educação Interdimensional foram trabalhadas habilidades socioemocionais:
Disciplinas Eletivas
   Professores
PDCA dos alunos
Penso, logo invento
Os alunos tiveram uma convivência harmônica e respeitosa. Criaram historias e vídeos em conjunto, os diferentes grupos conviveram pacificamente (8º e 9º anos) colaborando para o
 bom desenvolvimento das aulas.



OK
Ação e Arte
Solidariedade, Respeito à diversidade e Cooperação
OK
WAR
Respeitar o próximo e seu trabalho, trabalhando em dupla
 ou equipe; exercer o espírito de limpeza durante as oficinas
 e  aulas. Ex: limpeza da sala após atividades propostas;
 grupo  de revisão para limpeza; organização das carteiras e evitar 
o desperdício guardando as sobras e reutilizando em aulas posteriores.





OK
Sweet Life
Sim. Debates interativos em torno da criatividade dos invento
res e seus inventos, a evolução tecnológica que os inventos
 vem sofrendo e como isso tem afetado o mundo e a evolu-
ção da sociedade.



OK
Contagiante
As ações atitudinais trabalhadas com os alunos foram:
 * Construir relações interpessoais com base no diálogo 
e respeito à diversidade. * Trabalhar de forma colaborativa c
om seus pares.



OK

Clicks e Curtas

Trabalho em equipe ( todas as atividades); b) União e cooperação; ( gregos - filme "300") c) disciplina e organiza-
ção, ( Forças armadas) d) pertencimento a um grupo ou a
 uma nação; ( povos e culturas) e) superação de obstáculos
 ( viagem de Vasco da Gama);



OK
Se eu fosse você
Expressar-se de maneira clara oralmente; desenvolver o 
 aprender a fazer, visando o bem comum; trabalhar de 
maneira colaborativa; tabular e sistematizar dados de
 pesquisa.



OK
Cacau World
Responsabilidade - Atividade que abordava o alcoolismo (pesquisa no laboratório de informática, vídeos com depoi-
mentos, dinâmica e roda de conversa). Montar a Coreografia, ensaios fora do horário de aula e compra do figurino.

OK































PONTOS RELEVANTES OBSERVADOS NOS PLANOS DE DISCIPLINA ELETIVA PELA EQUIPE GESTORA 
  1. A diversificação e inovação das atividades desenvolvidas com muita competência pelos professores. 
  2. As habilidades trabalhadas nas Disciplinas Eletivas, apresentaram um grande impacto na aprendizagem dos alunos, que varia de 20% a 70% em alguns casos. 
  3. Houve uma habilidade que não demonstrou crescimento por não ter sido trabalhada, devido à falta tempo. 
  4. A maioria das habilidades trabalhadas nas Disciplinas Eletivas, contemplam o Plano de Ação da escola e tiveram bons resultados nas AAPs. 

PONTOS DE ATENÇÃO OBSERVADOS NOS PLANOS DAS DISCIPLINAS ELETIVAS PELA EQUIPE GESTORA 
  1. Os Planos das Disciplinas Eletivas podem otimizar a convergência das habilidades que são indicadas para o Nivelamento, tanto em Língua Portuguesa como em Matemática. 
  2. Algumas Disciplinas Eletivas não conseguiram fazer o monitoramento de todas as habilidades que estavam programadas. 
  3. Otimizar a parceria entre os pares, afim de evitarmos que um dos responsáveis fique sobrecarregado. 
  4. Devido as dificuldades de obtenção de recursos, as atividades devem ser elaboradas pensando no reaproveitamento e otimização dos materiais. 

PONTOS RELEVANTES APONTADOS PELOS PROFESSORES NA CULMINÂNCIA:
  • Proximidade das apresentações no dia da culminância e o envolvimento e a participação dos alunos em todas as eletivas (protagonismo). 
  • 1.Stands e espaços foram bem montados 2. Alunos protagonistas na apresentação 3. Atividades interativas. 
  • A Culminância transcorreu de forma calma e atendeu ao que foi proposto na Eletiva, assim como mostrar o que selecionamos. 
  • Participação e envolvimento dos alunos na apresentação da eletiva, o protagonismo dos mesmos, o espaço onde ocorreu as apresentações 
  • A culminância foi excelente e prazerosa, tanto para professores quanto para alunos e pais presentes. Estava temerosa quanto a demonstrar os estudos realizados e a profundidade alcançada pelos alunos. No final, o produto ficou muito bom e os alunos demonstraram satisfação quanto ao resultado. 
  • Pontos relevantes: todos no mesmo espaço, a participação dos alunos e comunidade, facilidade de visitação dos professores nas diversas eletivas 
  • Conseguimos acompanhar o trabalho das outras Eletivas. 
  • As eletivas no mesmo espaço de apresentações. 


PONTOS DE ATENÇÃO APONTADOS PELOS PROFESSORES NA CULMINÂNCIA:
  • 1.A entrada do portão à quadra não estava sinalizado, faltou uma recepção. 2. Faltou cronograma com abertura e apresentação (repetiu-se a mesma apresentação) 3. O horário de entrada dos alunos deve ser anterior à abertura pra comunidade 4. A Eletiva não foi aberta à comunidade como nos anos anteriores 5. Melhorar conscientização da roupa adequada dos alunos. 
  • Apesar do espaço ser adequado tivemos problemas com o sol, pois tínhamos que mudar constantemente de lugar a oficina de caixinha, não nos atentamos para a posição do sol 
  • E ponto de atenção nada a declarar. 
  • Os alunos que irão se apresentar chegar mais cedo, ou seja, junto com quem vai arrumar os stands 
  • Quanto ao ponto de atenção foi a responsabilidade de uma parte dos alunos da eletiva que não produziram nenhum produto solicitado, não ajudaram na produção da maquete e não vieram na culminância. 
  • Pontos de atenção: a antecipação da data. 
  • Apesar do local ser adequado, tivemos problemas com o sol, pois tínhamos que mudar constantemente de lugar a oficina de caixinha, não nos atentamos para a posição do sol. 

PONTOS RELEVANTES APONTADOS PELA EQUIPE GESTORA
  • A Culminância no formato de stands e oficinas foi um ponto muito significativo para fomentar a participação e o Protagonismo dos alunos. 
  • Houve identificação do impacto da aprendizagem dos alunos e sua ampliação cultural por meio das explicações feitas pelos alunos. 
  • Houve também a integração dos professores, escola e comunidade no que diz respeito ao espaço destinado a todas as Disciplinas Eletivas estarem em um mesmo ambiente. 
  • A apropriação dos alunos que participaram da construção das atividades durante o processo no decorrer do semestre, tendo como resultado as excelentes apresentações. 
  • A dedicação dos professores para que a realização do evento se tornasse um sucesso. 

ESCLARECIMENTO DOS PONTOS DE ATENÇÃO APONTADOS PELOS PROFESSORES NA CULMINÂNCIA 
  • Apesar do sol ter atrapalhado alguns stands, salientamos que esse é um espaço que comporta todas as Disciplinas Eletivas para visitação. 
  • A antecipação da data não foi imposta pela escola e sim uma adequação necessária para atender a agenda da SEE. 
  • O evento foi aberto à Comunidade que foi recepcionada por alunos e funcionários que ficaram no portão, inclusive foi enviado convite para todos os pais. 
  • Faltou um Cronograma com as atividades do evento. 
  • Quanto a repetição da coreografia da Eletiva Contagiante, foi para atender às solicitações de pais que chegaram posterior à apresentação, o que não influenciou na continuidade do desenvolvimento da dinâmica da Culminância. 


Agradecemos a sua participação no PDCA das Disciplinas Eletivas do 1º semestre de 2018.



Simone da Silva de Paula
Professora Coordenadora Geral

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Conhecer, analisar, argumentar

Por Lucilene Fernandes


Nesta semana, realizamos mais um Júri Simulado nas aulas de História do 9º ano.


O governo do Presidente Getúlio Vargas foi novamente julgado pela História. No papel de advogados de acusação e de defesa, os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão.
Gabriel, 9º 


Gabriel, aluno que fez parte do grupo de acusação ao governo Vargas, diz que "Aprendemos com o passado e conhecer sobre Vargas é importante para entender melhor nosso país!"



A atividade é parte das ações do trabalho interdisciplinar que está sendo realizado entre as aulas de História e de Geografia, pelas professoras Lucilene Fernandes e Marisa Nóbrega, articulando os estudos sobre o século XX nas duas disciplinas.



As turmas de 9º já estavam estudando sobre o governo de Vargas e puderam fechar os trabalhos sobre o tema participando de um julgamento. Além dos papéis de acusação (Maria Julia, Thaina, Gabriel e Vinícius) e defesa (Wederson, Pedro e Fábio), os demais alunos assumiram o papel de juri popular. E, depois de observarem o debate e encaminharem perguntas aos grupos, apresentaram sua posição, em um voto justificado por escrito.


Nesta atividade, o governo Vargas foi considerado ruim pela maioria dos jurados. 

No entanto, a importância está no exercício de analisar a história e a política do país. Os estudantes fizeram paralelos entre o passado e o presente aguçando a percepção sobre a política atual, desenvolvendo habilidades necessárias ao exercício da cidadania.

Vinícius, aluno do 9º ano

O aluno Vinícius conclui que os alunos podem "Aprender com os diferentes pontos de vista. Não importa se é contra ou a favor, o importante é argumentar com suas ideias".

A atividade já faz parte da tradição das aulas de História e inclusive já foi objeto de postagem deste blog em 2015. (clique aqui para ver o júri de 2015)


quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Em competição:

Alunos do Olímpio Catão lançam foguete de garrafa pet


As aulas de Ciências e Matemática são, muitas vezes, questionadas em seus aspectos teórico-metodológicos, pois geralmente priorizam aulas expositivas e sem aplicabilidade no contexto extraclasse. Assim, a busca por metodologias diversificadas e práticas experimentais é necessária.

Diante disso uma possibilidade de trabalho que estimula o protagonismo discente nas atividades, são as aulas de Práticas Experimentais que acontecem semanalmente em nossa escola. Em nossas últimas aulas, os alunos dos 8 anos A e B, com a coordenação das professoras de Matemática Silvia Helena e Mayara Macedo e a professora de Ciências Maria Cristina Freitas, construíram um foguete movido a vinagre e bicarbonato de sódio.

O objetivo foi reconhecer à proporcionalidade envolvida entre o vinagre e o bicarbonato de sódio e a reação química dos materiais que liberam o gás carbônico. 

Ocorreram alguns testes, até que, na última quinta-feira, dia 30/08, aconteceu a competição entre as turmas no pátio da escola, com a supervisão da Professora e Coordenadora da Área Marcia Cristina Assis.

A atividade foi bastante envolvente, a competição estimulou o empenho e a vontade de ganhar dos alunos, motivando o trabalho na busca dos melhores resultados. Vale destacar a cooperação e diálogo durante todo o trabalho das equipes.

Habilidade de Matemática: Saber reconhecer situações que envolvem proporcionalidade em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas direta e inversamente proporcionais.

Habilidade de Ciências: Estabelecer uma ligação entre a física e a química, provando que todas as matérias estão interligadas.






































Referências:
SÃO PAULO(Estado) Sec. da Educação. Caderno do aluno: 7série/8°ano. Matemática. Vol1. São Paulo:SE,2014-08-26.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5MdUyZwaFfQ acesso em 24/08/2018.