terça-feira, 11 de setembro de 2018

Conhecer, analisar, argumentar

Por Lucilene Fernandes


Nesta semana, realizamos mais um Júri Simulado nas aulas de História do 9º ano.


O governo do Presidente Getúlio Vargas foi novamente julgado pela História. No papel de advogados de acusação e de defesa, os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão.
Gabriel, 9º 


Gabriel, aluno que fez parte do grupo de acusação ao governo Vargas, diz que "Aprendemos com o passado e conhecer sobre Vargas é importante para entender melhor nosso país!"



A atividade é parte das ações do trabalho interdisciplinar que está sendo realizado entre as aulas de História e de Geografia, pelas professoras Lucilene Fernandes e Marisa Nóbrega, articulando os estudos sobre o século XX nas duas disciplinas.



As turmas de 9º já estavam estudando sobre o governo de Vargas e puderam fechar os trabalhos sobre o tema participando de um julgamento. Além dos papéis de acusação (Maria Julia, Thaina, Gabriel e Vinícius) e defesa (Wederson, Pedro e Fábio), os demais alunos assumiram o papel de juri popular. E, depois de observarem o debate e encaminharem perguntas aos grupos, apresentaram sua posição, em um voto justificado por escrito.


Nesta atividade, o governo Vargas foi considerado ruim pela maioria dos jurados. 

No entanto, a importância está no exercício de analisar a história e a política do país. Os estudantes fizeram paralelos entre o passado e o presente aguçando a percepção sobre a política atual, desenvolvendo habilidades necessárias ao exercício da cidadania.

Vinícius, aluno do 9º ano

O aluno Vinícius conclui que os alunos podem "Aprender com os diferentes pontos de vista. Não importa se é contra ou a favor, o importante é argumentar com suas ideias".

A atividade já faz parte da tradição das aulas de História e inclusive já foi objeto de postagem deste blog em 2015. (clique aqui para ver o júri de 2015)