sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aprender Sempre

Professor: Braga

No início do mês de agosto realizamos a recuperação intensiva do Aprender Sempre, onde foi oportunizado aos alunos do 6ºano a retomada das habilidades trabalhadas no primeiro bimestre. Nesse trabalho os alunos puderam trabalhar as habilidades do currículo, além das socioemocionais com trabalho em grupo e apresentação de maquetes do entorno da escola. 


TEMA
Memória e paisagem
O nosso lugar e suas transformações: espaço e tempo

TURMAS
6º ano A e 6º ano B

PROFESSOR
Braga

RECUPERAÇÃO INTENSIVA
APRENDER SEMPRE

HABILIDADE
Relacionar informações, com base em textos e/ ou ilustrações, que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
· Atividade 1. Exercícios de análise de imagens antigas e atuais da Catedral da Sé (SP) e da Praça Afonso Pena (SJC)
· Atividade 2. Construção em grupo de maquetes da Praça Afonso Pena antiga e atual
· Atividade 3. Exposição das maquetes construídas pela turma




terça-feira, 17 de setembro de 2019

Reinauguração da Sala de Leitura


  
No dia 22 de agosto de 2019 foi realizada a reabertura da Sala de Leitura da E.E.E.I. Olímpio Catão e também comemorado o “Dia do Folclore Brasileiro”. Para enriquecer este evento recebemos a visita da ilustre contadora de história Ana Rita Lemes de Oliveira que  apresentou “A sopa de pedra de Pedro Malazartes” de Monteiro Lobato para as turmas dos 6ºs anos.

Objetivos:


Comemorar o dia do Folclore Brasileiro;
Instigar a curiosidade natural dos alunos;
Reconhecer as características de nosso rico Folclore;
Desenvolver a capacidade interpretativa e a criatividade;
Apresentar os saberes e mitos do folclore e os ditados populares, as tradições e costumes;
Identificar esses elementos em sua vivência cotidiana.


Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a contadora, que através do conto passou uma mensagem sobre a importância de se utilizar da esperteza no dia a dia para o lado do bem sem prejudicar o próximo.
  
A Sala de Leitura da E.E.E.I. Olímpio Catão dará continuidade em suas atividades com o objetivo incentivar e apoiar as atividades de protagonismo, promovendo ações inovadoras que incentive a leitura.


                              





quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Aprender Sempre: Sequência Didática na aula de História

Por Lucilene Fernandes

Nos primeiros dias do semestre as atividades foram de retomada e recuperação de habilidades que ficaram defasadas. Realizamos uma adaptação do material "Aprender Sempre" enviado pela SEDUC, elaborando uma Sequência Didática para a recuperação intensiva. 

No 9º ano, a Sequência Didática envolvendo as disciplinas de História e Geografia trabalharam os objetos de conhecimento "Crise econômica" e "Migrações". O foco da recuperação foi trabalhar com habilidades de pesquisa de informações em diversos tipos de fontes, trabalhando a competência leitora com diferentes gêneros textuais.

A leitura do jornal em sala de aula foi disparadora para o tema e trouxe um suporte que as novas gerações não estão mais acostumados a utilizar: o jornal escrito. Observou-se que houve algum estranhamento e até dificuldade em compreender a divisão dos cadernos do jornal, a organização da notícia no espaço da folha com diferentes texto, a questão da autoria dos textos quando escritos pela equipe de redação. Também revelou-se interessante a observação da leitura de textos da área econômica que trazem dificuldades no trato com vocabulário que ouvimos diariamente nos noticiários como PIB, inflação, recessão, desvalorização monetária.

A leitura do texto com conceito de crise econômica, recessão e depressão ajudou a sistematizar o tema na teoria. Assim, os alunos partiram para pequisa na internet já com informações básicas para selecionar e analisar gráficos que indicassem crise econômica em algum momento da história do país.

E para sistematizar e apresentar o que aprenderam, a linguagem da HQ em charge e tirinhas foram produzidas!




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Tema: Globalização e Crises econômicas
Título da Atividade: A Globalização e as crises econômicas


Questão Disparadora: Você sabe as consequências de uma crise econômica e como isso nos afeta?

Atividade 1.Atividade disparadora. Leitura de jornal. Em grupos os alunos farão a pesquisa em um jornal de imagem e notícia relacionada à crise econômica e socializarão no grupo.

Atividade 2. Análise de texto com conceito de crise econômica e recessão. Colocar em linha do tempo crises econômicas destacadas na história.

Atividade 3. Pesquisa de gráfico de desemprego no Brasil nos últimos anos usando a sala de informática e análise dos dados pesquisados formulando conclusão sobre a leitura do gráfico. Pesquisa de motivos que trouxeram imigrantes japoneses, italianos, alemães e venezuelanos para o Brasil.

Atividade 4. Vamos apresentar o que aprendemos sobre crise econômica e migração em forma de HQ: Tirinha ou Charge.

terça-feira, 9 de julho de 2019

EXPRESSÃO EM LINGUAGENS: ESCULTURAS TRIDIMENSIONAIS

Linguagem tridimensional, trás obras trabalhadas em profundidade física,caracterizada pelo espaço tridimensional,que engloba as três dimensões: altura,largura e profundidade.

Com os alunos dos sextos anos ,trabalhamos a tridimensionalidade em esculturas feitas de arame maleáveis,fita crepe,durex colorido e folhas de sulfite.baseado em Alibrejes.

Alibrejes :São figuras enigmáticas,coloridas, construídas   com estruturas de madeira e arame  e depois recobertas de papéis e tecidos, uma tradição do folclore do México.















Valorizando a percepção estética e a imaginação criadora do aluno, cuidando para não silenciar sua poética pessoal.

                  Obras em barra de sabão e sabonetes, esculpidas com tesoura sem ponta.










Habilidade:Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional;reconhecer e interpretar a tridimensionalidade em produções artísticas; operar com a tridimensionalidade na criação de idéias nas linguagens de arte.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

DESENHOS NA CRIAÇÃO DE FiGURINOS

O desenho é uma das primeiras manifestações humanas.
A partir da criação  de um desenho bidimensional, cria - se a imagem que será concretizada na forma tridimensional, valorizando a percepção estética e a imaginação criadora.
Os alunos do sétimo ano da EEEI Olímpio Catão, fizeram um Croqui  rico em detalhes e concretizaram com o figurino de um chapéu.

Habilidade: Compreender,construir e ampliar conceitos sobre o desenho e suas conexões; relacionar e interpretar as potencialidades do desenho como registro ; operar com desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas.



 






 

 






quarta-feira, 3 de julho de 2019

O CORPO COMO INSTRUMENTO MUSICAL

SUPORTES NÃO CONVENCIONAIS

O corpo é um suporte físico especifico , um instrumento de percussão.

OBJETIVO
Compreender a capacidade e o funcionamento do corpo para usá-lo com expressividade, 
inteligência, harmonia, responsabilidade e sensibilidade.
Improvisar e criar seqüência de gestos com os outros colegas. 
Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

Metodologia
Utilizando muito as onomatopeias,formações de palavras e de sons.
Explorando o conceito de percussão corporal, utilizando as palmas das mãos.
Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com  as mãos, os tipos de palmas (grave, estrelada, flecha, entre outras), estalos de dedos, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua , batidas no peito e na bochecha, percussão vocal,  assobios, sopros, linguá fictícias, sonoplastia corporal etc.
Improvisar e criar sequências de gestos com os outros colegas. 
Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

  Atividades realizadas com os alunos dos Oitavos anos, da EEEI  Olímpio Catão.



Referência internacional em percussão corporal
O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica
Melodias de diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. Com resultados surpreendentes. Sua maneira singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico.



Referência internacional em percussão corporal
O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica
Melodias de diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.Com resultados surpreendentes. Sua maneira singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico.
Habilidade
Compreender o suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte.
Avaliação
A qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;
Participação na roda de improviso e nas atividades de criação;
Estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.




segunda-feira, 1 de julho de 2019

OBRA NO PRATO

Os alunos dos nonos anos , da Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão, trabalharam na aula de arte , a ampliação do conceito sobre a questão da materialidade, ampliando o repertório de suas produções artísticas.
A criação em arte são tecidos e entrelaçados pela fala do artista em caminhadas criativas para a construção de suas obras.



Nutrição

Inspirado no documentário Lixo Extraordinário,que o artista plástico Vik Muniz, que produz retratos dos catadores que trabalham no aterro Sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, no município  de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro.
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que produz obras voltadas para a sustentabilidade utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra, dentre outros . Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia.

Contextualização 
                             
A escolha de materiais , ferramentas, suportes e procedimentos técnicos estão em permanente diálogo  nos processos de criação, materiais não convencionais.
Os alunos criaram durante uma refeição usando o próprio alimento como suporte para suas obras.


Habilidade: Ampliar repertórios pessoais e culturais, percebendo sua importância em processos de criação nas vária áreas do conhecimento humano.