quarta-feira, 7 de outubro de 2020

REMATRÍCULA 2020

 🚨 ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS ⚠️

👉🏼 REMATRÍCULA ONLINE 2021 ✅


Temos um comunicado para fazer:

Do dia 06 até o dia 16 de outubro estarão abertas às rematrículas para o ano de 2021.

⚠️ Obrigatório para os alunos do 6º/7º/8º/9º do Ensino Fundamental e 1º/ 2º do Ensino Médio - Os alunos do 3º Ano do EM caso queiram cursar o 4º Ano deverão fazer a rematrícula (opcional)! ⚠️


Acessem o site https://sed.educacao.sp.gov.br para fazer a rematrícula, ou pelo aplicativo “MINHA ESCOLA”

➡️ Veja o tutorial de Rematrícula pelo site da SED: https://drive.google.com/file/d/1mcEeIS1xJaASs02KBGA5HfeLMssepEzj

➡️ Veja o tutorial de Rematrícula pelo Aplicativo “Minha Escola”: https://drive.google.com/file/d/1mduKRyrByFSbFtZzXjrVMrLqxAhxyEut

➡️ Tutorial Completo:
https://drive.google.com/file/d/1m_YbxC5ASrnBSgmdsGFFSWZz9CxuVci6


Até breve, cuidem-se.

Atenciosamente,






segunda-feira, 5 de outubro de 2020

1ª OLIMPÍADA INTERNA DE ASTRONOMIA

por Lucilene Fernandes

A Equipe de Ciências Humanas da EEEI Olímpio Catão adaptou as atividades ligadas à OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - para que nossos estudos aconteçam online. Realizamos um Bate papo sobre Astronomia com todas as turmas da escola e lançamos a 1º Olimpíada Interna de Astronomia como atividades de preparação de nossos alunos para a OBA 2020.


Neste ano, todas as nossas práticas tiveram que ser reconstruídas devido à pandemia de COVID19. Nos anos anteriores planejávamos algumas aulas para focar em atividades de pesquisa e estudo sobre astronomia nas disciplinas de História e Geografia, juntamente com os professores de Ciências e das demais disciplinas. Como enfrentar mais este desafio de engajar os alunos nestes estudos em casa?

Nossa opção foi por bater um papo sobre o tema com os alunos com os seguintes objetivos:
  • abrir um espaço para dúvidas e curiosidades sobre astronomia
  • divulgar aplicativo e página para estudos e simulados da OBA
  • lançar a 1º Olimpíada Interna de Astronomia
 

O Bate papo sobre Astronomia aconteceu no dia 10 de setembro e foi realizado em dois horários, o primeiro para os alunos do 8º e 9º anos e o segundo, para para 6º e 7º anos. Todos contaram com a apresentação dos professores Braga, Marisa, Débora e Lucilene. A Equipe Gestora e os demais professores da escola prestigiaram o evento on-line, realizado pela plataforma Google Meet e registram elogios à participação dos alunos.

Os alunos assistiram a um vídeo de sensibilização e puderam fazer todas as perguntas que vinham à sua mente. E neste momento pudemos ver que muitos dos nossos alunos se interessam muito pelo tema e têm um "universo de curiosidades" mas também muito conhecimento. O aluno Guilherme, do 6º ano, foi um dos alunos que ajudou a responder perguntas dos colegas e debateu com os professores sobre a formação do nosso universo e o futuro do sol.

Na divulgação de formas e plataformas de estudo, os alunos puderam conhecer o aplicativo OBA SIMULADO que está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e permite responder perguntas são adaptadas das provas reais realizadas desde o primeiro ano da Olímpiada, organizadas em um empolgante quiz, pra você se divertir e testar seus conhecimentos de astronomia e astronáutica. O Simulado OBA é principalmente destinado aos alunos que vão participar das provas da OBA níveis 1, 2, 3 ou 4.


Mas os simulados e estudos também podem ser feitos pelo site:


1º Olimpíada Interna de Astronomia foi lançada durante o evento. Deve ser feita através de um formulário na plataforma Google, encaminhadas nos grupos de WhatsApp das turmas.  Estamos aguardando a divulgação do resultado da 1º Olimpíada Interna de Astronomia no final do 3º bimestre.



E no 4º bimestre acontecerá a OBA 2020, evento oficial que neste ano também será online. E nós vamos participar muito mais preparados!





quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A Ética, a Autonomia e a Escola

 

       Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira


        Sempre que se fala em formação de cidadão, se pensa em uma pessoa ética e com autonomia. O ser humano nasce na anomia, com ausência total de regras – não governa a si próprio. Ao nascer, o meio impõe as regras, e a sobrevivência do ser humano se adapta a estas regras. Na sua evolução, a criança segue as regras do adulto, temendo perder o seu amor. Segundo Luciene Tognetta, nesta tendência teríamos a heteronomia, as regras são externas. Quando a relação deixa e ser uma relação de subserviência, para atingir o a confiança eu tenho a autonomia. Para Piaget a autonomia nunca é um fim, mas sim um processo.

        O Prof. Dr. Renato J. Ribeiro explica que uma decisão ética deve ser autônoma. A ética não é somente respeitar um roteiro normativo, isto não qualifica uma pessoa como ética. A Ética é a qualidade de se avaliar e/ou avaliar se uma ação é correta ou errada. Neste sentido a frase de (PUIG, 1998, p. 150) “Uma tarefa complexa que os seres humanos realizam com a ajuda de seus companheiros e dos adultos para elaborar aquelas estruturas de personalidade que lhe permitirão integrar-se de maneira crítica ao seu meio sociocultural” nos informa que a ética e a autonomia caminham juntas. Por meio da ética o ser humano é capaz de medir os prós e contras de uma situação para chegar a uma resolução que ele ache justa e a autonomia é a capacidade de dar a si próprio a própria lei. Neste sentido, na escola proporcionar atividades que visam de formar cidadãos autônomos com ética.


Referências:

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/mod/page/view.php?id=9013

https://jornal.usp.br/atualidades/a-etica-depende-da-autonomia-para-decidir-avalia-renato-janine/


terça-feira, 18 de agosto de 2020

Alunos engajados nas aulas do Centro de Mídias


 Por Lucilene Fernandes


O ano de 2020 tem representado um desafio em nossas escolas públicas. Mas um desafio que nós, da Escola Olímpio Catão, enfrentamos firmes, buscando caminhos para continuar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem que estava planejado para ser realizado no espaço da escola.

No intento de conseguir que os alunos estudem de casa, professores e gestores da Escola Olímpio Catão usam da criatividade para engajar os alunos nas atividades propostas. Além de diversificar as atividades síncronas e assíncronas, o contato telefônico dos professores com os alunos [em tutoria] e com os responsáveis [em orientações] tem se intensificado e se mostrado muito importante.

Atividades síncronas: roda de leitura, plantão de dúvidas, apoio on line para tarefas, acompanhamento das aulas por aplicativo de conversa da turma etc.

Atividades assíncronas: orientação de roteiros de estudo, concurso de desenho, formulários, padlets, entre outras.

Mas, sem dúvida, devemos reconhecer que as aulas do CMSP - Centro de Mídias São Paulo - têm sido fundamentais para que o processo ensino-aprendizagem continue se desenvolvendo neste ano letivo de 2020, ainda que reconheçamos as imensas dificuldades os limites que temos na realização de atividades remotas, principalmente com a parcela de nossa clientela de maior vulnerabilidade social.

As aulas on-line, o aplicativo para celular e o patrocínio de dados móveis contribuíram muito para que uma parcela significativa de nossos alunos esteja estudando em casa mesmo diante das dificuldades emocionais, sócio-econômicas e familiares. 

Vejamos exemplos de alunos que acompanham as aulas e continuam engajados mesmo quando a aula termina:


1. A aluna Ana Júlia, 7º ano, construiu a agenda sugerida na aula de Projeto de Vida no CMSP.
Orientação da Professora Lucilene Fernandes (História e Projeto de Vida)

Agenda 


2. A aluna Giovana, 6º ano, teve a iniciativa de construir um QUIZ on-line após a aula de História no CMSP. Orientação da Professora Débora Almeida (História e Orientação de Estudos).


3. E a aluna e artista Thaís, 8º ano, resolveu unir seu talento no desenho com a aula de História no CMSP e fez uma releitura do quadro de D. Pedro I. Orientação da Professora Débora Almeida (História e Orientação de Estudos).



Claro que enfrentamos problemas. Mas seguimos na busca ativa e em todo apoio que conseguimos dar a nossos alunos. 

E gostaríamos de parabenizar os alunos que se esforçam todos os dias da semana, acompanham as aulas e realizam as atividades. O processo de aprendizagem é interno. E quando o aluno dedica atenção às aulas on-line, esforço na realização das atividades e protagonismo na criação de suas técnicas de estudo - este aluno está realmente aprendendo!

Aplausos aos esforços dos alunos, das famílias, dos professores, da equipe escolar e da SEDUC em suas diversas instâncias.

Alunos da Eletiva Curiosiarte seguem aprendendo

 Este ano de 2020 está mesmo muito diferente! Quem esperava que antes de terminar o primeiro bimestre letivo enfrentaríamos um problema de saúde pública mundial?

Mas seguimos firmes, enfrentando os problemas com resiliência e criatividade. E com muito, muito trabalho de equipe!

Nós, professores e alunos da Eletiva Curiosiarte estamos fazendo o possível para realizar as atividades de forma remota. E nos esforçamos para apoiar os colegas que enfrentam mais dificuldades no acesso tecnológico e na motivação para estudar de casa.

Hoje, viemos mostrar nossos esforços durante os dois primeiros bimestres deste ano de 2020. 

As professora Nany Flores e Lucilene Fernandes continuam a orientar os trabalhos da eletiva durante o segundo semestre letivo.

Agradecimentos a todos que contribuíram com este vídeo.

Se você também for uma pessoa "curiosiarte", aceitamos sugestões e apoio para novas atividades!

Até mais, somos todos CURIOSIARTE!



Eletiva: JAP POP

Para visualizar a culminância da Eletiva JAP POP, acesse:


https://padlet.com/selmasaab/uy0aijgzsgaj6tyt


Alunos do 6º ano A / B e 7º ano A / B

Professores: Erivelto Braga e Selma Saab


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Eletiva: Photocine

Para visualizar a culminância da Eletiva: Photocine, acesse:


 https://padlet.com/deboravasti/v74g60orfguxqzq

💗💗💗

Alunos do 8º ano A / B e 9º ano A / B

Professoras: Ane Kelly e Débora Vasti

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Reflexão sobre o ensino a distância

Por Débora Almeida

Nas ações que estabeleci para o PIAF estão: Refletir e buscar iniciativas que mostrem aos alunos minha abertura enquanto professora para ouvi-los e apoiá-los. 

Mesmo o ensino sendo a distância, nesse momento, procurei estabelecer com os meus alunos essa ação da seguinte forma: quando recebo os seus roteiros de atividades, sempre procuro enviar um áudio mostrando essa disponibilidade para esclarecer questões e textos, falando dos roteiros de atividades que eles por ventura ainda não tenham enviado e encaminhando estes para que possam realizá-los. E a maioria deles têm retornando essas mensagens, pedindo explicações de questões e textos. E também tem encaminhado os roteiros de atividades, deixando suas atividades em dia.

Tenho observado com mais atenção meus tutorados e meus alunos do 6ª A, porque sou representante de sala dessa turma. E nas tutorias tenho tido a oportunidade de conhecer suas preferencias e gostos dentro da escola e fora dela. Percebi que a maioria tem mais dificuldade em Matemática por exemplo. E o que mais gostam fora da escola são os jogos de celulares.

Tenho tido a felicidade de observar muitos alunos melhorando o seu protagonismo, mesmo no ensino a distância. Exemplo disso é a aluna Katelen, 6ªA, sempre se coloca à disposição para ajudar os colegas a realizar as atividades e ajuda as professoras a fazer prints da tela das aulas do CMSP para colocar no grupo de Watssap da turma. 

Registro ainda o protagonismos dos alunos: Ana Alice, Carlos, Andrei, Matheus, Otávio, Larissa e Vinicius que participam ativamente das aulas do CMSP através do CMSP, no grupo de Watssap da turma. 

E eu e a professora Mayara temos criados formas de incentivá-los ao Protagonismo. Até porque nesse momento, os alunos têm se tornado o sujeito principal da ação educativa, porque têm se tornado praticamente autodidáticos. 

Nessa fase de Isolamento social, nossos alunos têm conseguido se tornar protagonistas na gestão de sua aprendizagem, graças ao incentivo de todos os envolvidos, equipe gestora, pais e professores, e principalmente nós professores tutores e representantes de classe/série.

domingo, 28 de junho de 2020

Concurso de desenho: Todos contra o racismo.



Nesta semana estamos realizando um concurso de desenho com o tema "Todos contra o racismo".

O objetivo do concurso é estimular  a valorização da diversidade e o respeito ao pluralidade de pessoas em nossa sociedade. 

Este tema faz parte das ações de Educação para as Relações Étnico Raciais (ERER) da SEDUC e se faz particularmente importante no contexto das mobilizações que têm acontecido na sociedade na luta contra o racismo no Brasil e no mundo.

Serão premiados o melhor desenho em cada ano/série. 

Todos os alunos podem e devem participar! Esta atividade será considerada por todos os professores na avaliação bimestral.

O desenho deve ser encaminhado ao Professor Tutor.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

O que é preciso saber para usar o aplicativo CMSP?


Nesta época em que temos que ficar em casa, a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) disponibilizou um aplicativo para que todos os alunos das escolas estaduais tenham acesso a aulas on line.

O aplicativo é gratuito e não consome seu pacote de dados!

No vídeo abaixo você vai entender tudo bem direitinho....


Você pode baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular. E depois que você já tiver baixado o aplicativo, comece a assistir as aulas!

Na hora da aula, aquelas regras de respeito e protagonismo são importantes!
Fique atento a algumas regrinhas:



Qualquer dúvida, você pode procurar seu professor!

Bons estudos...

terça-feira, 28 de abril de 2020

Passo a passo para o aplicativo Centro de Mídias SP


Atenção alunos: 

Passo a passo para acesso ao aplicativo Centro de Mídias SP.

1°) Baixe o aplicativo Centro de Mídias SP no Play Store.
2°) Acesse o aplicativo colocando seu RA com a sigla SP no final e digite a senha. Exemplo:
  • Login: 00002236879sp
  • Senha: 20011987 (para muitos alunos a senha é a data de aniversário completa)

Observações:
1. Esqueceu a sua senha? Clique em: https://sed.educacao.sp.gov.br/
  • Digite seu RA com a sigla SP no final e clique em esqueci a senha.
  • Digite as informações necessárias e o próprio sistema irá reconfigurar a sua senha para a data de aniversário.
  • Quando for acessar, o sistema pedirá para você criar uma nova senha.
2. Não sabe seu RA? Clique: https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/CadastroAluno/ConsultaRAAluno
  • Preencha todos os dados  e o sistema apresentará seu RA.


Fique atento!

As aulas on-line começam no dia 27 de abril. Em breve a escola irá divulgar o horário das aulas para cada série. A partir do dia 27, quando você abrir o aplicativo, irá encontrar salas divididas por série. Para assistir as aulas, basta clicar na sua série no horário que será divulgado.

Até lá,  o aplicativo está em testes para que você possa ir se familiarizando.


Vídeo explicativo com o passo a passo para acesso ao aplicativo Centro de Mídias SP.


Obs: vídeo e explicação enviada pela SEE, postada nos grupos de WhatsApp dos alunos dia 26/04/2020.



sábado, 25 de abril de 2020

MENSAGEM PARA OS ALUNOS DURANTE A QUARENTENA


No dia seis de abril de dois mil e vinte (início das férias) a Equipe Gestora e os demais professores, enviaram mensagens de carinho para os alunos em um vídeo postado nos grupos de WhatsApp das turmas, transmitindo energias positivas a cada um.

Cada professor fez seu gesto de carinho através de uma fotografia com mensagens de tudo vai ficar bem; logo estaremos juntos; para se cuidar e ficar em casa, entre outras lindas mensagens. Iniciamos o vídeo com a seguinte mensagem: “Nós, a Equipe Gestora e Professores da E.E.E.I. Olímpio Catão já estamos com saudades de nosso dia a dia junto a vocês nossos queridos alunos, mas neste momento precisamos ficar em casa, ser solidários e ajudar uns aos outros. Fizemos este pequeno vídeo para externar o nosso carinho e dedicação a vocês. Um beijo grande e um abraço forte!”





Para nossa surpresa, após a postagem do vídeo, recebemos uma linda homenagem dos nossos queridos alunos.
“Queridos professores(as) e Equipe Gestora, nós alunos do 8 ano A, fizemos uma homenagem para vocês, pois assim como vocês tem um carinho enorme por nós, temos muito por vocês, e muito a agradecer também. Cada atividade, bronca kkk, cada coisa que vocês falam e ensinam, vão ficar sempre em nossas mentes e corações, as vezes não somos os mais fáceis de lidar, mas gostamos muito de vocês, e esse tempo que estamos longe, está deixando uma saudade enorme de todos vocês, e da escola também! Um beijo enorme de todos nós.”      


   

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Roteiro de Atividades - Projeto de Vida

     

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
E.E.E.I. “OLIMPIO CATÃO”
Praça Afonso Pena s/nº - Centro – Fone: (12) 3922-0729

CEP 12.210.090 – São José dos Campos/SP



São José dos Campos, 02 de abril de 2020.

COMUNICADO AOS RESPONSÁVEIS e ALUNOS

De acordo com o Comunicado da Secretaria da Educação e Decreto Nº 64.862, de 13/03/2020, por medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID -19.

Ø  As atividades gradualmente suspensas do dia 16/03 a 20/03
Ø  As aulas estarão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020.

OBS: Os alunos devem executar as atividades propostas e apresentá-las no seu retorno.

Fiquem atentos às informações divulgadas pela mídia e redes sociais sobre o retorno às aulas.
Contamos com o apoio e compreensão de todos.


A CONDUTA DE CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR A SALVAR VIDAS!
Atenciosamente,
Equipe Gestora da E.E.E.I. Olímpio Catão


Segue roteiro das atividades referente à disciplina de Projeto de Vida

Clique nos links abaixo para ver os roteiros de cada ano/turma a partir do dia 03/04/2020:



* Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelos professores no grupo de whatsapp da turma.

Selo fique EM CASA do Instagram para Download - Designe
              









Roteiro de Atividades: Protagonismo Juvenil e Orientação de Estudos (Língua Portuguesa / Matemática)

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
E.E.E.I. “OLÍMPIO CATÃO”
Praça Afonso Pena s/nº - Centro – Fone: (12) 3922-0729

CEP 12.210.090 – São José dos Campos/SP


São José dos Campos, 03 de Abril de 2020.

COMUNICADO AOS RESPONSÁVEIS e ALUNOS

De acordo com o Comunicado da Secretaria da Educação e Decreto Nº 64.862, de 13/03/2020, por medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID -19.

 As atividades gradualmente suspensas do dia 16/03 a 20/03
As aulas estarão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020.

Clique nos links abaixo para ver os roteiros de cada ano/turma a partir do dia 03/04/2020:



OBS. 1: Os alunos devem executar as atividades propostas e apresentá-las no seu retorno.

OBS. 2: Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelos professores no grupo de whatsapp da turma.


Fiquem atentos às informações divulgadas pela mídia e redes sociais sobre o retorno às aulas.
Contamos com o apoio e compreensão de todos.

A CONDUTA DE CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR A SALVAR VIDAS!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Roteiro de atividades da Sala de Leitura


     

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
E.E.E.I. “OLIMPIO CATÃO”
Praça Afonso Pena s/nº - Centro – Fone: (12) 3922-0729

CEP 12.210.090 – São José dos Campos/SP



São José dos Campos, 02 de abril de 2020.

COMUNICADO AOS RESPONSÁVEIS e ALUNOS

De acordo com o Comunicado da Secretaria da Educação e Decreto Nº 64.862, de 13/03/2020, por medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID -19.

Ø  As atividades gradualmente suspensas do dia 16/03 a 20/03
Ø  As aulas estarão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020.

OBS: Os alunos devem executar as atividades propostas e apresentá-las no seu retorno.

Fiquem atentos às informações divulgadas pela mídia e redes sociais sobre o retorno às aulas.
Contamos com o apoio e compreensão de todos.


A CONDUTA DE CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR A SALVAR VIDAS!
Atenciosamente,
Equipe Gestora da E.E.E.I. Olímpio Catão



Segue roteiro das atividades programadas da Sala de Leitura.


(EF67LP28 - Ler e compreender selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, romances infanto-juvenis, contos diversos, poemas entre outros gêneros literários expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores).

(EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação).

Atividade 1 - Leia a matéria “A importância do hábito de ler” (revista Brasil Escola).

Ø  Retire a palavra-chave e construa um parágrafo, utilizando a palavra-chave que você selecionou. 
Ø  Entregar junto com a atividade 03 no retorno das aulas.

Atividade 2 Assista à vídeo-aula do Professor Guga Valente.


Atividade 3 - Faça a escolha de um livro (para sua leitura diária) seguindo as dicas das atividades anteriores.
Ø  A leitura deve ser de escolha pessoal.
Ø  Faça uma ficha de leitura. Essa ficha deve conter: a) título; b) resumo da obra lida; c) nome do autor e d) gênero.
Ø  Não esquecer de colocar seu nome completo e série na ficha de leitura.

Observações:
1. Entregar os resumos dos livros e a Atividade 01 assim que retornarmos às aulas, pois faremos uma leitura compartilhada das atividades realizadas.
2. A leitura será de livre escolha (seguem algumas sugestões).
3. As atividades entregues concorrerão ao sorteio de uma cesta de guloseimas referente ao Projeto “Doce Leitura”.

Sugestões de leitura
1.     6º e 7º anos
Ø  Você consegue acessar as obras (PDF) no link: https://www.baixelivros.com.br/.

a.     A pequena livraria dos sonhos (Jenny Colgan)
b.     A guardiã de gansos (Irmãos Grimm)
c.     Quando a noite cai (Carine Rini)
d.     A culpa é das estrelas (John Green)
e.     Um paraíso perdido (Euclides da Cunha)
f.      Crônicas do cotidiano (autores variados)
g.     O garoto invisível (Felipe Barenco)
h.     Casa velha (Machado de Assis)
i.      Manifesto da poesia Pau – Brasil (Oswald de Andrade)
j.      As primaveras (Casimiro de Abreu)

2.     8º e 9º anos
Ø  Você consegue acessar as obras (PDF) no link: https://www.baixelivros.com.br/.

a.     Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
b.     Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
c.     A hora da estrela (Clarice Lispector)
d.     O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
e.     Manifesto da poesia Pau – Brasil (Oswald de Andrade)






Tenham todos uma doce leitura!!