quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Aula de Tecnologia 6º anos

 


Boas Práticas de Arte - Aula de Tecnologia 6º anos

Decomposição: Desvendando o formato da Terra

Professora: Camila

Turma: 6º anos

Habilidades: (EF07TEC07) Produzir conteúdos digitais a partir de um planejamento, colocando em prática a criatividade, ética responsabilidade e senso crítico, demonstrando habilidades de curadoria.

Objetivo: Desenvolver as habilidades de programação no Alura.

Atividade: Criar e animar um eclipse lunar.

Metodologia: Gamificação.


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Boas práticas de Eletiva - Vem pro Japão


Boas Práticas de Eletiva - Vem pro Japão

Jogos artesanais da cultura japonesa

Professoras: Camila e Mayara
Turmas: 6º e 7º anos
Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)
Objetivo: Desenvolver as habilidades manuais na construção de jogos da cultura japonesa.
Atividade: Construir jogos com materiais reutilizáveis.
Metodologia: Rotação por estações.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Preparatório para o SARESP

 Disciplina: Praticas Experimentais (Ciências e Matemática).

Professor: Thomé

Turma: 9º ano A/B

Habilidades: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2ºgrau.

Objetivo: Trabalhar as habilidades do mapa ouro para preparo da aplicação do SARESP.

Ciências: Reações Químicas.

Matemática: Equação do 2° grau.

Metodologia: Explicação das habilidades com slides, todos fazem, exercícios e aula invertida.




Atividade: agrupamentos produtivos e prática de exercícios na lousa para retomada de conteúdos.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Aula invertida - Improvisação Teatral com o 6º ano

 

Boas Práticas de Arte - Improvisação Teatral

Aula invertida

Professora: Camila 

Turma: 6º ano

Habilidades: (EF06AR29) Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral

e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens da comédia e da farsa.

Objetivo: Desenvolver a aprendizagem da improvisação

Atividade: Aula invertida sobre improvisação teatral Metodologia: Aula invertida

sexta-feira, 4 de outubro de 2024



 ELETIVA "VEM PRO LÍBANO" 



Professora: Selma Saab

Turmas: 7° e 8° anos

 Habilidades:

EF09HI02: Identificar e valorizar a diversidade cultural presente no país.

EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais

Objetivos:

Conhecer artesanatos do Líbano e sua importância tanto culturais quanto  econômica.

Desenvolver a criatividade através de oficina de artesanato com pedraria.

Atividade: Oficina de artesanato com pedraria


























        



                                                                                                






quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Boas Práticas de Arte - Teatro de Animação - 7º ano

 


Boas Práticas de Arte - Teatro de Animação

Criação de personagens 

Professora: Camila 

Turma: 7º ano

Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas

de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,

escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)

Objetivo: Criar personagens com recorte e colagem. 

Atividade: Improvisação teatral com personagens criados pelos alunos.

Metodologia: Aprendizagem entre pares e times.

domingo, 22 de setembro de 2024

Atividade Multidisciplinar

 Disciplinas: Práticas Experimentais, Ciências e Português.

Professores: Thomé, Sidéria, Nelson, Ane kely, Mariana e Patrícia.

Turmas: 6°, 7° e 9° anos A/B.

Habilidade:

 EF06CI08 - Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF06LP03) Relacionar palavras e expressões, em textos de diferentes gêneros (escritos, orais e multimídia), pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e os efeitos de sentido provocados no texto.

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Objetivo: observar de forma prática a construção do raciocínio baseado no conhecimento científico e ortográfico na confecção de quadrinhos. 

Metodologia: Atividade Multidisciplinar com  metodologias ativas para contemplar e demonstrar a integração entre conteúdos e disciplinas através de textos, quadrinhos, criatividade e a importância de assimilar as habilidades aplicadas.




Atividade: Confecção de quadrinhos ( HQ, memes, charges, tirinhas e etc) com abordagem em acessibilidade, teorias evolutivas, preservação ambiental e saúde dos olhos, com a linguagem correta, metonímia, diálogo entre personagens e outras regras gramaticais.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

ELETIVA: VEM PRA GRÉCIA


Professoras: Ane Kelly e Thaís 

Turmas: 8° e 9° anos

 Habilidade

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas, com uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivo: 

Desenvolver habilidades de proporcionalidade.

Atividade: 

Construção de chaveiro de “Olho Grego”






segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Desenho Mangá na Eletiva Vem pro Japão com as turmas do 6º e 7º anos.

Boas Práticas de Eletiva - Vem pro Japão

Desenho Mangá 

Professoras: Camila e Mayara

Turmas: 6º e 7º anos

Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)

Objetivo: Desenvolver as habilidades do desenho com base na cultura japonesa.

Atividade: Desenhar personagens de mangá. Metodologia: Aprendizagem baseada em projetos.


 

Abstrato Geométrico de Mondrian com as turmas do 8º ano em E.M.A.


 Boas Práticas de E.M.A.

Abstrato Geométrico de Mondrian

Professora: Camila

Turmas: 8º ano

Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.)

Objetivo: Explorar a criatividade e as habilidades através das formas geométricas.

Atividade: Criar um desenho abstrato geométrico baseado nas obras de Mondrian

Metodologia: Aprendizagem baseada em projetos.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Frações Equivalentes

Disciplina: Práticas Experimentais de Matemática

Professor: Mayara Cristina

Turma: 6° anos 

Habilidade: (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

Objetivo: Compreender o conceito de equivalência de frações; Determinar frações equivalentes.

Metodologia: Recorte e colagem de figuras geométricas representando frações equivalentes.

Atividade: Os estudantes recortaram figuras geométricas, dividindo-as em partes diferentes e colando as mesmas quantidades (frações equivalentes).




quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Músculo Cardíaco

 Disciplina: Ciências.

Professor: Thomé

Turma: 6º ano A/B

Habilidade: EF06CI09 - Concluir, com base na observação de situações do cotidiano ou reproduzidas em vídeos, que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos seres vertebrados resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Objetivo: Interação entre sistema muscular e nervoso. Sistema locomotor ou esquelético. Músculo e circulação cardíaca.

Metodologia: Explanação oral, demostração de vídeos e equipamentos médicos, todos fazem, Experimento prático e coletivo.



Atividade: comparação dos batimentos cardíacos em repouso e após movimento. Verificação do batimento cardíaco por minuto e aferição de pressão arterial.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Cálculos Mentais

 Disciplina: Matemática

Professora: Mayara Cristina

Turma: 6° anos 

Habilidade: (EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos, com e sem uso de calculadora.

Objetivo: Solucionar operações de adição evolvendo números naturais.

Metodologia: Gameficação.

Atividade: Os estudantes trabalharam com o jogo "não mais que 101", que consiste em cartas numeradas de 1 à 25 onde cada um recebe 5 cartas e a cada rodada joga uma carta com o objetivo de somar 101, trabalhando assim cálculos mentais com números naturais.



Teatro - Improvisação com objetos - 7º ano - Arte

 

Boas Práticas de Arte

Teatro - Improvisação com objetos. 

Professora: Camila

Turma: 7º ano

Habilidades: (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Objetivo: Improvisar uma história com objetos.

Atividade: Os alunos trabalharam a improvisação com objetos que tinha no material escolar. Metodologia: Aprendizagem entre pares e times

Criando Paper Toy na Eletiva Vem pro Japão com 6º e 7º anos.

 


Boas Práticas de Eletiva - Vem pro Japão

Criando Paper Toy

Professoras: Camila e Mayara

Turmas: 6º e 7º anos

Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Objetivo: Criar brinquedos de papel utilizando de recortes, dobraduras e colagens.

Atividade: Criar brinquedos de papel.

Metodologia: Aprendizagem entre pares e times.


domingo, 1 de setembro de 2024

Adaptação, Condição e Evolução

 Disciplina: Práticas Experimentais em Ciências.

Professor: Thomé



Turma: 9º ano A/B

Habilidade: (EF09CI11) Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

Objetivo: Observar as evidências biológicas,  analogias e a condição, adaptação e evolução.

Metodologia: Experimento prático e coletivo de órgãos sensoriais. 

Atividade: Simulação de ausencia de membros superiores e visão para executarem atividades e locomoção com essas condições.

sábado, 31 de agosto de 2024

Tutoria Coletiva

 Ação: Tutoria Coletiva.

Professor: Thomé



Turma: 7º anos

Habilidade: Contexto sócio emocional.

Objetivo: Proporcionar uma tutoria coletiva para buscar com os estudante as práticas do respeito, essenciais para convivência harmoniosa, quer no contexto familiar, no contexto escolar ou social.

Metodologia: Desenvolvemos dentro da tutoria, temas relacionados ao respeito e de combate ao desrespeito: humilhação; bullying; racismo e preconceito, utilizando exemplos e oralidade.

Atividade: Leitura de texto comum como ativação inicial, roda de conversa com objeto de fala, dinâmica de colagem dos frutos da árvore com palavras e frases positivas feitas pelos próprios estudantes.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Formação Continuada

 Ação: Plano Individual de Aprimoramento e Formação (PIAF).




Professor: Thomé

Turmas: Anos iniciais segundo segmento.

Habilidade:  3. Disposição ao auto desenvolvimento

Contínuo. Curso e capacitação do Projeto Multiplica SP, através, da EFAPE, no formato EAD.

Objetivo: 

  Oferecer apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, com foco em adaptar o ensino às realidade dos estudantes, tendo em vista as questões sociais da comunidade.

Metodologia: Curso EAD sobre programa CONVIVA.

Atividade: Metodologias ativas envolvendo a CNV (Comunicação Não Violenta). Expressa seus desejos, pensamentos e necessidades brandamente, priorizando o fortalecimento e a continuidade das relações pessoais. Sem exaltação da voz, julgamentos, agressões verbais ou ofensas.

Gamificação para o Aprendizado

 Disciplina: Práticas Experimentais em Ciências.

Professor: Thomé




Turmas: 7º ano A/B

Habilidade: (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros  e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Objetivo:

Proporcionar a conclusão da Habilidade com uso de jogos de Quis ( Kahoot) com competições em duplas

Metodologia: Aprendizagem entre Pares e Gamificação. 

Atividade: Aplicar a gamificação como uma abordagem que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais para auxiliar os estudantes, como aproveitar elementos como competições, a conquista de níveis ou pontos, a resolução de desafios e a formulação neuro cognitiva dos conteúdos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Disciplina: Práticas Experimentais de Ciências

Professora: Mayara Cristina

Turma: 8° anos 

Habilidade: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs

Objetivo: Reconhecer diferentes tipos de métodos contraceptivos;

Metodologia: Gameficação.

Atividade: Trabalhamos o "jogo da forca" com os nomes dos métodos contraceptivos estudados durante o bimestre.