terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Boas Práticas de Arte - Gêneros da Música Brasileira - 7º anos
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
SIMULAÇÃO DA PREVISÃO DO TEMPO
Disciplina: Prática Experimental de Ciências.
Professor: Sidéria Irmão
Turma: 8º ano A
Habilidade: (EF08CI15) Identificar variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas a partir de análise de dados como temperatura, umidade e pressão.
Objetivo: Compreender como as variáveis envolvidas na previsão do tempo podem ser medidas e como os dados coletados podem ser analisados.
Metodologia: Atividade Prática.
Atividade: Sala dividida em grupos. Cada grupo ficou responsável por construir um instrumento meteorológico (anemômetro, barômetro, biruta e pluviômetro).
Eletiva: Vem pra Índia
Professoras: Mariana e Sidéria
Turmas: 8° e 9° anos
Objetivo: Culminância das Eletivas.
Atividade:
1. Apresentação artística de coreografia de dança típica.
2. Experimentação de pratos típicos.
3. Oficina de Mehndi. (pintura corporal).
4. Apresentação de elementos histórico-culturais da Índia - mandalas, deuses, religiosidades, festa das cores e a relação dos indianos com o Rio Ganges.
domingo, 15 de dezembro de 2024
Boas Práticas - Educação Financeira
Disciplina: Educação Financeira
Professora: Mayara Cristina
Turma: 8º ano A e B
Habilidade: (EF06MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetivo: Apresentar, de forma criativa, os conteúdos trabalhados em Educação Financeira ao longo de todo o ano letivo.
Metodologia: Aula Invertida
Atividade: Os estudantes escolheram um tema, dentre os trabalhados durante o ano, para divulgar para a turma e fizeram isso com apresentações, vídeos e um "QUIZ" de perguntas pertinentes ao assunto e para cada resposta correta do colega, entregavam uma bala.
Boas Práticas de Matemática - Calculando o troco
Disciplina: Práticas Experimentais de Matemática
Professora: Mayara Cristina
Turma: 6º ano A e B
Habilidade: (EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivo: Elaborar e resolver cálculos com números racionais.
Metodologia: Estudo de caso
Atividade: Os estudantes escolheram no jornal de supermercado 5 produtos, somaram, e para cada um foi dado um valor (com dinheiro falso) para que pudessem calcular o troco a receber.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Eletiva "Vem Pra Grécia"
Disciplina: Eletiva “Vem pra Grécia”
Professoras: Ane Kelly e Thaís
Turmas: 8º e 9º anos
Objetivos: Apresentação das atividades realizadas na
disciplina eletiva – 2º semestre
Na presente disciplina eletiva realizamos estudos e pesquisas de aspectos sociais, históricos, políticos e culturais da Grécia. Utilizando a metodologia maker, realizamos atividades práticas com leituras, debates e oficinas para o aprofundamento do estudo da mitologia grega.
Metodologia: Apresentação artística e Feira do Projetos
Atividades:
1. Apresentação
artística com coreografia representando a deusa Deméter.
2. Desfile
representando os deuses gregos.
3. Vivência
com jogo de dardos.
4. Oficina:
Olho grego e seus significados.
5. Experimentação
de iogurte grego.
6. Quiz tendo
como tema o Minotauro e sua história.
7. Apresentação
das características e importância dos deuses gregos para a humanidade com
distribuição de pergaminhos com frases motivacionais em grego.
Culminância das Eletivas
Vem pro Líbano
Professora: Selma Saab
Turmas: 7° e 8° anos
Objetivo: Apresentar os trabalhos desenvolvidos na Eletiva durante o 2° semestre de 2024
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
Eletiva Vem Pra Noruega
Disciplina: Eletiva Vem pra Noruega.
Professores: Thomé e Patrícia.
Turmas: 6ºA/B e 7°A/B
Habilidades (EF09GE09) consiste em: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Objetivo: Promover a Culminância das atividades semestrais realizadas na disciplina de eletiva.
Metodologia: Estudo aprofundado sobre o país da Noruega. Um mix de elementos históricos, geográficos e culturais na região Escandinávia.
Atividade: Foi contextualizado teoricamente a confecção de passaporte como base das atividades práticas do país Nórdico, explorando filmes e relatórios, confecção de utensílios e jogos de tabuleiros e equipes, danças folclóricas e outras atividades práticas e lúdicas.
Boas Práticas de Eletiva - Culminância Vem pro Japão
Professoras: Camila e Mayara
Turma: 6º e 7º anos
Habilidades: (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas
de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
Objetivo: Apresentar atividades feitas pelos alunos durante as eletivas.
Atividade: Construção de origamis, maquetes, robôs, jogos eletrônicos, brincadeiras,
culinária japonesa, vulcão e artesanatos que remetem a cultura japonesa.
Metodologia: Na prática., Técnica Lemov.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
PROJETO - "DAY QUADRA"
Projeto: “Day Quadra – Uma Celebração ao Esforço no SARESP”
Apresentação
O projeto “Day Quadra” tem como objetivo premiar o empenho e a dedicação dos alunos do 6º e 7º anos, incentivando a participação ativa nas avaliações do SARESP e destacando o trabalho coletivo realizado. A ação visa proporcionar um dia de integração, diversão e reconhecimento aos estudantes, fortalecendo a importância da união e do esforço para alcançar metas escolares.
Justificativa
Após grande mobilização dos alunos do 7º ano A, que demonstraram engajamento com grupos de estudo, atividades colaborativas e apoio mútuo, este projeto vem como forma de celebrar o envolvimento e incentivar os demais estudantes. Além disso, a proposta conta com o apoio da Secretaria de Esportes de São José dos Campos e parcerias locais, permitindo a oferta de atividades recreativas e alimentação especial para o dia.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover um evento integrativo para reconhecer e premiar o esforço dos alunos participantes do SARESP.
Objetivos Específicos:
Motivar os alunos a continuarem se esforçando em atividades escolares.
Fortalecer o espírito de equipe entre os estudantes.
Integrar os professores, tutores e comunidade escolar no apoio às turmas.
Oferecer momentos de lazer e descontração, reforçando a importância do equilíbrio entre estudo e diversão.
Público-Alvo
Alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da escola.
Data e Local
Data: 02 de dezembro.
Local: Quadra esportiva da escola.
Cronograma
Manhã (7º anos):
8h - 9h: Abertura e dinâmica de boas-vindas com monitores.
9h - 11h: Circuito de brincadeiras e esportes (com brinquedos recreativos).
11h - 12h: Encerramento com lanche (cachorro-quente, pipoca, salada de frutas).
Tarde (6º anos):
13h - 14h: Abertura e dinâmica de boas-vindas com monitores.
14h - 16h: Circuito de brincadeiras e esportes (com brinquedos recreativos).
16h - 17h: Encerramento com lanche (cachorro-quente, pipoca, salada de frutas).
Atividades
Brinquedos recreativos: Infláveis e jogos organizados pela Secretaria de Esportes.
Jogos cooperativos: Propostos por recreadores e monitores.
Lanche especial: Com apoio de parceiros e voluntários.
Recursos Necessários
Parceiros e Apoios:
Secretaria de Esportes de São José dos Campos (recreadores e monitores).
Coordenadora Geral da Escola e equipe de professores/tutores.
Materiais e Infraestrutura:
Brinquedos infláveis.
Equipamentos esportivos.
Mesas e utensílios para distribuição do lanche.
Alimentos:
Cachorro-quente.
Pipoca.
Salada de frutas.
Resultados Esperados
Reforço da importância da participação nas atividades escolares.
Aumento do engajamento e da motivação dos alunos para futuras avaliações.
Proporcionar um momento de celebração e integração comunitária.
Avaliação
Será aplicado um feedback ao final do evento para entender a percepção dos alunos e professores, permitindo ajustes para futuras edições.
Responsável pela Organização:
Representante de Turma dos 7º anos.
Apoio Geral:
Coordenação Escolar e Secretaria de Esportes de São José dos Campos.
Parceiros:
Colaboradores locais e comunidade escolar.
Esse projeto celebra não apenas o desempenho dos alunos no SARESP, mas também os valores de dedicação e trabalho em equipe.
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Boas práticas de Matemática e Sala de leitura - 8º anos
Boas práticas de Matemática e Sala de leitura - Sequência numérica recursiva
Professoras: Thaís e Selma
Turmas: 8º ano A/B
Habilidades: (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Objetivo: Resolver situações-problemas de raciocínio lógico e sequência recursiva; estimular a autonomia na resolução de exercícios e argumentação referente aos métodos utilizados, promover um momento de interação e degustação de alimentos.
Atividade: Resolução de situações-problema e apresentação de métodos utilizados para alcançar o resultado e World café.
Metodologia: Atividade entre pares, roda de conversa e world café.
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Mesa Redonda: A Consciencia Negra no Ambiente Social e Acadêmico
Disciplina: Praticas Experimentais em Ciências e Equipe de CNM.
Professores: Thomé, Sidéria, Mayara, Thais e Marta.
Turmas: 8ºA/B e 9°A/B
Habilidades
(EF09CI18): Investigar as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
Objetivo: Realizar Ação do ERER, promovendo um evento Acadêmico no formato de uma Mesa Redonda com o título: "A consciencia Negra no Ambiente Social e Acadêmico"
Metodologia: participantes da mesa Redonda: Palestrante Convidada; Dra. Sônia Guimarães (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA), Moderadora: Professora Mariza Calixto ( Gestora da E.E. Olímpio Catão), Alunos Mediadores; Rafaela e Luna, Professor Orientador; Marcos Thomé ( SED- SP), parte técnica; equipe de CNM.
Atividade: Foi realizado apresentação do tema e da palestrante convidada, tendo uma sequência de perguntas elaboradas e realizadas pelos próprios alunos. A palestrante recebeu certificado do evento junto a um arranjo de flores, além de quatro pinturas personalizadas por alguns estudantes.
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Boas Práticas de E.M.A. - Intervenção Artística 9º anos
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Boas práticas de Matemática - 6° e 7° anos
Boas práticas de Matemática - Erer
Professoras: Thaís e Mayara.
Turmas: 6° e 7° anos A/B
Habilidade: (EF03MA19)Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
Objetivo: Promover a participação dos alunos na exposição da semana Erer, bem como o conhecimento da cultura africana e jogos de tabuleiro.
Atividade: Criação de jogos de tabuleiro africanos.
Metodologia: Aprendizagem entre pares.
Boas práticas de Matemática - 7° e 9° anos
Boas práticas de Matemática - Jogos Mind Lab
Professora: Thaís
Turmas: 7º e 9º anos A/B
Habilidade: (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
Objetivo: Desenvolvimento de senso crítico, criatividade, raciocínio lógico e competitividade.
Atividade: Jogo Mind Lab bloqueio.
Metodologia: Gamificação e aprendizagem entre pares.
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
MAPA FOCO DA PROVA OURO - HISTÓRIA
Disciplina: História
Professor: Erivelto Braga Soares
Turmas: 8º ano A e B.
Habilidade: Identificar as especificidades do processo de independência em diferentes países latino-americanos em relação às formas de governo neles adotadas.
Objetivo: Consolidar o aprendizado e corrigir eventuais dúvidas.
Metodologia: Utilização de exposição do conteúdo e exercícios objetivos direcionados ao tema.
Atividade: Correção e Debate (Feedback Colaborativo)
Conhecendo alguns dos principais povos indígenas do Brasil
Disciplina: História
Professor: Erivelto Braga Soares
Turmas: 8º ano A e B.
Habilidade: (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
Objetivo: Compreender a cultura indígena como forma de resistência e preservação de sua ancestralidade.
Metodologia: Aprendizagem em grupo
Atividade: Explorar a importância de pesquisar e compreender o legado cultural dos povos indígenas do estado de São Paulo. Nossa meta é reconhecer e valorizar a história e a cultura desses povos como elementos fundamentais de resistência e preservação da ancestralidade.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Aula Invertida (Máquinas Simples)
Disciplina: Praticas Experimentais em Ciências.
Professor: Thomé
Turma: 7º ano B
Habilidades: (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Objetivo: Trabalhar as habilidades do mapa ouro para preparo da aplicação do SARESP, abordando o tema de Máquinas Dimples do 1° Bimestre.
Metodologia: Retomada de conteúdo direcionada pelo professor tendo base para aplicar as técnicas "Virem e Conversem" e "Com suas Palavras".
Atividade: Após agrupamentos produtivos, cada grupo agendou uma data para apresentar um Descritor do Mapa Ouro com a técnica de "Aula Invertida".
Boas práticas de Matemática - 9° ano
Turmas: 9° ano A/B
Habilidade: EF09MA22 - Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Objetivo: Desenvolvimento de gráficos estatísticos.
Atividade: Os estudantes desenvolveram gráficos de acordo com dados estatísticos sobre o desmatamento da Amazônia nos últimos anos. Utilizaram o aplicativo Canva (assinatura estudantil).
Metodologia: Aprendizagem em pares e pesquisas de campo.
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Boas Práticas de Arte - Assemblage com os alunos do 7º ano
Boas Práticas de Arte - Assemblage
Obra de arte com materiais reutilizáveis
Professora: Camila
Turma: 7º anos
Habilidades: (EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, bem como cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos e experimentar os elementos constitutivos da assemblage.
Atividade: Criar uma obra de arte com materiais reutilizáveis.
Metodologia: Na prática., Técnica Lemov.