O aluno que é protagonista se apropria do sentido de suas ações, do objetivo dos seus estudos.
Os estudos pedagógicos atuais atestam que a aprendizagem é um processo desenvolvido pelo aluno. É o estudante que supera suas dificuldades e se apropria das habilidades.
A função do professor e da escola é orientadora: lançar desafios adequados ao momento de aprendizagem em que o aluno se encontra, cercar o aluno de estímulos, ser exemplo de conduta, apoiar sempre que necessário. Nesta lógica, quanto mais o aluno participa do planejamento das atividades da escola, mais ele se apropria deste processo de aprendizagem.
A função do professor e da escola é orientadora: lançar desafios adequados ao momento de aprendizagem em que o aluno se encontra, cercar o aluno de estímulos, ser exemplo de conduta, apoiar sempre que necessário. Nesta lógica, quanto mais o aluno participa do planejamento das atividades da escola, mais ele se apropria deste processo de aprendizagem.
A aula de Geografia da Professora Marisa, no 8º ano A, lançou os desafios do mês de maio:
- Participar da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia
- Participar da MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes
- Realizar a mostra cultural "Água: fonte de vida"
Os alunos agora estão se organizando para realizar as atividades. Em grupos decidem se participarão ou não da MOBFOG, que é optativa, e planejam a construção dos trabalhos que apresentarão na mostra cultural. "Água: fonte de vida", no dia 16 de maio próximo.
A aula de Geografia ultrapassa agora as páginas do livro, do caderno e dos mapas. Os alunos têm objetivos que se projetam além dos muros da escola, apresentando seus trabalhos na mostra para a comunidade e participando de olimpíadas externas.
Como recursos: a pesquisa na sala de informática, o estudo das olimpíadas anteriores e a criatividade. E os alunos também sabem que o trabalho envolve todas as áreas do conhecimento. A preparação para a OBA envolve as disciplinas de ciências e matemática. A mostra é multidisciplinar.
A responsabilidade é de todos.