domingo, 3 de maio de 2015

ESTUDAR...APRENDER...COMPARTILHAR...DESAFIO PERMANENTE EM NOSSA TRAJETÓRIA!


“Um projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato” (Machado, 2000).

 No Plano de Ação definido em nossa escola há uma preocupação em relação ao aluno que queremos formar, a partir do conhecimento da realidade da escola e seu entorno e nos permitiu traçar um diagnóstico da comunidade escolar, levando-se em conta: necessidades e expectativas de todos os segmentos escolares, considerando como um processo sempre inconcluso, portanto, suscetível às mudanças necessárias durante sua concretização, pois esse movimento ação – reflexão – ação, o qual enfatiza o grau de influência que das decisões tomadas na escola, onde acreditamos que se aprende fazendo e, ao se fazer, aprende-se a (re) aprender. O conjunto dessas (re) aprendizagem, reflexões, ações e relações somadas ao trabalho pedagógico, resultam de uma leitura de mundo onde deve ser traduzido na forma de princípios, diretrizes e proposta de ação.
Sabemos que para obter o sucesso e resultado desejado deve acontecer com um grande e expressivo trabalho coletivo.
O cotidiano da escola oportuniza a  realização de trabalhos que possibilitam a construção de outras práticas educativas, viabilizando criar, informar, dialogar, pesquisar, refletir e trocar experiências. As atividades propostas contribuíram e contribuem para elaboração de trabalhos diversificados, dando aos gestores, professores, funcionários, pais e alunos oportunidades de aprender juntos. Todas as atividades desenvolvidas abordam assuntos pertinentes ao Currículo e Disciplinas Diversificadas, permitindo-nos uma reflexão sobre nossa prática.

 (Compartilhando  riquezas do nosso cotidiano escolar, confirmando que a Pedagogia da Presença faz a diferença e dá bons frutos)