“Um projeto não
é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é
o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real,
uma ideia a transformar em ato” (Machado, 2000).
No Plano de Ação definido em nossa escola há uma preocupação em
relação ao aluno que queremos formar, a partir do conhecimento da realidade da
escola e seu entorno e nos permitiu traçar um diagnóstico da comunidade
escolar, levando-se em conta: necessidades e expectativas de todos os segmentos
escolares, considerando como um processo sempre inconcluso, portanto,
suscetível às mudanças necessárias durante sua concretização, pois esse
movimento ação – reflexão – ação, o qual enfatiza o grau de influência que das
decisões tomadas na escola, onde acreditamos que se aprende fazendo e, ao se
fazer, aprende-se a (re) aprender. O conjunto dessas (re) aprendizagem,
reflexões, ações e relações somadas ao trabalho pedagógico, resultam de uma
leitura de mundo onde deve ser traduzido na forma de princípios, diretrizes e
proposta de ação.
Sabemos
que para obter o sucesso e resultado desejado deve acontecer com um grande e
expressivo trabalho coletivo.
O
cotidiano da escola oportuniza a realização
de trabalhos que possibilitam a construção de outras práticas educativas,
viabilizando criar, informar, dialogar, pesquisar, refletir e trocar
experiências. As atividades propostas contribuíram e contribuem para elaboração
de trabalhos diversificados, dando aos gestores, professores, funcionários,
pais e alunos oportunidades de aprender juntos. Todas as atividades
desenvolvidas abordam assuntos pertinentes ao Currículo e Disciplinas Diversificadas,
permitindo-nos uma reflexão sobre nossa prática.
(Compartilhando riquezas do nosso cotidiano escolar, confirmando
que a Pedagogia da Presença faz a diferença e dá bons frutos)