terça-feira, 10 de novembro de 2015

Formação Continuada em Ciências Humanas: Reformulação da Base Nacional Comum

por Lucilene Fernandes
Os momentos de HTPA - Hora de Trabalho Pedagógico por Área - são importantes momentos de formação continuada dos professores. No HTPA de Ciências Humanas desta semana, as professoras da área leram e refletiram sobre as mudanças que estão sendo propostas para a BCN - Base Nacional Comum para as disciplinas de História e Geografia pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.

O MEC criou um portal para apresentar a toda à sociedade - professores, alunos, pais e interessados - a proposta para uma nova Base Nacional Comum. É a BCN que define o será trabalhado em cada disciplina em todas as escolas do país. É claro que cada estado, município, escola e professor enriquece a BCN na sala de aula, contextualiza e adapta conforme a realidade de cada turma. Mas a proposta é que 60% do Currículo de todos os alunos seja igual, garantindo que todos possam ter acesso à educação de qualidade.

Mas como escolher o que ensinar em cada ano, em cada disciplina, diante da enormidade de conteúdos, e habilidades que a sociedade possui? Num mundo onde o acesso à informação fica cada vez mais democrático, principalmente através das tecnologias digitais, o que a escola deve ensinar? No Brasil, é o MEC que define o que os professores trabalham com nossos estudantes em cada ano de estudo, através da BCN.

E agora, até o mês de março de 2016, todas as pessoas podem apresentar sugestões para a BCN através do portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Para os professores, é um momento importante para a refletir sobre o Currículo que trabalham. E é claro, que quando o profissional conhece profundamente aquilo que ensina e por que ensina, o trabalho desenvolvido com os estudantes torna-se muito mais qualificado, repleto de possibilidades,  marcado pela intencionalidade e eficiente em seus indicadores de qualidade.

Aos professores da nossa Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão, fica o reconhecimento pela formação continuada sempre presente no cotidiano da escola. 

Aos leitores do blog, a informação de que você também pode apresentar sugestões para Base Nacional Comum e ajudar a definir o que nossos estudantes aprenderão na escola. Basta se cadastrar e contribuir com suas ideias clicando abaixo.


Na área de Ciências Humanas,  o debate sobre a BCN de História e Geografia está intenso. Especialistas com visões diferentes têm publicado em jornais, revistas especializadas, blogs e redes sociais textos de apoio e de crítica à proposta apresentada pelo MEC para estas disciplinas.


Veja nos links abaixo, diferentes posicionamentos no debate sobre a BCN de História: