quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Fabricando um jogo na aula de História

Por Lucilene Fernandes

 
Nas aulas de História do 6º ano, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo indica o trabalho com o fim do Império Romano e o imaginário medieval.

Este trabalho busca desenvolver as habilidades de "identificar, a partir de mapas e documentos iconográficos, as principais características das formações sociais" e "reconhecer acontecimentos no tempo, tendo como referência a pesquisa, a sistematização e a apresentação de conceitos".

Com este objetivo, os alunos do 6º ano A, tiveram como desafio construir durante as aulas um jogo de trilha temático.  E foram muito bem sucedidos!


A sequência didática foi realizada com as seguintes atividades:
  1. Exposição dialogada a partir da linha temporal do fim do Império Romano, penetração bárbara e construção do imaginário medieval.
  2. Análise do desenho esquemático do feudo medieval.
  3. Análise de texto do livro e reflexão sobre a formação do mundo islâmico.
  4. Observação de um jogo de trilha e suas características.
  5. Pesquisa de iconografia sobre a Idade Média no acervo da sala de leitura. 
  6. Desenho do tabuleiro temático do jogo medieval em grupos.
  7. Elaboração das regras e das cartas do jogo de acordo com o tabuleiro.
  8. Jogos em grupo.
As aulas foram prazerosas e muito bem aproveitadas pelos alunos.



E para finalizar a atividade, olha aí os alunos jogando a trilha criada por eles.