Por Lucilene Fernandes
Nas aulas de História do 6º ano, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo indica o trabalho com o fim do Império Romano e o imaginário medieval.
Este trabalho busca desenvolver as habilidades de "identificar, a partir de mapas e documentos iconográficos, as principais características das formações sociais" e "reconhecer acontecimentos no tempo, tendo como referência a pesquisa, a sistematização e a apresentação de conceitos".
Com este objetivo, os alunos do 6º ano A, tiveram como desafio construir durante as aulas um jogo de trilha temático. E foram muito bem sucedidos!
A sequência didática foi realizada com as seguintes atividades:
- Exposição dialogada a partir da linha temporal do fim do Império Romano, penetração bárbara e construção do imaginário medieval.
- Análise do desenho esquemático do feudo medieval.
- Análise de texto do livro e reflexão sobre a formação do mundo islâmico.
- Observação de um jogo de trilha e suas características.
- Pesquisa de iconografia sobre a Idade Média no acervo da sala de leitura.
- Desenho do tabuleiro temático do jogo medieval em grupos.
- Elaboração das regras e das cartas do jogo de acordo com o tabuleiro.
- Jogos em grupo.
E para finalizar a atividade, olha aí os alunos jogando a trilha criada por eles.