quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”


Sempre há um encantamento quando assistimos aos espetáculos de marionetes ou teatro de bonecos. Antes de se conhecer ou manipular bonecos a história precisa ser contada no papel através de um roteiro. O roteiro é a sequência de acontecimentos. Um roteiro visual deve ser uma produção com escrita e desenho e que contém uma numeração com a indicação de sequências narrativas.

Esta atividade foi desenvolvida na Sala de Leitura. A ambientação para a leitura favorece o desenvolvimento da concentração. A leitura permite a imersão em um universo desconhecido, ampliando a imaginação e a criatividade.

Entrar em contato com a biografia dos artistas escolhidos (Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dalí, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Cândido Portinari), conhecer a obra e a importância histórica destes, fez com que os alunos mergulhassem na representação e expressão de um cultura que influenciou a Arte que vivenciamos na contemporaneidade. A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações, das manifestações e da visão de mundo do homem e do homem no mundo.










Confira o Plano desta atividade:

 BOA PRÁTICA 
Roteiro visual de História

Título da atividade

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”

Disciplina

Arte

Professor Responsável

Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

Público alvo

7º anos

Tempo de duração / datas de aplicação

4 aulas

Objetivos

·         Desenvolver a habilidade leitora  e escritora dentro da disciplina de Arte.
·         Trabalhar em parceria com a Sala de Leitura.
·         Conhecer e produzir roteiro visual de história.

Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas

·         Ler a forma e suas potenciais significações nas diversas linguagens da Arte.
·         Interpretar e relacionar as potencialidades da forma como elemento básico das
linguagens artísticas.
·         Operar com a forma para tornar visíveis ideias nas diversas linguagens da Arte.

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)

·         Livros da Coleção Mestre das Artes;
·         Folhas papel de sulfite;
·         Lápis de cor;
·         Lápis grafite, borracha, régua.

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)

  • ·     1º momento:  Sondagem – Perguntas para mover o que pensam ou o repertório dos mesmos: Os alunos já assistiram a um teatro de bonecos?  Como é a criação de um boneco personagem? O que você imagina que seja um teatro de formas animadas?
  • ·      2º momento: Para que a boneco ganhe vida no palco é necessário uma história. Neste momento os alunos entram em contato com Roteiro visual de história, através da leitura de imagens e da leitura da história e conhecem as características do roteiro visual (uma produção com escrita e desenho e que contém a numeração com indicação de sequências narrativas).
  • ·        3º momento: Esta atividade visa contemplar a habilidade leitora (Projeto “Ciranda da leitura”) dentro da disciplina de Arte, portanto, neste momento os alunos escolhem, por afinidade, um artista dos livros da Coleção Mestre das Artes e fazem a leitura.
  • ·            4º momento: Criar um Roteiro visual de história para o artista lido.
  • ·     5º momento: Avaliação: Apresentação para a turma da história contada no roteiro visual.


Critérios / Instrumentos de avaliação

A avaliação será compartilhada:
·         Apresentação do Roteiro visual de história para os colegas (Curadoria Educativa).
·         Características do Roteiro visual.
·         Estética do trabalho.

Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)

Os alunos envolveram-se na atividade leitora e escritora estimulados por vivenciar e aprofundar o conhecimento na vida e obra dos artistas os quais são conhecidos, muitas vezes, apenas pelo nome. E pode-se perceber a compreensão da leitura através da confecção e apresentação do roteiro visual.
A atividade desenvolveu a sensibilidade estética através da análise final do trabalho do ponto de vista do belo, relacionado às características visíveis de composição e acabamento.

Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciados na atividade (comente)

Princípio: 4 Pilares da educação
O “aprender a conhecer” favorece a cognição no exercício da atenção, proporcionando o desenvolvimento da habilidade de fazer comparação com outros conhecimentos já adquiridos.

Premissa: Protagonismo Juvenil
O aluno reconhece a necessidade de sua atitude de busca do conhecimento através da pesquisa e da transformação do seu modo de pensar e agir.






segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Olimpíada de Aprendizagem

A atividade de Olimpíada de Aprendizagem foi um game realizado na sala de aula que exigiu a resposta de questões com base de leitura de pequenos textos e realização de tarefas práticas e lúdicas ligadas à temática das Olimpíadas da Grécia Antiga. 

  
  
As atividades da aula são registradas na tabela, onde os grupos acompanham seu desempenho


 Nesta atividade o jogo, a competição, foi tema e estratégia. Ao realizar tarefas em um ambiente competitivo, trazemos a Olimpíada como ação e reflexão. Aliado a isto, a leitura foi trazida como ferramenta de realização da atividade (completar as fases) ganhando sentido prático e contextualizado.


 
Respostas obtidas em grupo são apresentadas para a turma, marcando pontos
Na segunda foto a aluna identifica previamente que seu grupo não havia compreendido a tarefa e procura a professora


A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia que vem sendo aplicada à Educação na busca aumentar a motivação para o estudo promover oportunidades de imersão dos estudantes na temática estudada. 


 
Alunos realizam atividades em grupo e criam soluções para as tarefas


Observamos que o aspecto lúdico dos games é eficiente para prender atenção dos seres humanos de todas as idades. Jogos de todos os tipos e brincadeiras de disputa entre grupos são formas de lazer muito presentes na vida das crianças e adolescentes. Quando a aula traz aspectos do lazer, mecanismos de diversão aliadas à aprendizagem, conseguimos resultados melhores no empenho e aprendizagem dos alunos em todos os níveis de aprendizagem.


Alunos imersos nas atividades, com pouca necessidade de supervisão da professora



O movimento na sala é produtivo e protagonista

Agradeço e parabenizo as turmas pelo trabalho! 





quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Escolha das Disciplinas Eletivas 2º semestre

"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento. "
                                                     Diretrizes do Programa de Ensino Integral

No dia 16 de agosto de 2016, houve a apresentação das Disciplinas Eletivas que serão desenvolvidas no 2º semestre de 2016.
Objetivando atender às necessidades de ampliação do universo cultural, como também às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, as Professoras da EEEI Olímpio Catão, apresentaram os Projetos das Disciplinas Eletivas, através de proposição de ações e atividades pedagógicas direcionadas à aprendizagem dos estudantes e à excelência acadêmica prevista no PEI.
Foi um momento de interagir com nossos alunos, mostrando a criatividade, competência e talento de nossas professoras, articulados a interdisciplinaridade e propostas pedagógicas diversificadas.


Foram apresentadas as seguintes Eletivas:

                                  Fazendo acontecer


Aprimoramento das atividades circenses, ensinando seus fundamentos básicos (habilidades psicomotoras: equilíbrio, agilidade, ritmo, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, potencialização dos limites, desenvolvimento de atitudes de confiança, desenvolvimento de atitudes de segurança em relação ao grupo e a si mesmo), construção dos objetos necessários à prática circense, reutilização de materiais e o trabalho de conscientização e sustentabilidade. Experimentação da arte circense por meio de atividades criativas, protagonistas, corporais e lúdicas ao ar livre. Fortalecimento do jovem como sujeito construtor de seu projeto de vida dentro e fora da escola.





                                           Eletiva " Shop pet"


Conhecimento de determinadas espécies animais e suas principais características, (em relação ao porte, habitat e alimentação). 
Confecção de brinquedos, roupas, adorno para pet e produção de alimentação sustentável, (como ração caseira e biscoitos caninos).
Diferenciação entre animais da fazenda e domésticos e tudo que permeia o universo animal. 
Foco no significado da palavra estimação: estima e carinho pelo seu bichinho, manejo, (vivenciação em pet shop), e bem estar animal.
Projeto lúdico com aulas práticas e participação dos profissionais de saúde, (palestra com veterinário).
Apresentação de adestramento de cães.
Promoção de uma visão ampla das profissões envolvidas no cuidado dos cães e gatos.



       





Eletiva Quebra a Cuca



Desenvolvimento de experimentos didáticos, obtidos através de práticas ou vivências decorrentes de experiências com atividades lúdicas, práticas de laboratório na áreas Biológicas, Químicas e Físicas.







                        Eletiva   Vivendo o Vale










Plante essa ideia