quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”


Sempre há um encantamento quando assistimos aos espetáculos de marionetes ou teatro de bonecos. Antes de se conhecer ou manipular bonecos a história precisa ser contada no papel através de um roteiro. O roteiro é a sequência de acontecimentos. Um roteiro visual deve ser uma produção com escrita e desenho e que contém uma numeração com a indicação de sequências narrativas.

Esta atividade foi desenvolvida na Sala de Leitura. A ambientação para a leitura favorece o desenvolvimento da concentração. A leitura permite a imersão em um universo desconhecido, ampliando a imaginação e a criatividade.

Entrar em contato com a biografia dos artistas escolhidos (Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dalí, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Cândido Portinari), conhecer a obra e a importância histórica destes, fez com que os alunos mergulhassem na representação e expressão de um cultura que influenciou a Arte que vivenciamos na contemporaneidade. A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações, das manifestações e da visão de mundo do homem e do homem no mundo.










Confira o Plano desta atividade:

 BOA PRÁTICA 
Roteiro visual de História

Título da atividade

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”

Disciplina

Arte

Professor Responsável

Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

Público alvo

7º anos

Tempo de duração / datas de aplicação

4 aulas

Objetivos

·         Desenvolver a habilidade leitora  e escritora dentro da disciplina de Arte.
·         Trabalhar em parceria com a Sala de Leitura.
·         Conhecer e produzir roteiro visual de história.

Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas

·         Ler a forma e suas potenciais significações nas diversas linguagens da Arte.
·         Interpretar e relacionar as potencialidades da forma como elemento básico das
linguagens artísticas.
·         Operar com a forma para tornar visíveis ideias nas diversas linguagens da Arte.

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)

·         Livros da Coleção Mestre das Artes;
·         Folhas papel de sulfite;
·         Lápis de cor;
·         Lápis grafite, borracha, régua.

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)

  • ·     1º momento:  Sondagem – Perguntas para mover o que pensam ou o repertório dos mesmos: Os alunos já assistiram a um teatro de bonecos?  Como é a criação de um boneco personagem? O que você imagina que seja um teatro de formas animadas?
  • ·      2º momento: Para que a boneco ganhe vida no palco é necessário uma história. Neste momento os alunos entram em contato com Roteiro visual de história, através da leitura de imagens e da leitura da história e conhecem as características do roteiro visual (uma produção com escrita e desenho e que contém a numeração com indicação de sequências narrativas).
  • ·        3º momento: Esta atividade visa contemplar a habilidade leitora (Projeto “Ciranda da leitura”) dentro da disciplina de Arte, portanto, neste momento os alunos escolhem, por afinidade, um artista dos livros da Coleção Mestre das Artes e fazem a leitura.
  • ·            4º momento: Criar um Roteiro visual de história para o artista lido.
  • ·     5º momento: Avaliação: Apresentação para a turma da história contada no roteiro visual.


Critérios / Instrumentos de avaliação

A avaliação será compartilhada:
·         Apresentação do Roteiro visual de história para os colegas (Curadoria Educativa).
·         Características do Roteiro visual.
·         Estética do trabalho.

Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)

Os alunos envolveram-se na atividade leitora e escritora estimulados por vivenciar e aprofundar o conhecimento na vida e obra dos artistas os quais são conhecidos, muitas vezes, apenas pelo nome. E pode-se perceber a compreensão da leitura através da confecção e apresentação do roteiro visual.
A atividade desenvolveu a sensibilidade estética através da análise final do trabalho do ponto de vista do belo, relacionado às características visíveis de composição e acabamento.

Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciados na atividade (comente)

Princípio: 4 Pilares da educação
O “aprender a conhecer” favorece a cognição no exercício da atenção, proporcionando o desenvolvimento da habilidade de fazer comparação com outros conhecimentos já adquiridos.

Premissa: Protagonismo Juvenil
O aluno reconhece a necessidade de sua atitude de busca do conhecimento através da pesquisa e da transformação do seu modo de pensar e agir.