A atividade de Olimpíada de Aprendizagem foi um game realizado na sala de aula que exigiu a resposta de questões com base de leitura de pequenos textos e realização de tarefas práticas e lúdicas ligadas à temática das Olimpíadas da Grécia Antiga.
As atividades da aula são registradas na tabela, onde os grupos acompanham seu desempenho
Nesta atividade o jogo, a competição, foi tema e estratégia. Ao realizar tarefas em um ambiente competitivo, trazemos a Olimpíada como ação e reflexão. Aliado a isto, a leitura foi trazida como ferramenta de realização da atividade (completar as fases) ganhando sentido prático e contextualizado.
Respostas obtidas em grupo são apresentadas para a turma, marcando pontos
Na segunda foto a aluna identifica previamente que seu grupo não havia compreendido a tarefa e procura a professora
A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia que vem sendo aplicada à Educação na busca aumentar a motivação para o estudo promover oportunidades de imersão dos estudantes na temática estudada.
Alunos realizam atividades em grupo e criam soluções para as tarefas
Observamos que o aspecto lúdico dos games é eficiente para prender atenção dos seres humanos de todas as idades. Jogos de todos os tipos e brincadeiras de disputa entre grupos são formas de lazer muito presentes na vida das crianças e adolescentes. Quando a aula traz aspectos do lazer, mecanismos de diversão aliadas à aprendizagem, conseguimos resultados melhores no empenho e aprendizagem dos alunos em todos os níveis de aprendizagem.
Alunos imersos nas atividades, com pouca necessidade de supervisão da professora
O movimento na sala é produtivo e protagonista
Agradeço e parabenizo as turmas pelo trabalho!