segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Estudantes do 8º ano trabalhando a tolerância à diversidade

Por Lucilene Fernandes

A questão da TOLERÂNCIA diante da DIVERSIDADE é uma das grandes questões da humanidade no século XXI. Aprendermos a conviver com as diferenças é condição sine qua non para o desenvolvimento humano em um mundo globalizado.

Nas aulas de História, um dos conceitos estruturadores está no respeito à "diversidade", valorizando e compreendendo que o "pluralismo cultural" enriquece a todos nós e contribui para a renovação das ideias. Assim, em todos os conteúdos estudados, sempre trabalhamos o respeito à cada cultura em cada época - é no ato de conhecer culturas diferentes que aprendemos a respeitar o diferente. Isso vale para o passado, o presente e o futuro.

Reunidos em grupo elaboram cartazes sobre as leis abolicionistas
Desta maneira, em novembro entra em foco o estudo nas aulas de História, a presença dos africanos e afrodescendentes no Brasil. No 8º ano, os estudantes são lançados ao estudo da luta dos africanos e afrodescendentes pela abolição da escravidão e contra o preconceito. 

As atividades foram estruturadas numa sequência didática: (1) estudo do contexto do Segundo Império com um mapa de ideias, (2) análise documental do texto das leis abolicionistas e representação em desenho e charge, (3) análise de trecho do filme Ganga Zumba e (4) elaboração de uma campanha contra o racismo tendo a escola, as crianças e as redes sociais como público alvo.

Painel sendo construído pelas turmas do 8º ano
Estamos na última etapa de trabalho, mas já percebemos que a reflexão está presente na aula sobre o preconceito contra o negro em piadas e no tratamento das religiões afro. São sementes de tolerância e de respeito que lançamos na formação da futura geração de cidadãos, eleitores e governantes...



Habilidades trabalhadas:
  • Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos 
  • Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização 
  • Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história