Com o mês de
Outubro encerrando, chegamos ao final deste ano letivo com mais de 80% do
currículo trabalhado e com um aproveitamento positivo de todos os alunos de
nossa unidade. As disciplinas de Geografia e História iniciaram este ano com a
proposta de trabalhar rigorosamente as habilidades do currículo e de monitorar
o cumprimento das habilidades.
Falando desta
maneira, tem-se a impressão que nos anos anteriores isto não estava sendo
feito. Mas não é verdade. Há exatos três anos, que a nossa unidade passou a ser
escola de ensino integral e as duas disciplinas passaram efetivamente a
planejar atividades, a repensar as estratégias e a aplicar o ensino por
habilidades. Sendo assim, com um trabalho iniciado há três anos, pela primeira
vez, a área de Humanas puderam iniciar um objetivo único: aplicar na íntegra o
ensino por habilidades e o monitoramento deste trabalho. Alguns pontos são
importantes ser destacados:
a) O Currículo Oficial para as
Disciplinas de História e Geografia traz uma proposta de trabalhar ao mesmo tempo
os conceitos estruturadores da área assim como o conteúdo extenso e este ensino
tem que ser direcionado através do saber fazer, ou seja, ensinando através das
habilidades e competências;
b) As dificuldades encontradas nesta
comunidade escolar que entra no ciclo II em processo de finalização de alfabetização
e no desenvolvimento do raciocínio
lógico dedutivo.
c) Em termos de alfabetização
cartográfica e de compreensão de processos históricos, os alunos iniciam o
ciclo II com clara deficiência no desenvolvimento de habilidades e competências.
Quando iniciamos em
ATPA o estudo do ensino destas disciplinas por habilidades, várias dificuldades
foram encontradas por nossos professores e estas dificuldades continuam sendo
encontradas. Não é fácil aplicar as situações de aprendizagens propostas quando
conceitos não são compreendidos ou bem desenvolvidos. Em algumas turmas, faz-se
necessário desenvolver duas, três ou mesmo mais estratégias de ensino de forma
que a maioria dos alunos domine a habilidade ensinada. A questão do tempo
também é importante: administrar as habilidades adquiridas, as competências
leitoras e escritoras, o desenvolvimento de aquisição de novas habilidades,
avaliar se ocorreu aprendizagem e propor diferentes estratégias para alunos que
não conseguiram compreender todo ou parte do processo demanda mais tempo do que
o proposto no Currículo. Por fim, ensinar por habilidade e avaliar se os alunos
dominam ou não, requer formação por parte dos professores e um estudo profundo
das práticas didáticas.
Por
fim, chegamos ao ponto mais importante a ser destacado: o monitoramento das
habilidades desenvolvidas, não desenvolvidas e parcialmente desenvolvidas. O
monitoramento iniciou no ano passado com apenas três habilidades convergentes e
com habilidades complementares. Este ano
passamos a monitorar todas as habilidades as quais estão sendo digitadas em
formato de planilhas o que permite a visualização dos resultados. Com o estudo
das habilidades desenvolvidas dentro da unidade escolar e com o estudo dos
resultados das AAP’s na plataforma Foco na Aprendizagem será possível detectar
as áreas mais sensíveis e propor ações direcionadas e efetivas para resolução
de problemas.
Resta-nos agora, aprimorar e monitorar este trabalho pelos próximos anos, de forma a conseguir
alcançar a cada ano resultados mais positivos. Outro ponto importante a ser
destacado e a ser desenvolvido pelo grupo é o modelo de aula ou de prática
didática a ser aprimorada através de aulas diversificadas, ou seja, aulas
realmente diferentes e significativas; trabalhos interdisciplinares que
consolidem as habilidades ensinadas e avaliações constantes por itens. O impacto
das disciplinas da parte diversificada nas disciplinas da base comum também é
outro item que deve ser monitorado de forma a atender a diversidade de
habilidades que os alunos devem adquirir.
Esperamos que este texto seja lido e replicado em outras unidades de
Ensino Fundamental para que possamos abrir a discussão com outras equipes que
estejam desenvolvendo o trabalho de área e o monitoramento deste trabalho. Com
certeza, será uma abertura interessante para repensar e reavaliar os nossos
saberes de ensino e aprendizagem.