segunda-feira, 31 de outubro de 2016

RELATÓRIO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS


Com o mês de Outubro encerrando, chegamos ao final deste ano letivo com mais de 80% do currículo trabalhado e com um aproveitamento positivo de todos os alunos de nossa unidade. As disciplinas de Geografia e História iniciaram este ano com a proposta de trabalhar rigorosamente as habilidades do currículo e de monitorar o cumprimento das habilidades.

Falando desta maneira, tem-se a impressão que nos anos anteriores isto não estava sendo feito. Mas não é verdade. Há exatos três anos, que a nossa unidade passou a ser escola de ensino integral e as duas disciplinas passaram efetivamente a planejar atividades, a repensar as estratégias e a aplicar o ensino por habilidades. Sendo assim, com um trabalho iniciado há três anos, pela primeira vez, a área de Humanas puderam iniciar um objetivo único: aplicar na íntegra o ensino por habilidades e o monitoramento deste trabalho. Alguns pontos são importantes ser destacados:

a) O Currículo Oficial para as Disciplinas de História e Geografia traz uma proposta de trabalhar ao mesmo tempo os conceitos estruturadores da área assim como o conteúdo extenso e este ensino tem que ser direcionado através do saber fazer, ou seja, ensinando através das habilidades e competências;

b) As dificuldades encontradas nesta comunidade escolar que entra no ciclo II em processo de finalização de alfabetização e  no desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo. 

c) Em termos de alfabetização cartográfica e de compreensão de processos históricos, os alunos iniciam o ciclo II com clara deficiência no desenvolvimento de habilidades e competências.

Quando iniciamos em ATPA o estudo do ensino destas disciplinas por habilidades, várias dificuldades foram encontradas por nossos professores e estas dificuldades continuam sendo encontradas. Não é fácil aplicar as situações de aprendizagens propostas quando conceitos não são compreendidos ou bem desenvolvidos. Em algumas turmas, faz-se necessário desenvolver duas, três ou mesmo mais estratégias de ensino de forma que a maioria dos alunos domine a habilidade ensinada. A questão do tempo também é importante: administrar as habilidades adquiridas, as competências leitoras e escritoras, o desenvolvimento de aquisição de novas habilidades, avaliar se ocorreu aprendizagem e propor diferentes estratégias para alunos que não conseguiram compreender todo ou parte do processo demanda mais tempo do que o proposto no Currículo. Por fim, ensinar por habilidade e avaliar se os alunos dominam ou não, requer formação por parte dos professores e um estudo profundo das práticas didáticas.

            Por fim, chegamos ao ponto mais importante a ser destacado: o monitoramento das habilidades desenvolvidas, não desenvolvidas e parcialmente desenvolvidas. O monitoramento iniciou no ano passado com apenas três habilidades convergentes e com habilidades complementares. Este  ano passamos a monitorar todas as habilidades as quais estão sendo digitadas em formato de planilhas o que permite a visualização dos resultados. Com o estudo das habilidades desenvolvidas dentro da unidade escolar e com o estudo dos resultados das AAP’s na plataforma Foco na Aprendizagem será possível detectar as áreas mais sensíveis e propor ações direcionadas e efetivas para resolução de problemas.

Resta-nos agora,  aprimorar e monitorar este trabalho pelos próximos anos, de forma a conseguir alcançar a cada ano resultados mais positivos. Outro ponto importante a ser destacado e a ser desenvolvido pelo grupo é o modelo de aula ou de prática didática a ser aprimorada através de aulas diversificadas, ou seja, aulas realmente diferentes e significativas; trabalhos interdisciplinares que consolidem as habilidades ensinadas e avaliações constantes por itens. O impacto das disciplinas da parte diversificada nas disciplinas da base comum também é outro item que deve ser monitorado de forma a atender a diversidade de habilidades que os alunos devem adquirir.


Esperamos que este texto seja lido e replicado em outras unidades de Ensino Fundamental para que possamos abrir a discussão com outras equipes que estejam desenvolvendo o trabalho de área e o monitoramento deste trabalho. Com certeza, será uma abertura interessante para repensar e reavaliar os nossos saberes de ensino e aprendizagem.