por Lucilene Fernandes
No PEI (Programa de Ensino Integral) a corresponsabilidade é uma premissa em todos os momentos e envolve todos os personagens da escola: gestores, educadores, funcionários, alunos e famílias.
"A escola deve ser formadora de cidadãos éticos, aptos a administrar suas competências e habilidades; eficiente nos processos, métodos e técnicas; eficaz nos resultados, superando a expectativa da comunidade, tendo o estudante como protagonista da construção de seu projeto de vida e os pais, como educadores familiares e parceiros, conscientes de suas responsabilidades na formação de seus filhos. A comunidade escolar e os parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determina outra premissa importante, a corresponsabilidade que é mais um fator de sucesso escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados da escola."
Diretrizes do Programa de Ensino Integral

Comparamos então os números alcançados com os níveis de proficiência no SARESP e localizamos o que já conseguimos e quais são os próximos desafios.
Refletimos então sobre os resultados das AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) realizado por todos. Os alunos ficaram sabendo que a equipe de Professores já havia analisado estes resultado e indicado as habilidades com maior defasagem. E foram estas habilidades de Língua Portuguesa precisando de retomada que apontaram os primeiros passos do trabalho da aula de História.
E foi então que aula se tornou interativa! No 8º ano, após um brainstorm que elaborou o conceito de DEMOCRACIA da turma, os alunos, organizados em grupos, apresentaram pequenas dramatizações sobre a presença da democracia na família, na escola e na empresa.
Na aula seguinte, lendo uma notícia de jornal sobre os últimos acontecimentos da relação entre representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em Brasília, os alunos foram chamados a retomar a habilidade de Língua Portuguesa indicada (Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto).
E por que o conceito de "democracia" e a notícia sobre os poderes federais? Porque o apoio ao processo de Nivelamento, reforçando habilidades em que os alunos apresentaram defasagem em Língua Portuguesa e/ou Matemática, deve ser feito dentro do desenvolvimento do Currículo de História (ou de qualquer outra disciplina). O Currículo Oficial de História da Secretaria de Educação de São Paulo orienta o trabalho com o tema "Iluminismo" no início do 7º ano.
Então os alunos, em uma atividade de 4 aulas, os alunos:
- analisaram uma notícia,
- vivenciaram um conceito,
- refletiram sobre a realidade do país
- e tomaram contato com a aplicação da proposição do iluminista Barão de Montesquieu que sugeriu a divisão dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Contextualizado o assunto, entra em cena nas próximas aulas o conhecimento teórico sobre o Iluminismo.
Somos todos corresponsáveis pela aprendizagem que acontece em nossa escola!!!
Habilidades de Língua Portuguesa a serem retomadas por todas disciplinas durante a Recuperação Intensiva:
- 6º ano: Reconhecer a sequência temporal dos fatos relatados em uma notícia.
- 7º ano: Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (crônica, conto, trecho de romance).
- 8º ano: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
- 9º ano: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.