por Lucilene Fernandes
No PEI (Programa de Ensino Integral) a corresponsabilidade é uma premissa em todos os momentos e envolve todos os personagens da escola: gestores, educadores, funcionários, alunos e famílias.
"A escola deve ser formadora de cidadãos éticos, aptos a administrar suas competências e habilidades; eficiente nos processos, métodos e técnicas; eficaz nos resultados, superando a expectativa da comunidade, tendo o estudante como protagonista da construção de seu projeto de vida e os pais, como educadores familiares e parceiros, conscientes de suas responsabilidades na formação de seus filhos. A comunidade escolar e os parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determina outra premissa importante, a corresponsabilidade que é mais um fator de sucesso escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados da escola."
Diretrizes do Programa de Ensino Integral
Assim, no início do ano letivo já apresentamos aos alunos alguns resultados das reflexões do planejamento realizado pela Equipe Gestora e Professores. Na aula de História, professora e alunos observaram juntos os números do IDESP de 2014, 2015 e 2016 refletindo sobre a evolução que temos conseguido alcançar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Comparamos então os números alcançados com os níveis de proficiência no SARESP e localizamos o que já conseguimos e quais são os próximos desafios.
Refletimos então sobre os resultados das AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) realizado por todos. Os alunos ficaram sabendo que a equipe de Professores já havia analisado estes resultado e indicado as habilidades com maior defasagem. E foram estas habilidades de Língua Portuguesa precisando de retomada que apontaram os primeiros passos do trabalho da aula de História.
E foi então que aula se tornou interativa! No 8º ano, após um brainstorm que elaborou o conceito de DEMOCRACIA da turma, os alunos, organizados em grupos, apresentaram pequenas dramatizações sobre a presença da democracia na família, na escola e na empresa.
Na aula seguinte, lendo uma notícia de jornal sobre os últimos acontecimentos da relação entre representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em Brasília, os alunos foram chamados a retomar a habilidade de Língua Portuguesa indicada (Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto).
E por que o conceito de "democracia" e a notícia sobre os poderes federais? Porque o apoio ao processo de Nivelamento, reforçando habilidades em que os alunos apresentaram defasagem em Língua Portuguesa e/ou Matemática, deve ser feito dentro do desenvolvimento do Currículo de História (ou de qualquer outra disciplina). O Currículo Oficial de História da Secretaria de Educação de São Paulo orienta o trabalho com o tema "Iluminismo" no início do 7º ano.
Então os alunos, em uma atividade de 4 aulas, os alunos:
- analisaram uma notícia,
- vivenciaram um conceito,
- refletiram sobre a realidade do país
- e tomaram contato com a aplicação da proposição do iluminista Barão de Montesquieu que sugeriu a divisão dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Contextualizado o assunto, entra em cena nas próximas aulas o conhecimento teórico sobre o Iluminismo.
Somos todos corresponsáveis pela aprendizagem que acontece em nossa escola!!!
Habilidades de Língua Portuguesa a serem retomadas por todas disciplinas durante a Recuperação Intensiva:
- 6º ano: Reconhecer a sequência temporal dos fatos relatados em uma notícia.
- 7º ano: Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (crônica, conto, trecho de romance).
- 8º ano: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
- 9º ano: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.