De acordo com Stoner (1985), “É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.”
O planejamento é um conjunto de ações que são preparadas projetando atividades que desenvolvam estratégias contextualizadas e diversificadas atreladas as Premissas e aos Princípios do Modelo PEI.
“Um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados
previstos de forma mais eficiente e econômica”. (Luckesi, 1992, p.121). Sendo assim podemos
afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação
educacional.
Nos dias de Planejamento escolar os profissionais da E.E.E.I. Olímpio Catão, refletiram sobre os indicadores do ano de 2016 da Plataforma Foco Aprendizagem, fazendo uma análise profunda sobre quais as prioridades e defasagens dos alunos deverão ser priorizadas no ano de 2017. Foi um exercício de olhar para 2016, com os pés em 2017.
Neste ano o Planejamento dividiu-se em duas partes, sendo que na primeira apresentamos o quadro de atribuições 2017, analisamos o PDCA feito pelos profissionais evidenciando os Pontos Relevantes e os Pontos de Atenção do ano de 2017. Promovemos Formações entre elas sobre o Clima Escolar, A importância da Tutoria no ambiente escolar e identificamos quais habilidades tiveram menor desempenho em cada ano, para serem trabalhadas na recuperação que aconteceu de 06/02 à 17/02.
6º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer a sequência temporal dos fatos
relatados em uma notícia.
6º ano Matemática
QUESTÃO:
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Resolver situações-problema compreendendo
significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números
naturais.
7º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE:Reconhecer os elementos da narrativa
(personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (crônica,
conto, trecho de romance).
7º ano Matemática
QUESTÃO: 06
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer elementos geométricos que
podem caracterizar uma figura espacial.
8º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita,
distribuídos ao longo de um texto. (GI)
8º ano Matemática
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE:Representar porcentagens em gráficos de
setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e grau
9ºano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita,
distribuídos ao longo de um texto. (GI)
9º ano Matemática
QUESTÃO: 13
DIFICULDADE: média
HABILIDADE: Representar quantidades não inteiras
utilizando notação decimal.
O segundo momento de Planejamento do ano de 2017, aconteceu entre os dias 01-02 e 03/02 , onde Identificamos as Prioridades que nortearão o Plano de Ação da escola no ano de 2017.
Nº
1
Passar de 65,9 % para 45% o número de
alunos no nível Básico em Língua Portuguesa, direcionando os alunos para o nível adequado .
Nº 2
Passar de 48% para 38% o número de alunos
no Básico em Matemática, direcionando os alunos para o nível adequado .
Nº
3
Passar de 7,3% para 4,0% o número de
alunos no Abaixo do Básico em Língua Portuguesa.
Nº4
Passar
de 7,3% para 9,3% o número de alunos no
nível avançado em Língua Portuguesa.
Nº5
Passar
de 9,8 para 11,8% o número de alunos no avançado em Matemática.
Após analisarmos os indicadores do IDESP de nossa escola em 2016, passamos por formação para entendermos melhor os níveis de proficiência que caracterizam o IDESP da escola. Refletimos como o relatório do SARESP pode ajudar os profissionais da área da Educação a atingir seus objetivos e quais as habilidades estruturantes do currículo não foram apropriadas pelos alunos. Trouxemos os três grandes grupos de conhecimento cognitivos cobrados no SARESP e identificamos que esses foram criados a partir da Taxonomia de Bloom, que nomeou os níveis cognitivos de aprendizagem do indivíduo.
Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação
Apontar Descrever Aplicar Analisar Armar Ajuizar
Arrolar Discutir Demonstrar Calcular Articular Apreciar
Definir Esclarecer Dramatizar Classificar Compor Avaliar
Enunciar Examinar Empregar Comparar Constituir Eliminar
Inscrever Explicar Ilustrar Constratar Coordenar Escolher
Marcar Expressar Interpretar Criticar Criar Estimar
Manipular Debater Dirigir Julgar
Diferenciar Reunir Ordenar
Distinguir Formular Preferir
Organizar Selecionar
Taxar
Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação
Apontar Descrever Aplicar Analisar Armar Ajuizar
Arrolar Discutir Demonstrar Calcular Articular Apreciar
Definir Esclarecer Dramatizar Classificar Compor Avaliar
Enunciar Examinar Empregar Comparar Constituir Eliminar
Inscrever Explicar Ilustrar Constratar Coordenar Escolher
Marcar Expressar Interpretar Criticar Criar Estimar
Manipular Debater Dirigir Julgar
Diferenciar Reunir Ordenar
Distinguir Formular Preferir
Organizar Selecionar
Taxar
Enfim o Planejamento 2017, foi um momento de integração, crescimento, socialização e descoberta de novos caminhos que nos levem rumo à Excelência no processo de Ensino e aprendizagem dos nossos alunos.