terça-feira, 14 de março de 2017

Planejamento 2017

De acordo com Stoner (1985), “É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.”

O planejamento é um conjunto de ações que são preparadas projetando atividades que desenvolvam estratégias contextualizadas e diversificadas atreladas as Premissas e aos Princípios do Modelo PEI.
“Um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”. (Luckesi, 1992, p.121). Sendo assim podemos afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional. 
Nos dias de Planejamento escolar os profissionais da E.E.E.I. Olímpio Catão, refletiram sobre os indicadores do ano de 2016 da Plataforma Foco Aprendizagem, fazendo uma análise profunda sobre quais as prioridades e defasagens dos alunos deverão ser priorizadas  no ano de 2017. Foi um exercício de olhar para 2016, com os pés em 2017.

Neste ano o Planejamento dividiu-se em duas partes, sendo que na primeira apresentamos o quadro de atribuições 2017, analisamos o PDCA feito pelos profissionais evidenciando os Pontos Relevantes e os Pontos de Atenção do ano de 2017. Promovemos Formações entre elas sobre o Clima Escolar, A importância da Tutoria no ambiente escolar e identificamos quais habilidades tiveram menor desempenho em cada ano, para serem trabalhadas na recuperação que aconteceu de 06/02 à 17/02.

6º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer a sequência temporal dos fatos relatados em uma notícia.

6º ano Matemática
QUESTÃO:
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Resolver situações-problema compreendendo significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

7º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE:Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (crônica, conto, trecho de romance).

7º ano Matemática
QUESTÃO: 06
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.

8º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (GI)

8º ano Matemática
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE:Representar porcentagens em gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e grau

9ºano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (GI)

9º ano Matemática
QUESTÃO: 13
DIFICULDADE: média
HABILIDADE: Representar quantidades não inteiras utilizando notação decimal.


O segundo momento de Planejamento do ano de 2017, aconteceu entre os dias 01-02 e 03/02 , onde Identificamos as Prioridades que nortearão o Plano de Ação da escola no ano de 2017.

Nº 1 
      Passar de 65,9 % para 45% o número de alunos no  nível Básico em    Língua Portuguesa, direcionando  os alunos para o nível adequado .
 Nº 2 
      Passar de 48% para 38% o número de alunos no Básico em Matemática, direcionando  os alunos para o nível adequado .
Nº 3
       Passar de 7,3% para 4,0% o número de alunos no  Abaixo do  Básico em Língua Portuguesa.

 Nº4
      Passar  de 7,3% para 9,3% o número de alunos no  nível avançado em Língua Portuguesa.
Nº5

Passar de 9,8 para 11,8% o número de alunos no avançado em Matemática.

Após analisarmos os indicadores do IDESP de nossa escola em 2016,  passamos por formação para entendermos melhor os níveis de proficiência que caracterizam o IDESP da escola. Refletimos como o relatório do SARESP pode ajudar os profissionais da área da Educação a atingir seus objetivos e quais as habilidades estruturantes do currículo não foram apropriadas pelos alunos. Trouxemos os três grandes grupos de conhecimento cognitivos cobrados no SARESP e identificamos que esses foram criados a partir da Taxonomia de Bloom, que nomeou os níveis cognitivos de aprendizagem do indivíduo.


Conhecimento   Compreensão  Aplicação       Análise         Síntese          Avaliação
Apontar               Descrever        Aplicar            Analisar        Armar            Ajuizar
Arrolar                 Discutir            Demonstrar   Calcular        Articular        Apreciar
Definir                 Esclarecer        Dramatizar    Classificar    Compor         Avaliar
Enunciar             Examinar          Empregar      Comparar     Constituir      Eliminar
Inscrever             Explicar            Ilustrar          Constratar    Coordenar     Escolher
Marcar                 Expressar         Interpretar    Criticar          Criar              Estimar    
                                                       Manipular     Debater          Dirigir           Julgar
                                                                             Diferenciar     Reunir          Ordenar
                                                                             Distinguir       Formular      Preferir
                                                                                                     Organizar     Selecionar
                                                                                                                           Taxar


Enfim o Planejamento 2017, foi um momento de integração, crescimento, socialização e descoberta de novos caminhos que nos levem rumo à Excelência no  processo de Ensino e aprendizagem dos nossos alunos.