sexta-feira, 23 de março de 2018

Apoio ao Nivelamento

Por Lucilene Fernandes


Como atividade de apoio ao nivelamento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 9º ano, na última semana realizamos uma SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) analisando charges.

A SD objetivou trabalhar a habilidade:
Inferir informação implícita em um texto (instrucional, argumentativo, informativo, de opinião, não verbal)

No Programa de Ensino Integral, toda a Equipe é corresponsável pelo processo de aprendizagem, o que inclui o PAN - Plano de Ação de Nivelamento. Cada uma das disciplinas planeja e executa atividades que possam apoiar o processo de nivelamento das habilidades requeridas para aquele ano, retomando habilidades que ficaram com deficiência para alguns alunos. Neste primeiro bimestre do ano letivo de 2018, O PAN da escola indicou que uma habilidade cuja retomada era importante para um número significativo de alunos no 9º ano foi exatamente "Inferir informação implícita em um texto (instrucional, argumentativo, informativo, de opinião, não verbal)" e esta habilidade, portanto, deveria ser retomada pelos diversos professores contextualizada em suas disciplinas.

Paralelamente à necessidade de apoio ao PAN, observo que os livros de História de todos os anos, mas em maior número a partir do 9º ano, trazem charges de diversos momentos históricos do passado e charges do presente - buscando contextualizar o assunto estudado. E muitos alunos realmente encontram dificuldades na análise destas charges. Notadamente muitos alunos têm mais dificuldade de compreensão das charges históricas, porém a dificuldade também existe quando lhes é demandado analisar charges atuais.

Mesmo em uma época em que "memes", "cartuns", "paródias" estão muito presentes como forma de sátira no mundo virtual, nas redes sociais a que os alunos estão familiarizados, as atividades em sala de aula indicam que os alunos percebem informações implícitas, mas elementos implícitos passam despercebidos ou não são compreendidos em relação à realidade que retratam.

Percebemos assim que as dificuldades na compreensão da História estão direta e intimamente relacionadas à dificuldade detectada na na disciplina de Língua Portuguesa. Eis porque as competências leitora e escritora são elementos a serem trabalhados em todas as disciplinas.



Assim, a SD desenvolvida buscou trazer para a sala de aula um conjunto de charges analisados a partir dos elementos característicos deste tipo textual que utiliza a linguagem não verbal, expressa opinião e carrega informações implícitas - justamente os elementos nos quais, segundo a avaliação diagnóstica da escola, um número significativo dos alunos apresentam defasagem. 

Foram 4 aulas de trabalho organizadas da seguinte maneira:

1ª aula: Apresentação de charges publicadas na semana anterior à aula pelo Jornal Folha de São Paulo e análise coletiva das mesmas
     - Como são os traços?
     - Como eu identifico o lugar tratado? as pessoas? 
     - A que acontecimento da realidade está ligado?
     - Que crítica está sendo feita?
     - Como eu percebo que o autor quis ser irônico?
     - Qual a opinião do autor sobre este fato?
   
2ª aula: Retomada das charges e identificação das características / elementos do tipo textual charge         - conversando com a turma, fomos identificando e anotando no caderno elementos como: traços caricatos, dialogar com a realidade, crítica social, linguagem irônica, apresentação de ponto de vista
     - foram projetadas outras charges atuais (abordando a questão das águas, por estarmos próximos do dia mundial da água e realizando a V Conferência Infanto Juvenil para o Meio Ambiente) e colocadas questões que pediam a descrição das charges e identificação dos elementos; uma a uma as charges foram analisadas pelos alunos em seus cadernos



3ª aula: Análise de charges históricas
     - foram projetas charges referentes ao período do Imperialismo / Neocolonialismo - período que estava sendo estudado nas aulas de História - os alunos fizeram a descrição e busca dos elementos da charge
      - ocorreu um debate sobre as questões levantadas pelas charges (racismo, estereótipos, conceito de civilização) e análise de charges sobre o mesmo tema presentes no livro didático

4ª aula: Avaliação do trabalho
     - foram apresentadas 5 charges (3 atuais e 2 históricas) para que cada aluno descrevesse e identificasse os elementos

Resultados alcançados

Observei que os alunos apresentaram um aumento na fluência da análise das charges, diminuindo o número de alunos que perguntam "mas o que é para fazer? o que é ironia? como assim qual a crítica?"; familiarizando-se com esse tipo textual. A atividade final também demonstrou que a maioria dos alunos percebe e analisa melhor a relação entre a charge e a realidade de que ela trata. Identificaram a intenção de crítica social. 

Alguns alunos ainda demonstram dificuldade em identificar e analisar a ironia, elemento implícito, somente percebendo isto se recebem estímulo direto da professora auxiliando na reflexão. É ainda um tipo textual que precisa ser retomada durante as aulas.