Por Lucilene Fernandes
Nesta semana, finalizamos, com os alunos do 6º ano, uma sequência didática para trabalhar a noção de tempo.
A sequência teve como objetivo desenvolver as habilidades indicadas no Currículo Estadual:
- Compreender fenômenos de natureza histórica
- Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade
- Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo
Os mais desavisados podem imaginar que os alunos já possuem uma noção de tempo advinda do senso comum. Mas este "conhecimento" que nasce da realidade precisa ser sistematizado e ampliado, de forma que os alunos desenvolvam habilidades que permitam analisar tempos longos e curtos, compreensão dos processos históricos, causas e consequências, permanências e mudanças.
Os estudos construtivistas indicam que na formação da inteligência, a noção de tempo é uma das últimas a serem construídas. É por isso que as crianças usualmente se confundem ao falar de ontem, antes de ontem, amanhã, daqui a semanas, meses ou anos! O tempo é uma noção abstrata.
A sequência didática desenvolvida conteve as seguintes atividades:
Aluna do 6º ano constrói uma ampulheta |
- Levantamento de ideias dos alunos de como o tempo passa (rápido ou devagar) e instrumentos que utilizamos para medir e marcar o tempo
- Pesquisa de instrumentos usados para marcar o tempo
- Desenho de linhas do tempo com acontecimentos do seu dia, contado em horas.
- Desenho de linhas do tempo com acontecimentos da semana, contado em dias.
- Desenho de linhas do tempo com acontecimentos da própria vida, contada em anos.
- Análise de texto sobre tempo e calendários (Caderno do Aluno, 6º ano)
- Construção de ampulhetas seguindo instruções (Caderno do Aluno, 6º ano)
- Rodada de perguntas, hipóteses sobre a origem do Universo (Esta atividade não estava prevista, mas foi realizada devido ao grande interesse dos alunos que levantaram dúvidas sobre como o tempo começou, o que é "antes de Cristo", porque não contamos milhares de anos)
- Reflexão sobre a História como Ciência, método científico e fé, respeito às diferentes culturas com diferentes pontos de vista.
- Desenho de linhas do tempo com calendários Cristão, Muçulmano e Judaico.
- Revisão de numeração romana.
- Linha do tempo de contagem de séculos.
- Finalização das atividades do Caderno do Aluno, 6º ano, Situação de Aprendizagem 1.
- Produção de narrativa ficcional em que o aluno viaja em uma máquina do tempo.
O trabalho com esta sequência didática dialoga com as disciplinas de Ciências (tempo, formação do universo, método científico) e Matemática (reta numérica, contagem do tempo). É o que chamamos de "postura interdisciplinar", quando usamos ferramentas das outras disciplinas para aprender História.
O trabalho com sequências didáticas permite acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, apoiando aqueles com maior dificuldade e avaliando os avanços alcançados por todos.
O próximo passo é conseguir articular novas sequências de maneira que os alunos possam trilhar as atividades mesmo com ritmos diferenciados de aprendizagem. Assim aconteceriam várias atividades simultâneas na sala de aula, dependendo do ritmo e percurso de aprendizagem de cada aluno.
Com um olhar metalinguístico, poderíamos dizer que os alunos tem diferentes tempos de aprendizagem sobre o tempo! Buscamos o ideal de orientar a aprendizagem o mais individualizadamente possível.
Conseguir preparar, obter materiais e orientar essa diversidade de atividades está sendo um grande desafio!