sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Charge: gênero textual e fonte histórica

Por Lucilene Fernandes

Nesta semana, nas turmas de 9º ano, começamos a estudar charges.

Publicada no Jornal Folha de São Paulo, 17/02/19
É um estudo que leva algum tempo, já que este tipo de texto jornalístico exige habilidades de identificação de informações explícitas e implícitas, inferências, compreensão de ironia e relação com fatos reais. Ao longo do ano, os alunos realizarão análises de charges nas diversas disciplinas, desenvolvendo aos poucos sua percepção para este gênero textual e refinando sua compreensão.

A charge é um tipo de texto muito utilizado como fonte histórica, já que ao longo da história muitos chargistas documentaram suas visões político-sociais registrando de muito perto fatos históricos importantes no Brasil e no mundo. 

As primeiras atividades na aula de história envolvem a caracterização das charges, pesquisa e análise de charges atuais sobre o Brasil. A aprendizagem faz-se muito mais significativa e contextualizada quando usamos exemplos do tempo presente. O que também facilita o desenvolvimento daqueles alunos com maior dificuldade na compreensão.

Pesquisa de charges na WEB
Após análise de algumas charges em grupo na sala de aula, os alunos utilizaram a sala de informática para pesquisa. Junto das charges encontradas, os alunos tiveram como tarefa encontrar a notícia relacionada ao fato. Desta forma, os alunos estão relacionando textos verbais e não-verbais, além de estarem se mantendo informado sobre o Brasil de hoje.

Esta aula faz parte da atividade permanente "Nossa escola, nosso mundo", que trata da contextualização dos temas estudados em sala de aula. Durante o mês de fevereiro, de acordo com orientações da Secretaria Estadual de Educação, estamos estudando a formação da república no Brasil. Sobre este período histórico existem inúmeras charges dos jornais da época que serão objeto de estudo.


Trecho do documento "Orientações para os primeiros dias letivos com Foco na Aprendizagem", SEE-SP, referente à disciplina de História:
Finalmente, para a 9º ano e dando continuidade ao destaque para os conceitos de ruptura e continuidade, sugerimos resgatar os estudos realizados no 4º bimestre do ano anterior: “O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX (Economia cafeeira – Escravidão e abolicionismo – Industrialização, urbanização, branqueamento da nação e imigração)”, sublinhando a importância desses conteúdos para o advento da República no Brasil.