sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Acolhimento da E.E.E.I. Olímpio Catão 2019












                O acolhimento de 2019, da E.E.E.I. Olímpio Catão, aconteceu nos dias 01 e 04 do mês de fevereiro, com 12 acolhedores representados  por todos os segmentos do Ensino Fundamental II. Eles passaram previamente por formação com a Vice-diretora Luciene Lavezzo Amadeu no fim de 2018, onde puderam tirar suas dúvidas quanto às ações que seriam desenvolvidas e preparar-se para receber os novos alunos.
O acolhimento no Programa de Ensino Integral tem entre outros objetivos dar as Boas Vindas aos alunos que chegam para compor o quadro discente da nossa escola e favorecer a construção do caminho para seu Projeto de Vida, assim como a reflexão valorização de seus sonhos.
No primeiro dia do Acolhimento, Os Quatro Pilares da Educação permeiam todas as ações desenvolvidas pelos acolhedores, através de  dinâmicas que  fortalecem o Aprender a Ser e Conviver, como o Contrato de Convivência, onde os alunos estabelecem itens importantes ao convívio escolar como pontualidade, assiduidade, respeito e responsabilidade. A Cartilha: “Quem sou eu”?, contém reflexões pessoais, qualidades, defeitos e uma linha do tempo, onde os alunos descrevem os itens mais importantes de suas vidas.
Vídeos como: “O Indiano”, Recomeçar e Desafiando Gigantes, e  texto a Árvore dos sonhos, trabalham temas relacionados à Persistência, Protagonismo e trabalho em equipe, e levam os alunos a refletirem sobre a necessidade de ter perseverança na luta pela realização de seu Projeto de Vida.
Nas oficinas do aprender e fazer, os alunos desenvolveram dinâmicas como: Esse problema não é meu, Construindo a Escola dos nossos sonhos, Dinâmica da Forca e A Torre, onde os alunos desenvolvem autonomia e criatividade para trabalhar em grupo.
A introdução dos conceitos relacionados ao Protagonismo Juvenil, reproduzem situações que possam ser vivenciadas na escola com a atuação protagonista dos alunos e despertar nos jovens os seus maiores sonhos. A dinâmica “Nossa História”, trabalha a capacidade de lidar com imprevistos, já a da “Vassoura”, desenvolve a concentração, a iniciativa e o tempo de respostas dos alunos.
O vídeo “Mágico Renner” e o texto “Estrela do mar”, trabalham questões relativas ao Protagonismo Juvenil como agente de mudança na sociedade e valores sociais.
A introdução ao conceito de Projeto de Vida é feito com o texto de Saulo Fong, “O que os jovens precisam saber sobre o que é o Projeto de Vida?” que traz a tona a necessidade de fazer escolhas e traçar metas com uma visão de futuro.
A Música “Aquarela” é tocada durante a construção da escada e do Varal dos Sonhos, e sob a orientação dos acolhedores os alunos planejam degrau a degrau, qual é a meta a ser alcançada a cada ano.
O vídeo “O que você vai ser quando crescer”, “Todo bom começo tem um bom professor e a “Construção do céu dos sonhos”, assim como a Dinâmica “Vamos pensar juntos?  Colaboram para a compreensão e debate na classe sobre os temas como: Projeto de Vida, Protagonismo, Os quatro Pilares, compromisso e sonhos.

Na Culminância, no período da tarde do dia 04 de fevereiro, os alunos apresentaram cartazes e textos elaborados durante os dois dias do acolhimento e representaram os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento das atividades. Em seguida, os alunos cantaram a Música “Aquarela” ( Toquinho) no palco da escola e o acolhedor Luiz Eduardo Garcia de Siqueira, fez um encerramento, fazendo a contextualização da música, com a importância das escolhas que impactam em seu futuro e  Projeto de Vida.

Simone da Silva de Paula
Professora Coordenadora Geral