O acolhimento de 2019, da E.E.E.I.
Olímpio Catão, aconteceu nos dias 01 e 04 do mês de fevereiro, com 12
acolhedores representados por todos os
segmentos do Ensino Fundamental II. Eles passaram previamente por formação com
a Vice-diretora Luciene Lavezzo Amadeu no fim de 2018, onde puderam tirar suas
dúvidas quanto às ações que seriam desenvolvidas e preparar-se para receber os
novos alunos.
O acolhimento no Programa de Ensino
Integral tem entre outros objetivos dar as Boas Vindas aos alunos que chegam para
compor o quadro discente da nossa escola e favorecer a construção do caminho
para seu Projeto de Vida, assim como a reflexão valorização de seus sonhos.
No primeiro dia do Acolhimento, Os Quatro
Pilares da Educação permeiam todas as ações desenvolvidas pelos acolhedores,
através de dinâmicas que fortalecem o Aprender a Ser e Conviver, como o Contrato de Convivência, onde os
alunos estabelecem itens importantes ao convívio escolar como pontualidade,
assiduidade, respeito e responsabilidade. A Cartilha: “Quem sou eu”?, contém
reflexões pessoais, qualidades, defeitos e uma linha do tempo, onde os alunos
descrevem os itens mais importantes de suas vidas.
Vídeos como: “O Indiano”, Recomeçar e
Desafiando Gigantes, e texto a Árvore
dos sonhos, trabalham temas relacionados à Persistência, Protagonismo e
trabalho em equipe, e levam os alunos a refletirem sobre a necessidade de ter
perseverança na luta pela realização de seu Projeto de Vida.
Nas oficinas do aprender e fazer, os
alunos desenvolveram dinâmicas como: Esse problema não é meu, Construindo a
Escola dos nossos sonhos, Dinâmica da Forca e A Torre, onde os alunos
desenvolvem autonomia e criatividade para trabalhar em grupo.
A introdução dos conceitos
relacionados ao Protagonismo Juvenil, reproduzem situações que possam ser
vivenciadas na escola com a atuação protagonista dos alunos e despertar nos
jovens os seus maiores sonhos. A dinâmica “Nossa História”, trabalha a
capacidade de lidar com imprevistos, já a da “Vassoura”, desenvolve a
concentração, a iniciativa e o tempo de respostas dos alunos.
O vídeo “Mágico Renner” e o texto “Estrela
do mar”, trabalham questões relativas ao Protagonismo Juvenil como agente de
mudança na sociedade e valores sociais.
A introdução ao conceito de Projeto
de Vida é feito com o texto de Saulo Fong, “O que os jovens precisam saber
sobre o que é o Projeto de Vida?” que traz a tona a necessidade de fazer escolhas
e traçar metas com uma visão de futuro.
A Música “Aquarela” é tocada durante
a construção da escada e do Varal dos Sonhos, e sob a orientação dos
acolhedores os alunos planejam degrau a degrau, qual é a meta a ser alcançada a
cada ano.
O vídeo “O que você vai ser quando
crescer”, “Todo bom começo tem um bom professor e a “Construção do céu dos
sonhos”, assim como a Dinâmica “Vamos pensar juntos? Colaboram para a compreensão e debate na
classe sobre os temas como: Projeto de Vida, Protagonismo, Os quatro Pilares,
compromisso e sonhos.
Na Culminância, no período da tarde
do dia 04 de fevereiro, os alunos apresentaram cartazes e textos elaborados
durante os dois dias do acolhimento e representaram os conhecimentos adquiridos
durante o desenvolvimento das atividades. Em seguida, os alunos cantaram a
Música “Aquarela” ( Toquinho) no palco da escola e o acolhedor Luiz Eduardo
Garcia de Siqueira, fez um encerramento, fazendo a contextualização da música,
com a importância das escolhas que impactam em seu futuro e Projeto de Vida.
Simone da Silva de Paula
Professora Coordenadora Geral