Por Lucilene Fernandes
Uma sequência didática realizada no 9º ano envolveu pesquisa, sistematização e apresentação sobre as pautas de luta dos povos indígenas, das mulheres e dos negros na história do Brasil.
Esta atividade buscou desenvolver habilidades indicadas na BNCC - Base Nacional Curricular Comum - e no currículo estadual, indicada no documento "São Paulo faz escola - Guia de Transição / Área de Ciências Humanas / Ensino Fundamental e Médio, Orientações para o professor" enviado a todas as escolas da rede estadual pela SEDUC - Secretaria Estadual de Educação.
Na SD - sequência didática - , os alunos organizados em grupo usaram a rede mundial de computadores na sala de informática da escola para buscar informações em diversas fontes sobre as lutas das mulheres, dos índios e dos negros, principais lideranças e demandas reivindicadas. De posse das informações, construíram cartazes e apresentaram aos colegas.
Desta forma oportunizamos momentos de reflexão sobre a necessidade destes movimentos sociais, o reconhecimento de importantes líderes que lutaram por direito à cidadania e sobre a complexidade das lutas sociais hoje em dia.
Pesquisa
Construção dos cartazes
Habilidade BNCC e Currículo Paulista:
Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais