Por Lucilene Fernandes
Na atividade de recuperação contínua em sala de aula, os alunos do 7º ano com melhor desempenho nas avaliações de História se tornaram monitores dos colegas, auxiliando na superação das dificuldades melhoria na aprendizagem.
No final do primeiro bimestre realizamos uma aula que foi desenvolvida pela professora em conjunto com os alunos monitores. Em cada turma 5 a 6 alunos que apresentaram melhor desempenho nas avaliações e demonstraram maior domínio das habilidades trabalhadas atuaram como monitores em uma atividade dirigida. E tivemos um resultado muito bom nesta prática!
Os alunos monitores auxiliavam grupos de 4 a 6 colegas na realização de atividades preparadas pela professora que exigiam as habilidades trabalhadas durante o primeiro bimestre. Os monitores, auxiliaram na compreensão das questões e na pesquisa das respostas, solucionaram dúvidas e explicaram os temas para os colegas que necessitavam de ajuda.
Neste tipo de atividade, a linguagem mais próxima do colega, "papo de jovem para provem" pode facilitar a aprendizagem! Muitas vezes os alunos reclamam da linguagem usada pela professora que é "muito complicada", "com palavras que a gente não usa", "fala muito rápido" ou "tem muita coisa junta"... Por este motivo, ouvir um colega que já aprendeu ajuda a compreender os estudos da aula de História, que tratam sobre épocas diferentes com ideias e conceitos específicos.
Os alunos se tornam mais protagonistas e assumem corresponsabilidade pelas aulas. Enquanto desenvolvem a monitoria, os alunos que auxiliam os colegas atuam como corresponsáveis, exercitando a responsabilidade pelo próprio aprendizado e também pelo desenvolvimento da turma. Esse exercício está ligado à noção de cidadania, desenvolvendo desde cedo a compreensão de que o desenvolvimento de nossa sociedade é responsabilidade nossa e que nós podemos e devemos ter um papel ativo no desenvolvimento da nossa comunidade.
Já estamos preparando novas atividades com esta pegada!