II MOSTRA CNMT - 2019
A II Mostra CNMT foi planejada e executada no primeiro semestre de
2019, pensando em duas datas importantes:
Ø O Dia Nacional da Matemática ou simplesmente
Dia da Matemática, que é comemorado no Brasil em 6 de maio. Essa data foi escolhida em homenagem ao
matemático Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e
conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Ø O
Dia Mundial
do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por
finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas
ambientais existentes no planeta.
O principal objetivo da II Mostra CNMT foi incentivar a mobilização
de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais,
tendo como elemento central Ciências e Matemática em suas diversas dimensões,
buscamos integração, corresponsabilidade e protagonismo de todos os envolvidos.
6º
ANO MATEMÁTICA
6º Anos apresentou o Projeto
interdisciplinar: Quanto Custa? Realizado com as professoras Patrícia, Lucilene
e Mayara. Desenvolveram atividades diversificadas, como a construção do
SORABAN, a 1ª calculadora comercial do mundo, estudo de fontes históricas
relativas ao sistema financeiro com o registro em livros artesanais com a
história do dinheiro, trabalharam questões da leitura e escrita através do
gênero publicidade e propaganda e a confecção de réplicas do sistema monetário
brasileiro.
7º
ANO MATEMÁTICA
-Os alunos apresentaram os jogos do Mind Lab
(estratégias e métodos utilizados).
-Construção de um painel com diversas figuras,
utilizando o TANGRAM, trabalhando as habilidades do bimestre de forma lúdica e
criativa.
8º
ANO MATEMÁTICA
Nos 8 anos, trabalhamos nas aulas de
Orientação de Estudos o tema: A matemática está em Tudo! Os alunos apresentaram a todos, os seguintes temas:
A matemática está na MÚSICA, no FUTEBOL, na MÁGICA e no COTIDIANO.
9º
ANO MATEMÁTICA
-Apresentação de jogos confeccionados pelos alunos nas
aulas de PEM.
-Demonstração de utilização do Geoplano.
-Raciocínio lógico com palitos.
6º
ANO CIÊNCIAS
-Experimento das misturas homogêneas e heterogêneas.
-Transformações físicas e químicas.
Os alunos tiveram maior apropriação das definições,
bem como aprender utilizando da atividade prática.
7º
ANO CIÊNCIAS
-Apresentação de maquete tridimensional, definindo as
funções de cada organela.
8º
ANO CIÊNCIAS
Cada grupo apresentou o tema estudado no decorrer do 2º
bimestre:
-Sistema reprodutor.
-Meio ambiente.
-Circuito Elétrico.
-Alimentação saudável.
9º
ANO CIÊNCIAS
-Apresentação dos materiais do laboratório
(microscópio e vidrarias) com nomes específicos.
-Mapa da língua, trabalhando o sistema nervoso
relacionando com os órgãos do sentido.
- Explicação sobre a refração da luz e sua
decomposição.
A participação dos alunos foi significativa e com
reflexo positivo na aprendizagem.
REFLEXÃO:
Trabalhamos sempre pensando nas Competências
cognitivas que são aquelas que permitem que os estudantes aprendam, isto
é, assimilem e compreendam conteúdo. De forma geral, podem ser definidas como a
capacidade mental de raciocinar, planejar, pensar de forma abstrata,
compreender ideias complexas e aprender com base na experiência. É com base nas
competências cognitivas que os estudantes aprendem e mobilizam conhecimentos
para resolver problemas, como a leitura e a compreensão de um texto, a
resolução de um problema de matemática e a rapidez para calcular.
E quando propomos as apresentações pensamos nas
competências socioemocionais que são aquelas que preparam os estudantes
para reconhecer suas emoções e trabalhar com elas, lidar com conflitos,
resolver problemas, relacionar-se com outras pessoas, cultivar a empatia,
estabelecer e manter relações positivas, fazer escolhas seguras e éticas, tomar
decisões responsáveis, contribuir com a sociedade e estabelecer e atingir metas
de vida.
ENCERAMENTO
“Em
todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias.
Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a
construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa
história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso
criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que
dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos”. (Currículo
de Matemática do Estado de São Paulo, 2012,
p.45)