segunda-feira, 25 de novembro de 2019

II MOSTRA CNMT 2019


II MOSTRA CNMT - 2019


A II Mostra CNMT foi planejada e executada no primeiro semestre de 2019, pensando em duas datas importantes:
Ø Dia Nacional da Matemática ou simplesmente Dia da Matemática, que é comemorado no Brasil em 6 de maio. Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Ø O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

O principal objetivo da II Mostra CNMT foi incentivar a mobilização de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais, tendo como elemento central Ciências e Matemática em suas diversas dimensões, buscamos integração, corresponsabilidade e protagonismo de todos os envolvidos.


6º ANO MATEMÁTICA
6º Anos apresentou o Projeto interdisciplinar: Quanto Custa? Realizado com as professoras Patrícia, Lucilene e Mayara. Desenvolveram atividades diversificadas, como a construção do SORABAN, a 1ª calculadora comercial do mundo, estudo de fontes históricas relativas ao sistema financeiro com o registro em livros artesanais com a história do dinheiro, trabalharam questões da leitura e escrita através do gênero publicidade e propaganda e a confecção de réplicas do sistema monetário brasileiro.
 6º Anos Também apresentaram a plataforma MATIFIC para toda a escola, projeto este que apenas os sextos anos participam.

7º ANO MATEMÁTICA
-Os alunos apresentaram os jogos do Mind Lab (estratégias e métodos utilizados).
-Construção de um painel com diversas figuras, utilizando o TANGRAM, trabalhando as habilidades do bimestre de forma lúdica e criativa.

8º ANO MATEMÁTICA
Nos 8 anos, trabalhamos nas aulas de Orientação de Estudos o tema: A matemática está em Tudo!  Os alunos apresentaram a todos, os seguintes temas: A matemática está na MÚSICA, no FUTEBOL, na MÁGICA e no COTIDIANO.


9º ANO MATEMÁTICA
-Apresentação de jogos confeccionados pelos alunos nas aulas de PEM.
-Demonstração de utilização do Geoplano.
-Raciocínio lógico com palitos.

6º ANO CIÊNCIAS
-Experimento das misturas homogêneas e heterogêneas.
-Transformações físicas e químicas.
Os alunos tiveram maior apropriação das definições, bem como aprender utilizando da atividade prática.

7º ANO  CIÊNCIAS
-Apresentação de maquete tridimensional, definindo as funções de cada organela.

8º ANO CIÊNCIAS
Cada grupo apresentou o tema estudado no decorrer do 2º bimestre:
-Sistema reprodutor.
-Meio ambiente.
-Circuito Elétrico.
-Alimentação saudável.

9º ANO CIÊNCIAS
-Apresentação dos materiais do laboratório (microscópio e vidrarias) com nomes específicos.
-Mapa da língua, trabalhando o sistema nervoso relacionando com os órgãos do sentido.
- Explicação sobre a refração da luz e sua decomposição.
A participação dos alunos foi significativa e com reflexo positivo na aprendizagem.

REFLEXÃO:
Trabalhamos sempre pensando nas Competências cognitivas que são aquelas que permitem que os estudantes aprendam, isto é, assimilem e compreendam conteúdo. De forma geral, podem ser definidas como a capacidade mental de raciocinar, planejar, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas e aprender com base na experiência. É com base nas competências cognitivas que os estudantes aprendem e mobilizam conhecimentos para resolver problemas, como a leitura e a compreensão de um texto, a resolução de um problema de matemática e a rapidez para calcular.
E quando propomos as apresentações pensamos nas competências socioemocionais que são aquelas que preparam os estudantes para reconhecer suas emoções e trabalhar com elas, lidar com conflitos, resolver problemas, relacionar-se com outras pessoas, cultivar a empatia, estabelecer e manter relações positivas, fazer escolhas seguras e éticas, tomar decisões responsáveis, contribuir com a sociedade e estabelecer e atingir metas de vida.
ENCERAMENTO
“Em todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias. Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos”. (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)