Premissa: Protagonismo
Professora: Maria Cristina de Souza Freitas
Disciplina: Prática Experimental de Ciências
Turmas: 8° Anos A e B
Habilidade: Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como
chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo
de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa,
sonora e mecânica).
Desenvolvimento:
As aulas práticas, segundo a
literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e
no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem
que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver
saídas para situações que envolvam muitas variáveis. Partindo da hipótese de
que as aulas práticas possuem potencial pedagógico na aquisição do conhecimento
científico pelos alunos, as aulas de Prática Experimental da E.E.E.I Olímpio
Catão buscam averiguar através da realização de experimentos o processo de
ensino-aprendizagem de Ciências da natureza.
Na aula de Prática Experimental dos 8°
anos A e B a atividade trabalhada foi Transformações de Energia. A energia pode
ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída. “Princípio da
Conservação da Energia”.
Para esse experimento usamos um
gerador manual de energia, presente no laboratório de Ciências. Os alunos
acionaram uma manivela, que gera uma tensão entre o motor interno do aparelho,
essa ação faz com que se crie uma energia mecânica, a qual será transformada em
energia elétrica acendendo as lâmpadas.
Com essa atividade os alunos entenderam que a energia Mecânica pode ser transformada em Elétrica e também sobre a importância dos geradores.
Os geradores de energia são essenciais para casa ou empresa, já que eles fornecem energia elétrica nos momentos de apagão, de forma a trazer mais segurança e comodidade para moradores e funcionários.
Aluna: Lorraine 8° Ano A