sexta-feira, 16 de abril de 2021

Corresponsabilidade construindo atitude historiadora dia a dia

Por Lucilene Fernandes

As aulas de História neste ano de 2021 na Escola Olímpio Catão estão sendo desenvolvidas em corresponsabilidade por todos os professores da escola. As competências e habilidades da disciplina estão se construindo de forma transversal no trabalho de todas as disciplinas. 

O trabalho da disciplina História no Ensino Fundamental busca desenvolver competências e habilidades que são importantes para a formação do cidadão, da pessoa que viverá em nossa sociedade. Na etapa do Ensino Fundamental não se trata de formar historiadores, ainda que o objeto de estudo muitas vezes seja um passado remoto e distante do contexto de vida dos estudantes. O que se pretende sempre é desenvolver o que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) denominou "atitude historiadora".

A atitude historiadora envolve a compreensão da importância do identificar, contextualizar, comparar, interpretar e analisar diante de uma dada situação / fato / objeto de estudo e diante de qualquer tema a vida. E estas competências não são exclusivas da disciplina História, mas são trabalhadas por todas as demais disciplinas do Currículo Paulista.

E como trabalhar no desenvolvimento destas competências ligadas à História diante do desafio deste modelo de ensino híbrido em que estamos? (No qual  fomos colocados não por opção e não de forma planejada, mas enfrentando com coragem os desafios que vieram com a pandemia de COVID e a necessidade do afastamento social...)

A resposta é: "compreender e integrar os esforços de todos os professores da Escola Olímpio Catão". Isso é correponsabilidade. É através do trabalho corresponsável de todas as disciplinas que se dará a formação da atitude historiadora dos nossos estudantes.

Estamos realizando um trabalho que busca estimular o aluno em seu processo de aprendizagem das maneiras que até agora foram possíveis:

  • acompanhando das aulas realizadas pelo Centro de Mídias São Paulo e interagindo com os alunos, buscando esclarecer suas dúvidas e contextualizar o que está sendo apresentado;
  • realizando aulas remotas dentro do aplicativo CMSP que trabalham as habilidades essenciais do Currículo Paulista;
  • enviando roteiros de estudos para que os alunos sejam colocados diante de atividades que os permitam exercitar as habilidades trabalhadas;
  • realizando orientação nos poucos momentos presenciais que foram possíveis, apoiando os alunos com dificuldade no ensino remoto;
  • fazendo a busca ativa dos alunos com dificuldades de estudo remoto;
  • solucionando dúvidas e orientando pelo celular.
Além disso, o trabalho necessita de apoio importantíssimo da família. Um apoio que reconhecemos ser complexo, ainda mais na realidade da pandemia que enfrentamos e das condições de vulnerabilidade em que muitos estão. Mas um apoio fundamental no sentido de valorizar o estudo, reconhecer o esforço dos estudantes e da escola. O investimento de esforços do estudante nas atividades escolares é bastante proporcional à valorização que a família atribui a estas atividades.

Dia a dia compreendemos que nenhum professor trabalha sozinho. E a História auxilia todas as demais disciplinas, na medida que pode ajudar a contextualizar os diferentes objetos de estudo de todas as disciplinas. 

Assim, quando os meus colegas que são excelentes professores desta Escola Olímpio Catão, contam a história da Ciência ou da Matemática... quando desenvolvem as linguagens da Arte ou da Educação Física ou da Língua Inglesa... quando estudam a nossa Língua Portuguesa e a nossa Geografia... quando buscam formar o Protagonismo e o Projeto de Vida... A atitude historiadora é desenvolvida!

Acredito firmemente que nossos estudantes estão, cada um em sua individualidade, formando sua atitude historiadora. 

Agradeço a todos os colegas professores da Escola Olímpio Catão pela corresponsabilidade. 

E parabenizo estudantes e famílias pelo esforço.