“Uma metáfora do crescimento
humano.”
Tema: Socioemocional.
Premissa: Protagonismo
Professoras: Maria Inêz da Silva e Rogéria Cristina Machado
Disciplina: Eletiva
Turma: 8º B
Objetivo:
Compreender a trajetória do crescimento humano, através do autoconhecimento e o resgate da capacidade de sonhar e acreditar. Encontrando assim meios de lidar com os desafios da vida.
Habilidades:
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Competências Gerais da BNCC:
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Atividades:
- Oficinas de confecção de Emojis representando os sentimentos;
- Oficinas de construção dos sólidos geométricos,
- Oficina de produção de mosaico com elementos artísticos e da natureza.
- Experimento de física sobre frequência: “Como enxergar sua voz”.
Desenvolvimento:
Através do estudo e pesquisa de temas e questões relacionadas ao desenvolvimento humano, ao respeito às diferenças, seleção de afinidades e as escolhas profissionais. Realizar o aprofundamento de estudo de padrões geométricos na natureza, oficinas de produção de mosaico com elementos artísticos e da natureza, oficinas de construção dos sólidos geométricos, sobre a perspectiva da Matemática e da Língua Inglesa. Orientações sobre o Desenvolvimento Humano e a relação com a Metamorfose da borboleta.
Essa Eletiva dispõe-se à apresentar temas e questões relacionadas à trajetória do crescimento humano, à descoberta de nós mesmos, centrando as atenções ao que somos, ao que podemos e devemos ser; descobrir-se capaz de dar vida aos sonhos. Propõe, também, condições para o entendimento e superação das dificuldades na adolescência. Trocas de experiências, rodas de conversa e práticas em grupo, respeitando as normas de distanciamento. Entendimento da importância do autoconhecimento e autocuidado, da qualidade de vida, da tolerância, do respeito, do afeto, do cuidado consigo e com o próximo, o resgate da capacidade de sonhar e acreditar. Encontrando assim, meios de lidar com os desafios da vida, expectativas e frustrações, combater a ansiedade, a depressão e a insegurança. Atividades com foco em autoconhecimento, autocuidado, empatia, solidariedade e respeito à vida. Desta forma, os alunos podem protagonizar a construção do seu próprio currículo, da ampliação, da diversificação de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área do conhecimento.
Fotos do desenvolvimento:
Caixa de Espelho: Um olhar para si mesmo. |
A Geometria na Natureza |
Oficina de Mosaicos |
Oficina confecção de Emojis |
Construção de poliedros: Tetraedro e o Icosaedro |
Montando o Icosaedro Estrelado |
Icosaedro Estrelado |
Testando o experimento de frequência. (Som) |
Experimento: Como enxergar sua voz. |
Fotos Culminância: