Disciplinas/Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História
Ciências da Natureza e Matemática: Matemática
Professoras Lucilene Fernandes e Mayara Macedo
Habilidades trabalhadas:
(EF06HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Justificativa:
A proposta da Eletiva "Pensa Mundo" foi introduzir princípios da Inteligência Cultural e da Etnomatemática. A inteligência cultural, conforme a definição do cientista social americano David Livermore, é definida como "a capacidade de um indivíduo funcionar eficazmente em situações, culturalmente diversas". Já a Etnomatemática, de acordo com Gary Urton "se trara de uma vertente que busca identificar manifestações matemáticas nas culturas periféricas e tem como referências categóricas próprias de cada cultura." Assim buscamos oportunizar experimentações a inteligência cultural e a etnomatemática para contribuição dos alunos do 6º ano A. Desta forma contribuir com o fortalecimento de habilidades básicas do ano/série em questão, bem como o fomento ao aprofundamento das habilidades e competências dos alunos no geral.
Contextualizando:
Em nossa Eletiva Pensa Mundo, trabalhamos duas vertentes, a Inteligência Cultural e Etnomatemática, realizando um trabalho individualizado pelos continentes do nosso mundo e escolhendo um país para maior exploração. Com intuito de desenvolver o raciocínio lógico e a inteligência cultural através de conhecimento de diferentes culturas e atividades de etnomatemáticas.
Desenvolvimento:
Iniciamos nossa volta ao mundo pelo continente Europeu, especificamente na Grécia, conforme sitado anteriormente. Com apresentações, vídeos sobre as Olimpíadas Gregas e Dinâmica dos Desafios Olímpicos. Seguimos nossos estudos e apresentamos aos alunos PITÁGORAS e suas descobertas, partindo de PPTs e vídeos disparadores como o vídeo "Pato Donalds no mundo da Matemática com Pitágoras e suas descobertas". E iniciamos a atividade MÃO NA MASSA: Pitágoras na prática, onde os alunos puderam não somente conhecerem o teorema, mas provarem através de uma atividade de recorte e colagem a parte demonstrativa deste estudo. Já numa próxima aula realizamos com a turma uma Gincana da Tabuada, mas não qualquer tabuada - A gincana da tábua de Pitágoras, segue nossos registros destes momentos vividos.
Seguimos para a África, lá no chifre dela, a Etiópia, construímos Lap book com inúmeras informações relevantes sobre o país, aprendemos muito e a Matemática também não ficou de fora, com jogo de nome Mancala, um jogo que simula semeadura, de contagem e captura, seguimos nossa volta ao mundo, para o continente das Américas, selecionando assim o país Peru, a cultura dos Incas e seu sistema de contagem a partir dos Quipus muito utilizado pelo povo. Partimos para a Ásia e toda sua cultura religiosa, o sistema de numeração Indu Arábico, entre outras curiosidades. Finalizamos com o estudo do pensamento matemático na Oceania através do povo Maori da Nova Zelândia, aprendendo o Haca, sua historicidade e um jogo também muito famoso por lá chamado Mu tererê.
Como fechamento de todo o trabalho desenvolvido com a turma, não poderíamos deixar de fora as apresentações finais, nossa tão esperada Culminância das Disciplinas Eletivas, vale destacar que foram 5 continentes ao todo explorados por todos os envolvidos.
Nossa Culminância, realizada pelos estudantes do 6º ano A, consistiu com exposição dos trabalhos desenvolvidos, explanações dos estudos tanto no contexto histórico quanto matemática, muito estudo e aprendizado, como não poderia deixar de ser. Foi um verdadeiro sucesso.
Agradecimentos a todos nossos queridos alunos pelo carinho e empenho, também agradecer a todo suporte para nos professoras, com os materiais recebidos da Equipe Gestora de nossa escola.