quinta-feira, 9 de abril de 2015

Olímpio Catão: IDESP 2014 mostra bons resultados

No final do mês de março foram divulgados os resultados por escolado IDESP 2014 (saiba mais sobre o IDESP aqui) e nossa escola conseguiu resultados muito expressivos com o trabalho realizado durante todo o ano passado.

O índice da Escola aumentou de 1,99 (em 2013) para 3,55 em 2014, superando a meta estabelecida (2,16).



Esse índice de 3,55 - alcançado pelos alunos dos ciclos finais do Ensino Fundamental - é superior ao desempenho médio das escolas de toda a rede estadual de São Paulo (2,62).



O desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nesta avaliação externa mostrou avanço na aprendizagem dos alunos e principalmente diminuição dos alunos no nível abaixo do básico.


O resultado nos deixa orgulhosos do empenho de toda a Equipe Olímpio Catão: alunos, professoras, gestoras, funcionários e famílias! 





Álbum de figurinhas na aula de História

A Professora Rosângela está construindo com os alunos do 7º ano um álbum de figurinhas sobre as Cruzadas Medievais.

 
Quem diria que o álbum de figurinhas poderia ser objeto de estudo na escola? Mas pode.
O álbum de figurinhas é também um gênero textual com características próprias. Todo álbum de figurinhas tem uma estrutura parecida não é mesmo?
No caderno do aluno do 7º ano - material enviado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - é proposta a construção do álbum. Então, mãos a obra!

   


Os alunos do 7º ano trouxeram para sala de aula seus álbuns de figurinhas da Copa do Mundo de 2015, Como Treinar seu dragão, Chiquititas entre outros. E depois de observar os álbuns em grupo, os alunos se lançaram ao trabalho de construir um álbum sobre as Cruzadas Medievais.

Daqui a pouco os álbuns ficam prontos para darmos uma olhadinha! Parabéns à professora e toda turma!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Aula de Orientação de Estudo e Pesquisa 6°ano A.

Atuando antes e durante a leitura: Procedimentos de apoio à compreensão. 
Após a escuta do poema "Velha história" de Mário Quintana, os alunos produziram uma ilustração com o objetivo de recuperar as informações do texto.
Para expor os trabalhos, confeccionamos móbiles para enfeitar nossa sala.




quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que faz um Fisioterapeuta?



No dia 31 de março de 2015, aconteceu em nossa escola uma palestra com a fisioterapeuta Rhaíza Melo, uma especialista em fisioterapia esportiva. A palestra faz parte do Projeto "Descobrindo o mundo do trabalho" , da disciplina de Projeto de Vida, ministrada pelas professoras Betânia e Roberta, e ,orientada pela nossa vice-diretora Luciene. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história de uma menina que  era apaixonada por esporte e sonhava em ser uma nadadora famosa!


Qual a relação entre Fisioterapia e Educação Física?


A professora Cristina ,de Educação Física, participou da palestra juntamente com seus alunos do 7º  Ano. A professora relacionou os temas ao Currículo Oficial , cujo assunto é a importância de se ter uma postural corporal adequada. Articulações, lesões, fraturas, vida de atletas foram alguns temas abordados nesta palestra. Com esta vivência, a professora pôde enriquecer suas aulas!





NOSSOS FUTUROS DOUTORES E ATLETAS


PRÁTICAS E VIVÊNCIAS 
Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para a profissional e de realizar algumas atividades práticas que a profissional realiza.






Em breve postaremos alguns depoimentos dos nossos alunos...

terça-feira, 31 de março de 2015

Aula de Geografia com os 6 anos A e B


Trabalhando com as Coordenadas Geográficas.
Os alunos tinham que localizar os Meridianos e os Paralelos no Brasil e na África dentro do Mapa Mundi.
A participação foi excelente, todos queriam ir mostrar a localização tanto do Brasil quanto do Continente Africano.
No momento individual da aula o desafio foi localizar outros países usando os paralelos e os meridianos.
O desempenho deles foi excelente. Estão todos de parabéns.




Banhado, uma bela paisagem!

Aqueles que andam na área central da cidade de São José dos Campos conhecem a sensação de estar muito próximos do campo e da zona rural. Isto porque, ao andarmos pela Avenida São José estamos andando pela borda de uma concha, ou de um anfiteatro natural formado pelo Rio Paraíba do Sul. Esta área é o Banhado, uma zona definida há muitos anos como área de proteção ambiental e que está à disposição da população de todos aqueles que vem visitar nossa cidade.
Foi o prefeito Francisco José Longo que em 1939, decidiu desapropriar áreas do lado direito da Avenida São José para que as pessoas pudessem apreciar a bela paisagem. Foi somente em 1984, que foi criada a lei nº 2.792/84 onde foi declarado área de proteção ambiental pelo município de São José dos Campos e em 2002, pela lei 11.292/02 em proteção ambiental pelo governo do estado de São Paulo.
A eletiva “Vem pra APA você também” irá trabalhar neste semestre este parque natural e suas características únicas. A escola está situada na borda do Banhado e tem o privilégio de poder estar em um local bonito e ao mesmo tempo significativo para o município.

Então, venha conhecer o Banhado!

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segunda-feira, 30 de março de 2015

Dinâmica na Aula de Orientação de Estudo


Foi realizado no dia 24 de março uma dinâmica "Auto Administração" envolvendo duas turmas, 8°ano A e B, com as professoras Conceição e Roberta no desenvolvimento da aula de Orientação de Estudo, focando na organização.
Os alunos participaram desenvolvendo assim, as habilidades de: trabalho colaborativo, organização do tempo e protagonismo. Promovendo  a aplicabilidade dos Quatro Pilares da Educação e o Tema Transversal Ética.







Roda de conversa - Dom Quixote de La Mancha 18/03/2015


Aulas diversificadas!!!

Há algum tipo de material ao qual podemos recorrer para melhorar nossas aulas? O professor, para descobrir isso, nada melhor que observar e conversar com os alunos. Não existe uma fórmula pronta, pois não podemos desprezar as variáveis existentes no processo. A aula que “funciona” em uma escola da cidade grande provavelmente não terá sucesso em uma escola de uma comunidade rural. Considerando esses aspectos, fique atento aos anseios de seus alunos. O que eles gostam de ler? Como e o quê esperam aprender? As respostas para essas perguntas virão com a convivência e certamente apontarão para a necessidade de se desenvolver atividades diversificadas. Elas podem estar relacionadas com filmes, livros, revistas, histórias em quadrinhos que interajam de alguma maneira com crianças e jovens etc. Quando os alunos estabelecem um vínculo positivo com a disciplina, em nosso caso com a língua portuguesa, fica mais fácil aprender. Podemos ensinar as normas gramaticais utilizando exemplos que estejam próximos de nossos alunos sem necessariamente recorrermos às regras. Não digo que não seja importante conhecer as regras, mas digo ser indispensável a maneira como ensinamos as regras
Como uma gincana ortográfica como esta:



Reflexão

O Pote
Certa vez, o mestre pegou um pote de barro, chamou o seu discípulo e colocou algumas pedras, muito grandes, dentro do pote e perguntou ao discípulo:
- Está cheio?
E o discípulo respondeu: - Sim.
O mestre pegou uma sacolinha cheia de pedregulhos, a virou dentro do pote e tornou a perguntar ao seu discípulo:
- E agora, o pote está cheio?
O discípulo respondeu com firmeza:
- Sim, mestre. Desta vez o pote está totalmente cheio.
O mestre então pegou uma lata de areia e a derramou dentro do pote, areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos..
Após o mestre encher o pote com a areia até o topo, o discípulo afoito disse:
- Pronto! Agora acabou mestre, não é possível colocar mais nada neste pote.
O mestre respondeu com um sorriso e virou um copo d'água dentro do pote de barro. A água encharcou e saturou a areia.
Depois disso, o mestre pegou um novo pote vazio e pediu que o discípulo repetisse a experiência, só que desta vez na ordem inversa dos elementos.
O discípulo começou colocando a água, depois areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar as pedras grandes, mas estas já não couberam no vaso, pois boa parte havia sido ocupada com coisas menores.
O mestre então se dirigiu ao discípulo e concluiu a lição:
- O pote de barro é a nossa vida. A nossa disponibilidade de tempo é o que cabe dentro do nosso pote.
As pedras grandes são as coisas realmente importantes da sua vida:
...seu relacionamento com Deus, com a família e amigos, seu crescimento espiritual e pessoal. 
Se você der prioridade a isso as demais coisas se ajustarão por si só:
... seus afazeres com a profissão, seus bens e direitos materiais, seu lazer e todas as demais coisas menores que completam a vida.
No entanto, se você preenche seu tempo com coisas pequenas, as realmente importantes nunca terão espaço em sua vida.
Nesta experiência vimos que o tempo é, antes de tudo, uma questão de prioridades, de saber o que vem em primeiro lugar.
Viver é saber transformar os pequenos instantes em grandes momentos.
Seja o dono do seu pote e o transforme em um pote de felicidade.


"Não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes" 
Stephen Kanitz



Boa reflexão professora Márcia C. G. de Assis (O.E / P.E / Eletiva / Matemática)

Projeto Um bom lugar para ler um livro

Queridos alunos conheçam o projeto de leitura "Um Bom Lugar para ler um livro" e participem da enquete abaixo, indicando um tema ou titulo de livro para trabalharmos neste ano de 2015

Participe!



Projeto: Um bom lugar para ler um livro

Oi pessoal, hoje gostaria de compartilhar com vocês os resultados incríveis que eu e meus alunos atingimos com o projeto de leitura "Um bom lugar para ler um livro", lendo em sala de aula o livro "A culpa é das estrelas".  

Em 2014 pude realizar um antigo sonho pedagógico, ler uma obra completa com meus alunos em sala de aula.

Graças a empresa Parceiros da Educação que doou 20 exemplares do livro. Mais que incentivar a leitura, pude cultivar e despertar uma paixão!
O projeto teve a duração de três meses e proporcionou  momentos prazerosos  e experiências transformadoras.


 

Até a sala ambiente de língua portuguesa ganhou a cara do nosso projeto!






Muitos objetivos foram alcançados, porém gostaria de destacar  o mais gratificante de todos,
ver o aluno Jonas do 7º ano B interessado e compenetrado, vencendo as barreiras e limitações que a defasagem de seu processo de alfabetização lhe impunham. Foi incrível!
No inicio do projeto ele mal conseguia decodificar as palavras, gaguejava e sentia-se incapaz. No entanto, com o auxilio da turma e o estimulo que o projeto oferecia, ele tornou-se um leitor proficiente realizando uma leitura que ia alem da  mera decodificação  das palavras. Uma leitura que o fez perceber o seu grande potencial como estudante.
         







Depois de todo esse sucesso os alunos me perguntam: - Esse ano vai ter projeto, professora? Ou
- O que você está planejando para este ano?
Eu respondo: - Continuo apaixonada pela leitura!
Quero continuar a espalhar esta paixão por onde eu passar!


                        Porquê...

Roda de leitura - Dom Quixote De La Mancha

Iniciamos o Clube do livro com uma roda de conversa sobre o  livro Dom Quixote De La Mancha de Miguel Cervantes, tradução de Ferreira Gullar .
Um grupo de 10 alunos de nossa escola aceitaram o desafio proposto pela professora Patrícia da sala de leitura de estarmos lendo o livro e darmos a abertura ao nosso clube do livro.
Escolhido recentemente como o melhor livro de todos os tempos por uma comissão de escritores notáveis de 54 países.
O cavaleiro andante mais adorado dos últimos quatrocentos anos tem qualidades de sobra para nos conquistar !





 Profª Patricia Vanessa - Sala de leitura

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

DIA 31 DE MARÇO
Dia da Saúde e Nutrição
O Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.


Professora Conceição