Há algum tipo de material
ao qual podemos recorrer para melhorar nossas aulas? O professor, para descobrir
isso, nada melhor que observar e conversar com os alunos. Não existe uma
fórmula pronta, pois não podemos desprezar as variáveis existentes no processo.
A aula que “funciona” em uma escola da cidade grande provavelmente não terá
sucesso em uma escola de uma comunidade rural. Considerando esses aspectos,
fique atento aos anseios de seus alunos. O que eles gostam de ler? Como e o quê
esperam aprender? As respostas para essas perguntas virão com a convivência e
certamente apontarão para a necessidade de se desenvolver atividades
diversificadas. Elas podem estar relacionadas com filmes, livros, revistas,
histórias em quadrinhos que interajam de alguma maneira com crianças e jovens
etc. Quando os alunos estabelecem um vínculo positivo com a disciplina, em
nosso caso com a língua portuguesa, fica mais fácil aprender. Podemos ensinar
as normas gramaticais utilizando exemplos que estejam próximos de nossos alunos
sem necessariamente recorrermos às regras. Não digo que não seja importante
conhecer as regras, mas digo ser indispensável a maneira como ensinamos as regras.
Como uma gincana ortográfica como esta: