Um tipo de aula que desperta o interesse, favorece a contextualização do ensino e apresenta bons resultados na aprendizagem dos alunos é o estudo de campo. E foi com estas intenções que a aula de história dos alunos do 6º ano da Escola Olímpio Catão desta semana aconteceu no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos.
A aula de História no Ensino Fundamental não pretende formar historiadores, mas tem como objetivo levar o aluno a reconhecer a importância do conhecimento do passado como ferramenta de compreensão do presente. E essa compreensão vai sendo ampliada do conhecimento da história pessoal para a história da família, da comunidade, do país e do mundo.
Por isto a visita ao museu que fica próximo da nossa escola se mostrou interessante para que a turma tivesse contato com diferentes tipos de documentos históricos (escritos, visuais e materiais) que tratam de um aspecto importante em nossa comunidade: a religião. Além disso, os alunos descobriram que o Museu ocupa o prédio de uma antiga capela particular dentro da chácara da família Cursino - muitos alunos reconheceram o sobrenome que está presente em outros locais da cidade como na Escola João Cursino, onde familiares dos alunos estudam ou estudaram.
1. Fonte escrita: textos das missas em latim chamaram atenção
2. Fonte visual: imagens de objetos sacros em um móbile interativo
3. Fonte material: a antiga escada de madeira gerou curiosidade
Foi possível observar o interesse e o prazer dos alunos. E pelos relatos, a visita foi mais um momento de reflexão sobre a nossa identidade na cidade, como mostra a hashtag (palavra chave usada na internet) usada por alguns alunos ao postar fotos da atividade em uma rede social.
#tambémfaçopartedessahistoria foi hashtag usada por uma aluna no facebook |
* Agradecimentos à Professora Simone, pelo apoio na atividade e registro fotográfico. A corresponsabilidade foi fundamental!