Nas aulas de história da 8ª série, começamos a realizar os primeiros trabalhos da Atividade permanente "História Quantitativa".
A cada tema estudado pelas turmas da 8ª série vamos lançar um olhar matemático para a história. Usar pesquisa de dados e análise estatística de alguns eventos e momentos históricos para ampliar a compreensão. Trata-se de uma forma de estudar interdisciplinarmente, trazendo a matemática para as aulas de história.
Essa atividade tem como um de seus objetivos o apoio à recuperação das habilidades em que os alunos apresentaram defasagem na AAP - Avaliação de Aprendizagem em Processo 2015. O PAN (Plano de Ação de Nivelamento) indicou que "compreender situações-problema que envolvam cálculo de porcentagem em diversos contextos" é uma das habilidades que devem ser reforçadas pelos professores de todas as disciplinas nas turmas de 8ª série.
E como sabemos que o conhecimento da realidade não é algo compartimentado, os nossos alunos vão percebendo que as ferramentas matemáticas se aplicam aos estudos em qualquer área do conhecimento.
E também percebem que...
E também percebem que...
Professora Lucilene Fernandes